Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586
Resumo: Considerando a importância de apresentar questões relevantes ao atual contexto social, este artigo apresenta uma leitura de autores que dedicaram e dedicam seus estudos à compreensão da relação existente entre memória, emoção e aprendizagem. Tal perspectiva tem contribuído com as diversas áreas do conhecimento, especialmente a da educação. O trabalho objetiva discutir a relevância da emoção na fixação da memória e sua influência na aprendizagem. É relevante a sensibilidade e mediação por parte do docente que deve saber mediar situações conflitantes, bem como estimular o aumento do repertório de conhecimentos prévios do estudante possibilitando ao mesmo uma maior qualidade da leitura realizada. Dessa forma, o estímulo à leitura e o uso de estratégias diferenciadas interferem positivamente na qualidade da compreensão leitora do estudante. Faz-se oportuno ressaltar que se empreende um primeiro esforço na análise correlacional entre memória, emoção e aprendizagem e a necessidade de futuros estudos. Palavras-chave: Memória. Emoção. Aprendizagem  ABSTRACTConsidering the importance of setting forth questions concerning the current social context, this article presents a reading of authors who have dedicated their studies in the comprehension of the relationship between memory, emotion and learning. Such perspective has contributed to the several areas of knowledge, especially education. This paper aims to discuss the relevance of emotion during the memory fixation and its influences in learning. It is meaningful the sensibility and mediation by the faculty who must know how to mediate conflicting situations and stimulate students previous knowledge repertoire increasing so that enable a higher reading quality as well. Therefore, reading trigger and differentiated strategies usages interfere positively with students reading comprehension quality. It should be noted that undertakes a first effort in the correlation analysis among memory, emotion and learning and the need of future studies though. Keywords: memory. Emotion. learning.
id FSA-3_3cc58140e94a8fb111b18454d1553e1a
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1586
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive FunctionsEducação; Neurociêcia; NeuropsicopedagogiaConsiderando a importância de apresentar questões relevantes ao atual contexto social, este artigo apresenta uma leitura de autores que dedicaram e dedicam seus estudos à compreensão da relação existente entre memória, emoção e aprendizagem. Tal perspectiva tem contribuído com as diversas áreas do conhecimento, especialmente a da educação. O trabalho objetiva discutir a relevância da emoção na fixação da memória e sua influência na aprendizagem. É relevante a sensibilidade e mediação por parte do docente que deve saber mediar situações conflitantes, bem como estimular o aumento do repertório de conhecimentos prévios do estudante possibilitando ao mesmo uma maior qualidade da leitura realizada. Dessa forma, o estímulo à leitura e o uso de estratégias diferenciadas interferem positivamente na qualidade da compreensão leitora do estudante. Faz-se oportuno ressaltar que se empreende um primeiro esforço na análise correlacional entre memória, emoção e aprendizagem e a necessidade de futuros estudos. Palavras-chave: Memória. Emoção. Aprendizagem  ABSTRACTConsidering the importance of setting forth questions concerning the current social context, this article presents a reading of authors who have dedicated their studies in the comprehension of the relationship between memory, emotion and learning. Such perspective has contributed to the several areas of knowledge, especially education. This paper aims to discuss the relevance of emotion during the memory fixation and its influences in learning. It is meaningful the sensibility and mediation by the faculty who must know how to mediate conflicting situations and stimulate students previous knowledge repertoire increasing so that enable a higher reading quality as well. Therefore, reading trigger and differentiated strategies usages interfere positively with students reading comprehension quality. It should be noted that undertakes a first effort in the correlation analysis among memory, emotion and learning and the need of future studies though. Keywords: memory. Emotion. learning.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANAFerreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/158610.12819/2018.15.4.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-168Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-1682317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491586http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491587http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491588http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1586/766Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-27T13:16:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1586Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-08-27T13:16:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
title Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
spellingShingle Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Educação; Neurociêcia; Neuropsicopedagogia
title_short Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
title_full Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
title_fullStr Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
title_full_unstemmed Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
title_sort Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions
author Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
author_facet Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Ferreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
author_role author
author2 Ferreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Ferreira, Bianca Isabela Acampora e Silva; UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Neurociêcia; Neuropsicopedagogia
topic Educação; Neurociêcia; Neuropsicopedagogia
description Considerando a importância de apresentar questões relevantes ao atual contexto social, este artigo apresenta uma leitura de autores que dedicaram e dedicam seus estudos à compreensão da relação existente entre memória, emoção e aprendizagem. Tal perspectiva tem contribuído com as diversas áreas do conhecimento, especialmente a da educação. O trabalho objetiva discutir a relevância da emoção na fixação da memória e sua influência na aprendizagem. É relevante a sensibilidade e mediação por parte do docente que deve saber mediar situações conflitantes, bem como estimular o aumento do repertório de conhecimentos prévios do estudante possibilitando ao mesmo uma maior qualidade da leitura realizada. Dessa forma, o estímulo à leitura e o uso de estratégias diferenciadas interferem positivamente na qualidade da compreensão leitora do estudante. Faz-se oportuno ressaltar que se empreende um primeiro esforço na análise correlacional entre memória, emoção e aprendizagem e a necessidade de futuros estudos. Palavras-chave: Memória. Emoção. Aprendizagem  ABSTRACTConsidering the importance of setting forth questions concerning the current social context, this article presents a reading of authors who have dedicated their studies in the comprehension of the relationship between memory, emotion and learning. Such perspective has contributed to the several areas of knowledge, especially education. This paper aims to discuss the relevance of emotion during the memory fixation and its influences in learning. It is meaningful the sensibility and mediation by the faculty who must know how to mediate conflicting situations and stimulate students previous knowledge repertoire increasing so that enable a higher reading quality as well. Therefore, reading trigger and differentiated strategies usages interfere positively with students reading comprehension quality. It should be noted that undertakes a first effort in the correlation analysis among memory, emotion and learning and the need of future studies though. Keywords: memory. Emotion. learning.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586
10.12819/2018.15.4.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.4.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491586
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491587
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1586/491491588
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1586/766
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-168
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 151-168
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910684979200