Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente do professor de Ciências Naturais vinculado à rede municipal de ensino de Teresina-PI. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas de Teresina-PI e que participaram das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Prática Docente. Ensino de Ciências Naturais. ABSTRACT The aim of this study was to analyze the interrelationships between continuing education and the teaching practice of the teacher of Natural Sciences linked to the municipal teaching network of Teresina-PI. The interlocutors and the context of the study involve ten teachers of Natural Sciences who work in the final years of elementary school in five public schools in Teresina-PI and who participated in the Continuing Education activities offered by the Odilon Nunes Training Center. The research data were collected from semi-structured interviews, aiming to obtain information about the continuing education in analysis and its interrelationships with teaching practice in the scope of Natural Sciences. Data analysis consisted of describing and interpreting the content of the interviews through content analysis. The results obtained, in general, show that the continuing education activities provide Science teachers with knowledge about theories and teaching strategies, facilitate discussions and exchange of experiences through collaborative work and lead teachers to critical reflection, enabling the analysis and reorientation of teaching practice in a constant movement of action-reflection-action. Keywords: Continuing Teacher Education. Teaching Practice. Teaching of Natural Sciences. |
id |
FSA-3_0219f733f8be4676b84cf04c92c597c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2291 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching PracticeFormação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais.O objetivo do presente estudo foi analisar as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente do professor de Ciências Naturais vinculado à rede municipal de ensino de Teresina-PI. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas de Teresina-PI e que participaram das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Prática Docente. Ensino de Ciências Naturais. ABSTRACT The aim of this study was to analyze the interrelationships between continuing education and the teaching practice of the teacher of Natural Sciences linked to the municipal teaching network of Teresina-PI. The interlocutors and the context of the study involve ten teachers of Natural Sciences who work in the final years of elementary school in five public schools in Teresina-PI and who participated in the Continuing Education activities offered by the Odilon Nunes Training Center. The research data were collected from semi-structured interviews, aiming to obtain information about the continuing education in analysis and its interrelationships with teaching practice in the scope of Natural Sciences. Data analysis consisted of describing and interpreting the content of the interviews through content analysis. The results obtained, in general, show that the continuing education activities provide Science teachers with knowledge about theories and teaching strategies, facilitate discussions and exchange of experiences through collaborative work and lead teachers to critical reflection, enabling the analysis and reorientation of teaching practice in a constant movement of action-reflection-action. Keywords: Continuing Teacher Education. Teaching Practice. Teaching of Natural Sciences. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Veloso, Caio; Instituto Federal do MaranhãoMendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/229110.12819/2021.18.5.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-109Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-1092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492801http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492802http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492803http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1641http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1642http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1643Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T20:31:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2291Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-05-26T20:31:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice |
title |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice |
spellingShingle |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão Formação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais. |
title_short |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice |
title_full |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice |
title_fullStr |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice |
title_full_unstemmed |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice |
title_sort |
Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice |
author |
Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão |
author_facet |
Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais. |
topic |
Formação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais. |
description |
O objetivo do presente estudo foi analisar as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente do professor de Ciências Naturais vinculado à rede municipal de ensino de Teresina-PI. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas de Teresina-PI e que participaram das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Prática Docente. Ensino de Ciências Naturais. ABSTRACT The aim of this study was to analyze the interrelationships between continuing education and the teaching practice of the teacher of Natural Sciences linked to the municipal teaching network of Teresina-PI. The interlocutors and the context of the study involve ten teachers of Natural Sciences who work in the final years of elementary school in five public schools in Teresina-PI and who participated in the Continuing Education activities offered by the Odilon Nunes Training Center. The research data were collected from semi-structured interviews, aiming to obtain information about the continuing education in analysis and its interrelationships with teaching practice in the scope of Natural Sciences. Data analysis consisted of describing and interpreting the content of the interviews through content analysis. The results obtained, in general, show that the continuing education activities provide Science teachers with knowledge about theories and teaching strategies, facilitate discussions and exchange of experiences through collaborative work and lead teachers to critical reflection, enabling the analysis and reorientation of teaching practice in a constant movement of action-reflection-action. Keywords: Continuing Teacher Education. Teaching Practice. Teaching of Natural Sciences. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291 10.12819/2021.18.5.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.5.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492801 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492802 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492803 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1641 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1642 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-109 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-109 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944904874819584 |