Avaliação da implantação de modelo de capacitação em Ciência Aberta baseado em competências: projeto piloto para Pós-Graduação na Fiocruz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | Arca Dados (Fiocruz) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.35078/6DHOAR |
Resumo: | O movimento, de alcance internacional, em favor da ciência aberta nasceu da convicção e argumentação consistente de uma gama de atores sociais de que os modos atuais de produção e divulgação científica se constituem em verdadeiras barreiras à livre circulação e avanço do conhecimento científico, da informação e da cultura. A ideia central é que o endurecimento dos dispositivos e do sistema de propriedade intelectual evidenciado nos últimos 40 anos vem comprometendo, de forma significativa, o impacto que esses achados poderiam ter na vida das pessoas. Coincidentemente, esse movimento emerge ao tempo em que o avanço tecnológico se constituiu em oportunidade para o desenvolvimento de plataformas digitais capazes de dar suporte a abertura e propagação do conhecimento de forma célere e com razoável grau de confiabilidade. A ciência aberta é um campo em expansão e possui muitos adeptos na área das ciências da saúde e de outros campos científicos que impactam a saúde. Cabe destacar, no entanto, que sua adoção e implementação, em especial no que tange a abertura, compartilhamento e gestão de dados científicos, exige a concepção e emprego de métodos, ferramentas e abordagens educacionais baseadas no desenvolvimento de competências capazes de promover uma aprendizagem crítica e problematizadora. A proposta aqui apresentada centra-se na concepção, aplicação e avaliação de modelo de capacitação por competências que possa ser aperfeiçoado, com base nessa experiência, para aplicação nos demais programas de pós-graduação da Fiocruz. O mestrado em políticas públicas de saúde (MPPS) da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília servirá de experiência piloto. O trabalho será realizado por equipe multidisciplinar e intersetorial, composta por pesquisadores que atuam em várias unidades da Fiocruz e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, e que integram o Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz, vinculado a Vice-presidência de Educação e Comunicação. Abrange análise documental de cursos internacionais preexistentes (FOSTER, entre outros), levantamento do perfil de produção técnico-científica dos discentes das quatro edições anteriores do MPPS, desenho e modelagem da capacitação e avaliação ex-anti e ex-post realizada por especialistas em avaliação em saúde que compõem a equipe de pesquisa. O curso/disciplina será desenvolvido de forma modular, na modalidade hibrida, com atividades presenciais e à distância [pt] The movement, of international reach, in favor of open science was born from the conviction and consistent argumentation of a range of social actors that current modes of scientific production and dissemination constitute true barriers to the free circulation and advancement of scientific knowledge, information and culture. The central idea is that the tightening of devices and the intellectual property system evidenced in the last 40 years has significantly compromised the impact that these findings could have on people's lives. Coincidentally, this movement emerges at a time when technological advances constituted an opportunity for the development of digital platforms capable of supporting the opening and propagation of knowledge quickly and with a reasonable degree of reliability. Open science is an expanding field and has many adherents in the area of health sciences and other scientific fields that impact health. It is worth highlighting, however, that its adoption and implementation, especially with regard to the opening, sharing and management of scientific data, requires the design and use of educational methods, tools and approaches based on the development of skills capable of promoting critical learning and problematizing. The proposal presented here focuses on the design, application and evaluation of a competency-based training model that can be improved, based on this experience, for application in other Fiocruz postgraduate programs. The master's degree in public health policies (MPPS) at the Fiocruz School of Government of Fiocruz Brasília will serve as a pilot experience. The work will be carried out by a multidisciplinary and intersectoral team, made up of researchers who work in various units of Fiocruz and the Department of Science and Technology of the Ministry of Health, and who are part of the Fiocruz Open Science Working Group, linked to the Vice Presidency of Education and Communication. It covers documentary analysis of pre-existing international courses (FOSTER, among