ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar. |
id |
FASF_1f67a4d32b5f5b1bdb60f596dae40d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/963 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAISNeste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar.FaSFEskildsem, KarinaTurke, Nathália HernandesAndrade, Mariana Ap. Bologna Soares de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/96310.22408/reva6020219631098-1107Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1098-11072526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963/742/*ref*/ARAGÃO, D. S.; NEZ, E. Jogos educativos como uso do computador na educação infantil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2010, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2010./*ref*/BATISTA, D. A.; DIAS, C. L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no Ensino Fundamental. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 9, 2012. Edição especial./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999./*ref*/HACK, J. R. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011./*ref*/KENDLER, V.; OLIVEIRA, L. C. V. Experiência de professores de uma instituição pública no uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na Educação a Distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2015./*ref*/MATIAS, V. R. S. Implicações das novas tecnologias na educação geográfica: Para quem? E para quê? Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 16, 2005./*ref*/MORAN, J. M. O que é educação a distância? Boletim de Educação a Distância. Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000./*ref*/NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009./*ref*/OLIVEIRA, F. M. F.; NETO, J. C. V.; BRITO, L. C. B.; FIGUEIREDO, L. V.; SALES, L. L. M. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no currículo de licenciatura em Química como ferramenta de interação aluno-professor. In: CONEDU, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, 2016./*ref*/PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância; significados e dimensões. In: PRETI, Oreste. (org.). Educação a Distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:35Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/963Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:35Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS |
title |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS |
spellingShingle |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS Eskildsem, Karina |
title_short |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS |
title_full |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS |
title_fullStr |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS |
title_sort |
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS |
author |
Eskildsem, Karina |
author_facet |
Eskildsem, Karina Turke, Nathália Hernandes Andrade, Mariana Ap. Bologna Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Turke, Nathália Hernandes Andrade, Mariana Ap. Bologna Soares de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eskildsem, Karina Turke, Nathália Hernandes Andrade, Mariana Ap. Bologna Soares de |
description |
Neste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963 10.22408/reva6020219631098-1107 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219631098-1107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/963/742 /*ref*/ARAGÃO, D. S.; NEZ, E. Jogos educativos como uso do computador na educação infantil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2010, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2010. /*ref*/BATISTA, D. A.; DIAS, C. L. O processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no Ensino Fundamental. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 9, 2012. Edição especial. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. /*ref*/HACK, J. R. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. /*ref*/KENDLER, V.; OLIVEIRA, L. C. V. Experiência de professores de uma instituição pública no uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na Educação a Distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2015. /*ref*/MATIAS, V. R. S. Implicações das novas tecnologias na educação geográfica: Para quem? E para quê? Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 16, 2005. /*ref*/MORAN, J. M. O que é educação a distância? Boletim de Educação a Distância. Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2000. /*ref*/NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. /*ref*/OLIVEIRA, F. M. F.; NETO, J. C. V.; BRITO, L. C. B.; FIGUEIREDO, L. V.; SALES, L. L. M. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no currículo de licenciatura em Química como ferramenta de interação aluno-professor. In: CONEDU, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, 2016. /*ref*/PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância; significados e dimensões. In: PRETI, Oreste. (org.). Educação a Distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1098-1107 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321568668975104 |