Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586 |
Resumo: | Considerando a importância de apresentar questões relevantes ao atual contexto social, este artigo apresenta uma leitura de autores que dedicaram e dedicam seus estudos à compreensão da relação existente entre memória, emoção e aprendizagem. Tal perspectiva tem contribuído com as diversas áreas do conhecimento, especialmente a da educação. O trabalho objetiva discutir a relevância da emoção na fixação da memória e sua influência na aprendizagem. É relevante a sensibilidade e mediação por parte do docente que deve saber mediar situações conflitantes, bem como estimular o aumento do repertório de conhecimentos prévios do estudante possibilitando ao mesmo uma maior qualidade da leitura realizada. Dessa forma, o estímulo à leitura e o uso de estratégias diferenciadas interferem positivamente na qualidade da compreensão leitora do estudante. Faz-se oportuno ressaltar que se empreende um primeiro esforço na análise correlacional entre memória, emoção e aprendizagem e a necessidade de futuros estudos. Palavras-chave: Memória. Emoção. Aprendizagem ABSTRACTConsidering the importance of setting forth questions concerning the current social context, this article presents a reading of authors who have dedicated their studies in the comprehension of the relationship between memory, emotion and learning. Such perspective has contributed to the several areas of knowledge, especially education. This paper aims to discuss the relevance of emotion during the memory fixation and its influences in learning. It is meaningful the sensibility and mediation by the faculty who must know how to mediate conflicting situations and stimulate students previous knowledge repertoire increasing so that enable a higher reading quality as well. Therefore, reading trigger and differentiated strategies usages interfere positively with students reading comprehension quality. It should be noted that undertakes a first effort in the correlation analysis among memory, emotion and learning and the need of future studies though. Keywords: memory. Emotion. learning. |
id |
FSA-3_3cc58140e94a8fb111b18454d1553e1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1586 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive FunctionsEducação; Neurociêcia; NeuropsicopedagogiaConsiderando a importância de apresentar questões relevantes ao atual contexto social, este artigo apresenta uma leitura de autores que dedicaram e dedicam seus estudos à compreensão da relação existente entre memória, emoção e aprendizagem. Tal perspectiva tem contribuído com as diversas áreas do conhecimento, especialmente a da educação. O trabalho objetiva discutir a relevância da emoção na fixação da memória e sua influência na aprendizagem. É relevante a sensibilidade e mediação por parte do docente que deve saber mediar situações conflitantes, bem como estimular o aumento do repertório de conhecimentos prévios do estudante possibilitando ao mesmo uma maior qualidade da leitura realizada. Dessa forma, o estímulo à leitura e o uso de estratégias diferenciadas interferem positivamente na qualidade da compreensão leitora do estudante. Faz-se oportuno ressaltar que se empreende um primeiro esforço na análise correlacional entre memória, emoção e aprendizagem e a necessidade de futuros estudos. Palavras-chave: Memória. Emoção. Aprendizagem ABSTRACTConsidering the importance of setting forth questions concerning the current social context, this article presents a reading of authors who have dedicated their studies in the comprehension of the relationship between memory, emotion and learning. Such perspective has contributed to the several areas of knowledge, especially education. This paper aims to discuss the relevance of emotion during the memory fixation and its influences in learning. It is meaningful the sensibility and mediation by the faculty who must know how to mediate conflicting situations and stimulate students previous knowledge repertoire increasing so that enable a higher reading quality as well. Therefore, reading trigger and differentiated strategies usages interfere positively with students reading comprehension quality. It should be noted that undertakes a first effort in the correlation analysis among memory, emotion and learning and the need of future studies though. Keywords: memory. Emotion. learning.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANAFerreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/158610.12819/2018.15.4.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-168Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-1682317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491586http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491587http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491588http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1586/766Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-27T13:16:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1586Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-08-27T13:16:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions |
title |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions |
spellingShingle |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA Educação; Neurociêcia; Neuropsicopedagogia |
title_short |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions |
title_full |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions |
title_fullStr |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions |
title_full_unstemmed |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions |
title_sort |
Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions |
author |
Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA |
author_facet |
Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA Ferreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA Ferreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Neurociêcia; Neuropsicopedagogia |
topic |
Educação; Neurociêcia; Neuropsicopedagogia |
description |
Considerando a importância de apresentar questões relevantes ao atual contexto social, este artigo apresenta uma leitura de autores que dedicaram e dedicam seus estudos à compreensão da relação existente entre memória, emoção e aprendizagem. Tal perspectiva tem contribuído com as diversas áreas do conhecimento, especialmente a da educação. O trabalho objetiva discutir a relevância da emoção na fixação da memória e sua influência na aprendizagem. É relevante a sensibilidade e mediação por parte do docente que deve saber mediar situações conflitantes, bem como estimular o aumento do repertório de conhecimentos prévios do estudante possibilitando ao mesmo uma maior qualidade da leitura realizada. Dessa forma, o estímulo à leitura e o uso de estratégias diferenciadas interferem positivamente na qualidade da compreensão leitora do estudante. Faz-se oportuno ressaltar que se empreende um primeiro esforço na análise correlacional entre memória, emoção e aprendizagem e a necessidade de futuros estudos. Palavras-chave: Memória. Emoção. Aprendizagem ABSTRACTConsidering the importance of setting forth questions concerning the current social context, this article presents a reading of authors who have dedicated their studies in the comprehension of the relationship between memory, emotion and learning. Such perspective has contributed to the several areas of knowledge, especially education. This paper aims to discuss the relevance of emotion during the memory fixation and its influences in learning. It is meaningful the sensibility and mediation by the faculty who must know how to mediate conflicting situations and stimulate students previous knowledge repertoire increasing so that enable a higher reading quality as well. Therefore, reading trigger and differentiated strategies usages interfere positively with students reading comprehension quality. It should be noted that undertakes a first effort in the correlation analysis among memory, emotion and learning and the need of future studies though. Keywords: memory. Emotion. learning. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586 10.12819/2018.15.4.8 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586 |
identifier_str_mv |
10.12819/2018.15.4.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491586 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491587 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491588 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1586/766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-168 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-168 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910684979200 |