Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente do professor de Ciências Naturais vinculado à rede municipal de ensino de Teresina-PI. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas de Teresina-PI e que participaram das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Prática Docente. Ensino de Ciências Naturais. ABSTRACT The aim of this study was to analyze the interrelationships between continuing education and the teaching practice of the teacher of Natural Sciences linked to the municipal teaching network of Teresina-PI. The interlocutors and the context of the study involve ten teachers of Natural Sciences who work in the final years of elementary school in five public schools in Teresina-PI and who participated in the Continuing Education activities offered by the Odilon Nunes Training Center. The research data were collected from semi-structured interviews, aiming to obtain information about the continuing education in analysis and its interrelationships with teaching practice in the scope of Natural Sciences. Data analysis consisted of describing and interpreting the content of the interviews through content analysis. The results obtained, in general, show that the continuing education activities provide Science teachers with knowledge about theories and teaching strategies, facilitate discussions and exchange of experiences through collaborative work and lead teachers to critical reflection, enabling the analysis and reorientation of teaching practice in a constant movement of action-reflection-action. Keywords: Continuing Teacher Education. Teaching Practice. Teaching of Natural Sciences. 
id FSA-3_0219f733f8be4676b84cf04c92c597c9
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2291
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching PracticeFormação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais.O objetivo do presente estudo foi analisar as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente do professor de Ciências Naturais vinculado à rede municipal de ensino de Teresina-PI. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas de Teresina-PI e que participaram das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Prática Docente. Ensino de Ciências Naturais. ABSTRACT The aim of this study was to analyze the interrelationships between continuing education and the teaching practice of the teacher of Natural Sciences linked to the municipal teaching network of Teresina-PI. The interlocutors and the context of the study involve ten teachers of Natural Sciences who work in the final years of elementary school in five public schools in Teresina-PI and who participated in the Continuing Education activities offered by the Odilon Nunes Training Center. The research data were collected from semi-structured interviews, aiming to obtain information about the continuing education in analysis and its interrelationships with teaching practice in the scope of Natural Sciences. Data analysis consisted of describing and interpreting the content of the interviews through content analysis. The results obtained, in general, show that the continuing education activities provide Science teachers with knowledge about theories and teaching strategies, facilitate discussions and exchange of experiences through collaborative work and lead teachers to critical reflection, enabling the analysis and reorientation of teaching practice in a constant movement of action-reflection-action. Keywords: Continuing Teacher Education. Teaching Practice. Teaching of Natural Sciences. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Veloso, Caio; Instituto Federal do MaranhãoMendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/229110.12819/2021.18.5.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-109Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-1092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492801http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492802http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492803http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1641http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1642http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1643Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T20:31:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2291Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-05-26T20:31:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
title Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
spellingShingle Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
Formação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais.
title_short Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
title_full Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
title_fullStr Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
title_full_unstemmed Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
title_sort Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice
author Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
author_facet Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
author_role author
author2 Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Caio; Instituto Federal do Maranhão
Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Universidade Federal do Piauí
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais.
topic Formação Continuada de Professores; Prática Docente; Ensino de Ciências Naturais.
description O objetivo do presente estudo foi analisar as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente do professor de Ciências Naturais vinculado à rede municipal de ensino de Teresina-PI. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas de Teresina-PI e que participaram das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Prática Docente. Ensino de Ciências Naturais. ABSTRACT The aim of this study was to analyze the interrelationships between continuing education and the teaching practice of the teacher of Natural Sciences linked to the municipal teaching network of Teresina-PI. The interlocutors and the context of the study involve ten teachers of Natural Sciences who work in the final years of elementary school in five public schools in Teresina-PI and who participated in the Continuing Education activities offered by the Odilon Nunes Training Center. The research data were collected from semi-structured interviews, aiming to obtain information about the continuing education in analysis and its interrelationships with teaching practice in the scope of Natural Sciences. Data analysis consisted of describing and interpreting the content of the interviews through content analysis. The results obtained, in general, show that the continuing education activities provide Science teachers with knowledge about theories and teaching strategies, facilitate discussions and exchange of experiences through collaborative work and lead teachers to critical reflection, enabling the analysis and reorientation of teaching practice in a constant movement of action-reflection-action. Keywords: Continuing Teacher Education. Teaching Practice. Teaching of Natural Sciences. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291
10.12819/2021.18.5.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.5.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492801
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492802
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2291/491492803
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1641
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1642
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2291/1643
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-109
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 91-109
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904874819584