JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Marcelo Franco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira Sobrinho, Andressa Sanches, Bos, Andréia Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/318
Resumo: Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. O presente artigo tem como objetivo analisar como mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina de Formação de professores, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, avaliam um jogo didático construído no formato de mapa conceitual. Este estudo, descritivo e exploratório, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. No início dessa atividade pedagógica foram retomados os conceitos sobre a estrutura da matéria e esclarecido que a proposta foi planejada para ensinar Ciências a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa explicação dialogada, os 17 participantes se organizaram em quatro grupos para explorar o jogo didático e completar o mapa conceitual. Para finalizar a atividade e coletar dados, foi preenchido um questionário constituído por quatro perguntas abertas. Todos consideraram os conceitos abordados potencialmente significativos. A maioria avaliou que foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano. Foram diversas as maneiras que os mapas conceituais estão sendo ou serão utilizados nas aulas, seja para apresentar/introduzir um assunto, seja para sintetizar um aprofundamento teórico ou ainda como forma de avaliação.
id FAMA-0_341d4218443fcb4f9ec14fc399ba2cb0
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/318
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIASAprendizagem significativa. Estratégia de ensino. Ensino de Ciências.Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. O presente artigo tem como objetivo analisar como mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina de Formação de professores, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, avaliam um jogo didático construído no formato de mapa conceitual. Este estudo, descritivo e exploratório, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. No início dessa atividade pedagógica foram retomados os conceitos sobre a estrutura da matéria e esclarecido que a proposta foi planejada para ensinar Ciências a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa explicação dialogada, os 17 participantes se organizaram em quatro grupos para explorar o jogo didático e completar o mapa conceitual. Para finalizar a atividade e coletar dados, foi preenchido um questionário constituído por quatro perguntas abertas. Todos consideraram os conceitos abordados potencialmente significativos. A maioria avaliou que foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano. Foram diversas as maneiras que os mapas conceituais estão sendo ou serão utilizados nas aulas, seja para apresentar/introduzir um assunto, seja para sintetizar um aprofundamento teórico ou ainda como forma de avaliação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALeão, Marcelo FrancoTeixeira Sobrinho, Andressa SanchesBos, Andréia Solange2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31810.29031/pedf.v12i8.318Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 150-1662178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/318/269Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/318Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.564Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Leão, Marcelo Franco
Aprendizagem significativa. Estratégia de ensino. Ensino de Ciências.
title_short JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Leão, Marcelo Franco
author_facet Leão, Marcelo Franco
Teixeira Sobrinho, Andressa Sanches
Bos, Andréia Solange
author_role author
author2 Teixeira Sobrinho, Andressa Sanches
Bos, Andréia Solange
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Marcelo Franco
Teixeira Sobrinho, Andressa Sanches
Bos, Andréia Solange
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa. Estratégia de ensino. Ensino de Ciências.
topic Aprendizagem significativa. Estratégia de ensino. Ensino de Ciências.
dc.description.none.fl_txt_mv Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. O presente artigo tem como objetivo analisar como mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina de Formação de professores, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, avaliam um jogo didático construído no formato de mapa conceitual. Este estudo, descritivo e exploratório, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. No início dessa atividade pedagógica foram retomados os conceitos sobre a estrutura da matéria e esclarecido que a proposta foi planejada para ensinar Ciências a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa explicação dialogada, os 17 participantes se organizaram em quatro grupos para explorar o jogo didático e completar o mapa conceitual. Para finalizar a atividade e coletar dados, foi preenchido um questionário constituído por quatro perguntas abertas. Todos consideraram os conceitos abordados potencialmente significativos. A maioria avaliou que foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano. Foram diversas as maneiras que os mapas conceituais estão sendo ou serão utilizados nas aulas, seja para apresentar/introduzir um assunto, seja para sintetizar um aprofundamento teórico ou ainda como forma de avaliação.
description Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. O presente artigo tem como objetivo analisar como mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina de Formação de professores, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, avaliam um jogo didático construído no formato de mapa conceitual. Este estudo, descritivo e exploratório, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. No início dessa atividade pedagógica foram retomados os conceitos sobre a estrutura da matéria e esclarecido que a proposta foi planejada para ensinar Ciências a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa explicação dialogada, os 17 participantes se organizaram em quatro grupos para explorar o jogo didático e completar o mapa conceitual. Para finalizar a atividade e coletar dados, foi preenchido um questionário constituído por quatro perguntas abertas. Todos consideraram os conceitos abordados potencialmente significativos. A maioria avaliou que foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano. Foram diversas as maneiras que os mapas conceituais estão sendo ou serão utilizados nas aulas, seja para apresentar/introduzir um assunto, seja para sintetizar um aprofundamento teórico ou ainda como forma de avaliação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/318
10.29031/pedf.v12i8.318
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/318
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/318/269
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 150-166
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926024048640