others), survey of the technical-scientific production profile of students from the four previous editions of the MPPS, design and modeling of training and ex-anti and ex-post evaluation carried out by evaluation specialists health professionals who make up the research team. The course/discipline will be developed in a modular way, in hybrid mode, with face-to-face and distance learning activities [en] El movimiento, de alcance internacional, a favor de la ciencia abierta nació de la convicción y argumentación consistente de un conjunto de actores sociales de que los modos actuales de producción y difusión científica constituyen verdaderas barreras a la libre circulación y avance del conocimiento, la información y la cultura científica. . La idea central es que el endurecimiento de los dispositivos y del sistema de propiedad intelectual evidenciado en los últimos 40 años ha comprometido significativamente el impacto que estos hallazgos podrían tener en la vida de las personas. Casualmente, este movimiento surge en un momento en que los avances tecnológicos constituyeron una oportunidad para el desarrollo de plataformas digitales capaces de soportar la apertura y propagación del conocimiento de manera rápida y con un grado razonable de confiabilidad. La ciencia abierta es un campo en expansión y tiene muchos adeptos en el área de las ciencias de la salud y otros campos científicos que impactan la salud. Cabe destacar, sin embargo, que su adopción e implementación, especialmente en lo que respecta a la apertura, intercambio y gestión de datos científicos, requiere el diseño y uso de métodos, herramientas y enfoques educativos basados en el desarrollo de habilidades capaces de promover el aprendizaje crítico. y problematizar. La propuesta aquí presentada se centra en el diseño, aplicación y evaluación de un modelo de formación basado en competencias que pueda mejorarse, a partir de esta experiencia, para su aplicación en otros programas de posgrado de Fiocruz. La maestría en políticas públicas de salud (MPPS) de la Escuela de Gobierno de Fiocruz Brasilia servirá como experiencia piloto. El trabajo será realizado por un equipo multidisciplinario e intersectorial, compuesto por investigadores que actúan en diversas unidades de Fiocruz y del Departamento de Ciencia y Tecnología del Ministerio de Salud, y que forman parte del Grupo de Trabajo de Ciencia Abierta de Fiocruz, vinculado a la Vicepresidencia de Educación y Comunicación. Abarca análisis documental de cursos internacionales preexistentes (FOSTER, entre otros), relevamiento del perfil de producción técnico-científica de los estudiantes de las cuatro ediciones anteriores del MPPS, diseño y modelación de capacitaciones y evaluación ex-anti y ex-post. realizado por profesionales de la salud especialistas en evaluación que integran el equipo de investigación. El curso/disciplina se desarrollará de forma modular, en modalidad híbrida, con actividades presenciales y a distancia [es] |
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https://doi.org/10.35078/6DHOARElias, Flavia Tavares SilvaRosa, Weverton Vieira da SilvaAkasha, Samyra Schernikau SoaresMotta, Marcia LuzPinto, Alexandro RodriguesAvaliação da implantação de modelo de capacitação em Ciência Aberta baseado em competências: projeto piloto para Pós-Graduação na FiocruzEvaluation of the implementation of a competency-based training model in Open Science: pilot project for Postgraduate Studies at FiocruzArca DadosO movimento, de alcance internacional, em favor da ciência aberta nasceu da convicção e argumentação consistente de uma gama de atores sociais de que os modos atuais de produção e divulgação científica se constituem em verdadeiras barreiras à livre circulação e avanço do conhecimento científico, da informação e da cultura. A ideia central é que o endurecimento dos dispositivos e do sistema de propriedade intelectual evidenciado nos últimos 40 anos vem comprometendo, de forma significativa, o impacto que esses achados poderiam ter na vida das pessoas. Coincidentemente, esse movimento emerge ao tempo em que o avanço tecnológico se constituiu em oportunidade para o desenvolvimento de plataformas digitais capazes de dar suporte a abertura e propagação do conhecimento de forma célere e com razoável grau de confiabilidade. A ciência aberta é um campo em expansão e possui muitos adeptos na área das ciências da saúde e de outros campos científicos que impactam a saúde. Cabe destacar, no entanto, que sua adoção e implementação, em especial no que tange a abertura, compartilhamento e gestão de dados científicos, exige a concepção e emprego de métodos, ferramentas e abordagens educacionais baseadas no desenvolvimento de competências capazes de promover uma aprendizagem crítica e problematizadora. A proposta aqui