A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cláudia Buhamra
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/4602
Resumo: O estudo, fundamentado na teoria do Comportamento do Consumidor e nos Princípios do Marketing Direto, procura identificar as atitudes e as reações dos consumidores em relação às propagandas em forma de programas de televisão. Por seu caráter não invasivo, essas propagandas, por nós denominadas de shopping na TV, despertam a atenção voluntária da audiência e são, elas mesmas, um programa a ser assistido. Através de uma pesquisa exploratória, com 15 entrevistas em profundidade, buscamos identificar as atitudes e os comportamentos das pessoas em relação a esse novo estilo de propaganda. Com a demonstração dos produtos, o testemunho de usuários e a disponibilidade de um número de telefone para solicitação imediata das ofertas, essas propagandas têm se mostrado, segundo os entrevistados, mais eficientes no estímulo à ação de compra do que as propagandas tradicionais, mais eficazes para campanhas institucionais. As entrevistas apontaram também que, além do interesse pela compra dos produtos, essas propagandas servem hoje como um ‘catálogo eletrônico’, sendo utilizadas para comparação de preços e produtos, para conhecer novidades e até como fonte de divertimento. Os resultados da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo possibilitaram o levantamento de algumas hipóteses que servirão de apoio a estudos futuros e poderão nortear empresas que desejarem uma melhor definição do seu investimento em propaganda. Sendo uma propaganda massificada, com características de marketing direto, o shopping na TV, mais do que um estilo de comunicação, representa um novo conceito de venda e distribuição de produtos, permitindo a personalização em massa da relação da empresa como seu mercado.
id FGV_8296e7538f91945d7f25188bb1e33574
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/4602
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Abreu, Cláudia BuhamraEscolasCobra, MarcosUrdan, André TorresLima Júnior, José Humberto VianaGrisi, Celso Cláudio de Hildebrand eParente, Juracy Gomes2010-04-20T20:08:30Z2010-04-20T20:08:30Z1999-12-13ABREU, Claudia Buhamra. A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999.https://hdl.handle.net/10438/4602O estudo, fundamentado na teoria do Comportamento do Consumidor e nos Princípios do Marketing Direto, procura identificar as atitudes e as reações dos consumidores em relação às propagandas em forma de programas de televisão. Por seu caráter não invasivo, essas propagandas, por nós denominadas de shopping na TV, despertam a atenção voluntária da audiência e são, elas mesmas, um programa a ser assistido. Através de uma pesquisa exploratória, com 15 entrevistas em profundidade, buscamos identificar as atitudes e os comportamentos das pessoas em relação a esse novo estilo de propaganda. Com a demonstração dos produtos, o testemunho de usuários e a disponibilidade de um número de telefone para solicitação imediata das ofertas, essas propagandas têm se mostrado, segundo os entrevistados, mais eficientes no estímulo à ação de compra do que as propagandas tradicionais, mais eficazes para campanhas institucionais. As entrevistas apontaram também que, além do interesse pela compra dos produtos, essas propagandas servem hoje como um ‘catálogo eletrônico’, sendo utilizadas para comparação de preços e produtos, para conhecer novidades e até como fonte de divertimento. Os resultados da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo possibilitaram o levantamento de algumas hipóteses que servirão de apoio a estudos futuros e poderão nortear empresas que desejarem uma melhor definição do seu investimento em propaganda. Sendo uma propaganda massificada, com características de marketing direto, o shopping na TV, mais do que um estilo de comunicação, representa um novo conceito de venda e distribuição de produtos, permitindo a personalização em massa da relação da empresa como seu mercado.porComunicaçãoPropagandaShopping na TVMarketing diretoConsumidorAdministração de empresasTelevisão - ProgramasAnúncios em televisãoMarketing diretoVendas - PromoçãoMerchandisingA propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1200000025.pdf1200000025.pdfapplication/pdf22945017https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cdec4941-6d78-4d68-bbf9-b405dc11c3d0/downloadedf397eb080ed3e2826386db71d1c954MD51TEXT1200000025.pdf.txt1200000025.pdf.txtExtracted Texttext/plain248387https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4092d120-aa69-4298-8513-e02479dafc09/download5c1b3129f191b7e48a7dd8479a511978MD52THUMBNAIL1200000025.pdf.jpg1200000025.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2226https://repositorio.fgv.br/bitstreams/23c1eff0-4272-4c0b-995d-fcebcd48a59f/download414343c5340d4662e2c26dc6d154ecddMD5310438/46022024-10-08 13:53:31.668open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4602https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-10-08T13:53:31Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
