ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eskildsem, Karina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Turke, Nathália Hernandes, Andrade, Mariana Ap. Bologna Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar.
id FASF_1f67a4d32b5f5b1bdb60f596dae40d34
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/963
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAISNeste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar.FaSFEskildsem, KarinaTurke, Nathália HernandesAndrade, Mariana Ap. Bologna Soares de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/96310.22408/reva6020219631098-1107Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1098-11072526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963/742/*ref*/ARAGÃO, D. S.; NEZ, E. Jogos educativos como uso do computador na educação infantil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2010, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2010./*ref*/BATISTA, D. A.; DIAS, C. L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no Ensino Fundamental. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 9, 2012. Edição especial./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999./*ref*/HACK, J. R. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011./*ref*/KENDLER, V.; OLIVEIRA, L. C. V. Experiência de professores de uma instituição pública no uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na Educação a Distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2015./*ref*/MATIAS, V. R. S. Implicações das novas tecnologias na educação geográfica: Para quem? E para quê? Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 16, 2005./*ref*/MORAN, J. M. O que é educação a distância? Boletim de Educação a Distância. Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000./*ref*/NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009./*ref*/OLIVEIRA, F. M. F.; NETO, J. C. V.; BRITO, L. C. B.; FIGUEIREDO, L. V.; SALES, L. L. M. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no currículo de licenciatura em Química como ferramenta de interação aluno-professor. In: CONEDU, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, 2016./*ref*/PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância; significados e dimensões. In: PRETI, Oreste. (org.). Educação a Distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:35Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/963Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:35Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
title ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
spellingShingle ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
Eskildsem, Karina
title_short ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
title_full ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
title_fullStr ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
title_full_unstemmed ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
title_sort ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
author Eskildsem, Karina
author_facet Eskildsem, Karina
Turke, Nathália Hernandes
Andrade, Mariana Ap. Bologna Soares de
author_role author
author2 Turke, Nathália Hernandes
Andrade, Mariana Ap. Bologna Soares de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Eskildsem, Karina
Turke, Nathália Hernandes
Andrade, Mariana Ap. Bologna Soares de
description Neste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963
10.22408/reva6020219631098-1107
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963
identifier_str_mv 10.22408/reva6020219631098-1107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963/742
/*ref*/ARAGÃO, D. S.; NEZ, E. Jogos educativos como uso do computador na educação infantil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2010, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2010.
/*ref*/BATISTA, D. A.; DIAS, C. L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no Ensino Fundamental. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 9, 2012. Edição especial.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
/*ref*/HACK, J. R. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
/*ref*/KENDLER, V.; OLIVEIRA, L. C. V. Experiência de professores de uma instituição pública no uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na Educação a Distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2015.
/*ref*/MATIAS, V. R. S. Implicações das novas tecnologias na educação geográfica: Para quem? E para quê? Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 16, 2005.
/*ref*/MORAN, J. M. O que é educação a distância? Boletim de Educação a Distância. Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000.
/*ref*/NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
/*ref*/OLIVEIRA, F. M. F.; NETO, J. C. V.; BRITO, L. C. B.; FIGUEIREDO, L. V.; SALES, L. L. M. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no currículo de licenciatura em Química como ferramenta de interação aluno-professor. In: CONEDU, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, 2016.
/*ref*/PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância; significados e dimensões. In: PRETI, Oreste. (org.). Educação a Distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1098-1107
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321568668975104