JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/318 |
Resumo: | Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. O presente artigo tem como objetivo analisar como mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina de Formação de professores, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, avaliam um jogo didático construído no formato de mapa conceitual. Este estudo, descritivo e exploratório, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. No início dessa atividade pedagógica foram retomados os conceitos sobre a estrutura da matéria e esclarecido que a proposta foi planejada para ensinar Ciências a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa explicação dialogada, os 17 participantes se organizaram em quatro grupos para explorar o jogo didático e completar o mapa conceitual. Para finalizar a atividade e coletar dados, foi preenchido um questionário constituído por quatro perguntas abertas. Todos consideraram os conceitos abordados potencialmente significativos. A maioria avaliou que foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano. Foram diversas as maneiras que os mapas conceituais estão sendo ou serão utilizados nas aulas, seja para apresentar/introduzir um assunto, seja para sintetizar um aprofundamento teórico ou ainda como forma de avaliação. |
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JOGO DIDÁTICO NO FORMATO DE MAPA CONCEITUAL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUIR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIASAprendizagem significativa. Estratégia de ensino. Ensino de Ciências.Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. O presente artigo tem como objetivo analisar como mestrandos e doutorandos matriculados na disciplina de Formação de professores, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, avaliam um jogo didático construído no formato de mapa conceitual. Este estudo, descritivo e exploratório, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2017. No início dessa atividade pedagógica foram retomados os conceitos sobre a estrutura da matéria e esclarecido que a proposta foi planejada para ensinar Ciências a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa explicação dialogada, os 17 participantes se organizaram em quatro grupos para explorar o jogo didático e completar o mapa conceitual. Para finalizar a atividade e coletar dados, foi preenchido um questionário constituído por quatro perguntas abertas. Todos consideraram os conceitos abordados potencialmente significativos. A maioria avaliou que foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano. Foram diversas as maneiras que os mapas conceituais estão sendo ou serão utilizados nas aulas, seja para apresentar/introduzir um assunto, seja para sintetizar um aprofundamento teórico ou ainda como forma de avaliação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALeão, Marcelo FrancoTeixeira Sobrinho, Andressa SanchesBos, Andréia Solange2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31810.29031/pedf.v12i8.318Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 150-1662178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/318/269Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/318Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.564Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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