Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Heraldo Marelim
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135
Resumo: O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.
id FCC-2_a66d310c4d27f03e257bd99d44e58abc
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2135
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.AvaliaçãoAvaliação EducacionalAvaliação De ProgramasAvaliação De ProjetosModelosO problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213510.18222/eae163220052135Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 43-561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135/2092Vianna, Heraldo Mareliminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2135Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
title Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
spellingShingle Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
Vianna, Heraldo Marelim
Avaliação
Avaliação Educacional
Avaliação De Programas
Avaliação De Projetos
Modelos
title_short Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
title_full Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
title_fullStr Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
title_full_unstemmed Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
title_sort Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
author Vianna, Heraldo Marelim
author_facet Vianna, Heraldo Marelim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Heraldo Marelim
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação Educacional
Avaliação De Programas
Avaliação De Projetos
Modelos
topic Avaliação
Avaliação Educacional
Avaliação De Programas
Avaliação De Projetos
Modelos
description O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135
10.18222/eae163220052135
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135
identifier_str_mv 10.18222/eae163220052135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135/2092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 43-56
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56
Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 43-56
Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 43-56
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420618158080