Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135 |
Resumo: | O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação. |
id |
FCC-2_a66d310c4d27f03e257bd99d44e58abc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2135 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.AvaliaçãoAvaliação EducacionalAvaliação De ProgramasAvaliação De ProjetosModelosO problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213510.18222/eae163220052135Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 43-56Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 43-561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135/2092Vianna, Heraldo Mareliminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2135Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. |
title |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. |
spellingShingle |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. Vianna, Heraldo Marelim Avaliação Avaliação Educacional Avaliação De Programas Avaliação De Projetos Modelos |
title_short |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. |
title_full |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. |
title_fullStr |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. |
title_full_unstemmed |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. |
title_sort |
Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. |
author |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_facet |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Heraldo Marelim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Avaliação Educacional Avaliação De Programas Avaliação De Projetos Modelos |
topic |
Avaliação Avaliação Educacional Avaliação De Programas Avaliação De Projetos Modelos |
description |
O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135 10.18222/eae163220052135 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae163220052135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2135/2092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 43-56 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 43-56 Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 43-56 Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 43-56 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420618158080 |