title A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
spellingShingle A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
Abreu, Cláudia Buhamra
Comunicação
Propaganda
Shopping na TV
Marketing direto
Consumidor
Administração de empresas
Televisão - Programas
Anúncios em televisão
Marketing direto
Vendas - Promoção
Merchandising
title_short A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
title_full A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
title_fullStr A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
title_full_unstemmed A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
title_sort A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor
author Abreu, Cláudia Buhamra
author_facet Abreu, Cláudia Buhamra
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Cobra, Marcos
Urdan, André Torres
Lima Júnior, José Humberto Viana
Grisi, Celso Cláudio de Hildebrand e
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cláudia Buhamra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Parente, Juracy Gomes
contributor_str_mv Parente, Juracy Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Propaganda
Shopping na TV
Marketing direto
Consumidor
topic Comunicação
Propaganda
Shopping na TV
Marketing direto
Consumidor
Administração de empresas
Televisão - Programas
Anúncios em televisão
Marketing direto
Vendas - Promoção
Merchandising
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Televisão - Programas
Anúncios em televisão
Marketing direto
Vendas - Promoção
Merchandising
description O estudo, fundamentado na teoria do Comportamento do Consumidor e nos Princípios do Marketing Direto, procura identificar as atitudes e as reações dos consumidores em relação às propagandas em forma de programas de televisão. Por seu caráter não invasivo, essas propagandas, por nós denominadas de shopping na TV, despertam a atenção voluntária da audiência e são, elas mesmas, um programa a ser assistido. Através de uma pesquisa exploratória, com 15 entrevistas em profundidade, buscamos identificar as atitudes e os comportamentos das pessoas em relação a esse novo estilo de propaganda. Com a demonstração dos produtos, o testemunho de usuários e a disponibilidade de um número de telefone para solicitação imediata das ofertas, essas propagandas têm se mostrado, segundo os entrevistados, mais eficientes no estímulo à ação de compra do que as propagandas tradicionais, mais eficazes para campanhas institucionais. As entrevistas apontaram também que, além do interesse pela compra dos produtos, essas propagandas servem hoje como um ‘catálogo eletrônico’, sendo utilizadas para comparação de preços e produtos, para conhecer novidades e até como fonte de divertimento. Os resultados da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo possibilitaram o levantamento de algumas hipóteses que servirão de apoio a estudos futuros e poderão nortear empresas que desejarem uma melhor definição do seu investimento em propaganda. Sendo uma propaganda massificada, com características de marketing direto, o shopping na TV, mais do que um estilo de comunicação, representa um novo conceito de venda e distribuição de produtos, permitindo a personalização em massa da relação da empresa como seu mercado.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:08:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABREU, Claudia Buhamra. A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/4602
identifier_str_mv ABREU, Claudia Buhamra. A propaganda como programa de televisão: uma análise do impacto sobre o comportamento do consumidor. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1999.
url https://hdl.handle.net/10438/4602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cdec4941-6d78-4d68-bbf9-b405dc11c3d0/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4092d120-aa69-4298-8513-e02479dafc09/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/23c1eff0-4272-4c0b-995d-fcebcd48a59f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv edf397eb080ed3e2826386db71d1c954
5c1b3129f191b7e48a7dd8479a511978
414343c5340d4662e2c26dc6d154ecdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797620216233984