apresentada centra-se na concepção, aplicação e avaliação de modelo de capacitação por competências que possa ser aperfeiçoado, com base nessa experiência, para aplicação nos demais programas de pós-graduação da Fiocruz. O mestrado em políticas públicas de saúde (MPPS) da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília servirá de experiência piloto. O trabalho será realizado por equipe multidisciplinar e intersetorial, composta por pesquisadores que atuam em várias unidades da Fiocruz e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, e que integram o Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz, vinculado a Vice-presidência de Educação e Comunicação. Abrange análise documental de cursos internacionais preexistentes (FOSTER, entre outros), levantamento do perfil de produção técnico-científica dos discentes das quatro edições anteriores do MPPS, desenho e modelagem da capacitação e avaliação ex-anti e ex-post realizada por especialistas em avaliação em saúde que compõem a equipe de pesquisa. O curso/disciplina será desenvolvido de forma modular, na modalidade hibrida, com atividades presenciais e à distância [pt] The movement, of international reach, in favor of open science was born from the conviction and consistent argumentation of a range of social actors that current modes of scientific production and dissemination constitute true barriers to the free circulation and advancement of scientific knowledge, information and culture. The central idea is that the tightening of devices and the intellectual property system evidenced in the last 40 years has significantly compromised the impact that these findings could have on people's lives. Coincidentally, this movement emerges at a time when technological advances constituted an opportunity for the development of digital platforms capable of supporting the opening and propagation of knowledge quickly and with a reasonable degree of reliability. Open science is an expanding field and has many adherents in the area of health sciences and other scientific fields that impact health. It is worth highlighting, however, that its adoption and implementation, especially with regard to the opening, sharing and management of scientific data, requires the design and use of educational methods, tools and approaches based on the development of skills capable of promoting critical learning and problematizing. The proposal presented here focuses on the design, application and evaluation of a competency-based training model that can be improved, based on this experience, for application in other Fiocruz postgraduate programs. The master's degree in public health policies (MPPS) at the Fiocruz School of Government of Fiocruz Brasília will serve as a pilot experience. The work will be carried out by a multidisciplinary and intersectoral team, made up of researchers who work in various units of Fiocruz and the Department of Science and Technology of the Ministry of Health, and who are part of the Fiocruz Open Science Working Group, linked to the Vice Presidency of Education and Communication. It covers documentary analysis of pre-existing international courses (FOSTER, among others), survey of the technical-scientific production profile of students from the four previous editions of the MPPS, design and modeling of training and ex-anti and ex-post evaluation carried out by evaluation specialists health professionals who make up the research team. The course/discipline will be developed in a modular way, in hybrid mode, with face-to-face and distance learning activities [en] El movimiento, de alcance internacional, a favor de la ciencia abierta nació de la convicción y argumentación consistente de un conjunto de actores sociales de que los modos actuales de producción y difusión científica constituyen verdaderas barreras a la libre circulación y avance del conocimiento, la información y la cultura científica. . La idea central es que el endurecimiento de los dispositivos y del sistema de propiedad intelectual evidenciado en los últimos 40 años ha comprometido significativamente el impacto que estos hallazgos podrían tener en la vida de las personas. Casualmente, este movimiento surge en un momento en que los avances tecnológicos constituyeron una oportunidad para el desarrollo de plataformas digitales capaces de soportar la apertura y propagación del conocimiento de manera rápida y con un grado razonable de confiabilidad. La ciencia abierta es un campo en expansión y tiene muchos adeptos en el área de las ciencias de la salud y otros campos científicos que impactan la salud. Cabe destacar, sin embargo, que su adopción e implementación, especialmente en lo que respecta a la apertura, intercambio y gestión de datos científicos, requiere el diseño y uso de métodos, herramientas