Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574 |
Resumo: | Neste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada. |
id |
FCC-1_c4fca153d07535a608c8996f7f458146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/574 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficazFormação de ProfessoresTrabalho DocenteEnsino-AprendizagemSala de AulaDidáticaNeste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada.Fundação Carlos Chagas2002-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 195-205Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 195-2051980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574/573Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marilda da2023-10-30T15:56:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/574Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:56:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz |
title |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz |
spellingShingle |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz Silva, Marilda da Formação de Professores Trabalho Docente Ensino-Aprendizagem Sala de Aula Didática |
title_short |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz |
title_full |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz |
title_fullStr |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz |
title_full_unstemmed |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz |
title_sort |
Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz |
author |
Silva, Marilda da |
author_facet |
Silva, Marilda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marilda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Trabalho Docente Ensino-Aprendizagem Sala de Aula Didática |
topic |
Formação de Professores Trabalho Docente Ensino-Aprendizagem Sala de Aula Didática |
description |
Neste artigo busca-se mostrar a construção de uma categoria explicativa do trabalho docente denominada “explicação do conteúdo”, a partir de representações de alunos da Habilitação Magistério sobre as práticas pedagógicas de seus professores, cuja formulação assumiu a função de “elemento estruturante básico do trabalho docente eficaz”. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação em sala de aula e entrevista semi-estruturada. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/574/573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205 Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 195-205 Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 195-205 Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 195-205 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431065493929984 |