Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marilda da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574
Resumo: Neste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada.
id FCC-1_c4fca153d07535a608c8996f7f458146
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/574
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficazFormação de ProfessoresTrabalho DocenteEnsino-AprendizagemSala de AulaDidáticaNeste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada.Fundação Carlos Chagas2002-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 195-205Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 195-2051980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574/573Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marilda da2023-10-30T15:56:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/574Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:56:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
title Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
spellingShingle Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
Silva, Marilda da
Formação de Professores
Trabalho Docente
Ensino-Aprendizagem
Sala de Aula
Didática
title_short Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
title_full Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
title_fullStr Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
title_full_unstemmed Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
title_sort Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
author Silva, Marilda da
author_facet Silva, Marilda da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marilda da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Trabalho Docente
Ensino-Aprendizagem
Sala de Aula
Didática
topic Formação de Professores
Trabalho Docente
Ensino-Aprendizagem
Sala de Aula
Didática
description Neste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574/573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205
Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 195-205
Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205
Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 195-205
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310047531008