y enfoques educativos basados en el desarrollo de habilidades capaces de promover el aprendizaje crítico. y problematizar. La propuesta aquí presentada se centra en el diseño, aplicación y evaluación de un modelo de formación basado en competencias que pueda mejorarse, a partir de esta experiencia, para su aplicación en otros programas de posgrado de Fiocruz. La maestría en políticas públicas de salud (MPPS) de la Escuela de Gobierno de Fiocruz Brasilia servirá como experiencia piloto. El trabajo será realizado por un equipo multidisciplinario e intersectorial, compuesto por investigadores que actúan en diversas unidades de Fiocruz y del Departamento de Ciencia y Tecnología del Ministerio de Salud, y que forman parte del Grupo de Trabajo de Ciencia Abierta de Fiocruz, vinculado a la Vicepresidencia de Educación y Comunicación. Abarca análisis documental de cursos internacionales preexistentes (FOSTER, entre otros), relevamiento del perfil de producción técnico-científica de los estudiantes de las cuatro ediciones anteriores del MPPS, diseño y modelación de capacitaciones y evaluación ex-anti y ex-post. realizado por profesionales de la salud especialistas en evaluación que integran el equipo de investigación. 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Avaliação da implantação de modelo de capacitação em Ciência Aberta baseado em competências: projeto piloto para Pós-Graduação na Fiocruz Elias, Flavia Tavares Silva Medicine, Health and Life Sciences Social Sciences Ciência Aberta Open science Ciencia Abierta Avaliação formativa Evaluación formativa Desenvolvimento de competências Competency development Desarollo de competencias Estratégias de avaliação Evaluation strategies Estratégias de evaluación Programa de Educação a Distância Distance education program Programa de educación a distancia Escola de Saúde Pública School of public health Escuela de salud pública Administração Pública Administracion publica Escola de Governo Government school Escuela de gobierno |
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O movimento, de alcance internacional, em favor da ciência aberta nasceu da convicção e argumentação consistente de uma gama de atores sociais de que os modos atuais de produção e divulgação científica se constituem em verdadeiras barreiras à livre circulação e avanço do conhecimento científico, da informação e da cultura. A ideia central é que o endurecimento dos dispositivos e do sistema de propriedade intelectual evidenciado nos últimos 40 anos vem comprometendo, de forma significativa, o impacto que esses achados poderiam ter na vida das pessoas. Coincidentemente, esse movimento emerge ao tempo em que o avanço tecnológico se constituiu em oportunidade para o desenvolvimento de plataformas digitais capazes de dar suporte a abertura e propagação do conhecimento de forma célere e com razoável grau de confiabilidade. A ciência aberta é um campo em expansão e possui muitos adeptos na área das ciências da saúde e de outros campos científicos que impactam a saúde. Cabe destacar, no entanto, que sua adoção e implementação, em especial no que tange a abertura, compartilhamento e gestão de dados científicos, exige a concepção e emprego de métodos, ferramentas e abordagens educacionais baseadas no desenvolvimento de competências capazes de promover uma aprendizagem crítica e problematizadora. A proposta aqui apresentada centra-se na concepção, aplicação e avaliação de modelo de capacitação por competências que possa ser aperfeiçoado, com base nessa experiência, para aplicação nos demais programas de pós-graduação da Fiocruz. O mestrado em políticas públicas de saúde (MPPS) da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília servirá de experiência piloto. O trabalho será realizado por equipe multidisciplinar e intersetorial, composta por pesquisadores que atuam em várias unidades da Fiocruz e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, e que integram o Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz, vinculado a Vice-presidência de Educação e Comunicação. Abrange análise documental de cursos internacionais preexistentes (FOSTER, entre outros), levantamento do perfil de produção técnico-científica dos discentes das quatro edições anteriores do MPPS, desenho e modelagem da capacitação e avaliação ex-anti e ex-post realizada por especialistas em avaliação em saúde que compõem a equipe de pesquisa. O curso/disciplina será desenvolvido de forma modular, na modalidade hibrida, com atividades presenciais e à distância [pt] The movement, of international reach, in favor of open science was born from the conviction and consistent argumentation of a range of social actors that current modes of scientific production and dissemination constitute true barriers to the free circulation and advancement of scientific knowledge, information and culture. The central idea is that the tightening of devices and the intellectual property system evidenced in the last 40 years has significantly compromised the impact that these findings could have on people's lives. Coincidentally, this movement emerges at a time when technological advances constituted an opportunity for the development of digital platforms capable of supporting the opening and propagation of knowledge quickly and with a reasonable degree of reliability. Open science is an expanding field and has many adherents in the area of health sciences and other scientific fields that impact health. It is worth highlighting, however, that its adoption and implementation, especially with regard to the opening, sharing and management of scientific data, requires the design and use of educational methods, tools and approaches based on the development of skills capable of promoting critical learning and problematizing. The proposal presented here focuses on the design, application and evaluation of a competency-based training model that can be improved, based on this experience, for application in other Fiocruz postgraduate programs. The master's degree in public health policies (MPPS) at the Fiocruz School of Government of Fiocruz Brasília will serve as a pilot experience. The work will be carried out by a multidisciplinary and intersectoral team, made up of researchers who work in various units of Fiocruz and the Department of Science and Technology of the Ministry of Health, and who are part of the Fiocruz Open Science Working Group, linked to the Vice Presidency of Education and Communication. It covers documentary analysis of pre-existing international courses (FOSTER, among others), survey of the technical-scientific production profile of students from the four previous editions of the MPPS, design and modeling of training and ex-anti and ex-post evaluation carried out by evaluation specialists health professionals who make up the research team. The course/discipline will be developed in a modular way, in hybrid mode, with face-to-face and distance learning activities [en] El movimiento, de alcance internacional, a favor de la ciencia abierta nació de la convicción y argumentación consistente de un conjunto de actores sociales de que los modos actuales de producción y difusión científica constituyen verdaderas barreras a la libre circulación y avance del conocimiento, la información y la cultura científica. . La idea central es que el endurecimiento de los dispositivos y del sistema de propiedad intelectual evidenciado en los últimos 40 años ha comprometido significativamente el impacto que estos hallazgos podrían tener en la vida de las personas. Casualmente, este movimiento surge en un momento en que los avances tecnológicos constituyeron una oportunidad para el desarrollo de plataformas digitales capaces de soportar la apertura y propagación del conocimiento de manera rápida y con un grado razonable de confiabilidad. La ciencia abierta es un campo en expansión y tiene muchos adeptos en el área de las ciencias de la salud y otros campos científicos que impactan la salud. Cabe destacar, sin embargo, que su adopción e implementación, especialmente en lo que respecta a la apertura, intercambio y gestión de datos científicos, requiere el diseño y uso de métodos, herramientas y enfoques educativos basados en el desarrollo de habilidades capaces de promover el aprendizaje crítico. y problematizar. La propuesta aquí presentada se centra en el diseño, aplicación y evaluación de un modelo de formación basado en competencias que pueda mejorarse, a partir de esta experiencia, para su aplicación en otros programas de posgrado de Fiocruz. La maestría en políticas públicas de salud (MPPS) de la Escuela de Gobierno de Fiocruz Brasilia servirá como experiencia piloto. El trabajo será realizado por un equipo multidisciplinario e intersectorial, compuesto por investigadores que actúan en diversas unidades de Fiocruz y del Departamento de Ciencia y Tecnología del Ministerio de Salud, y que forman parte del Grupo de Trabajo de Ciencia Abierta de Fiocruz, vinculado a la Vicepresidencia de Educación y Comunicación. Abarca análisis documental de cursos internacionales preexistentes (FOSTER, entre otros), relevamiento del perfil de producción técnico-científica de los estudiantes de las cuatro ediciones anteriores del MPPS, diseño y modelación de capacitaciones y evaluación ex-anti y ex-post. realizado por profesionales de la salud especialistas en evaluación que integran el equipo de investigación. El curso/disciplina se desarrollará de forma modular, en modalidad híbrida, con actividades presenciales y a distancia [es] |
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