Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernando
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Andressa Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a realidade das aulas de matemática em escolas de ensino regular, organizadas em um trabalho nos modelos da educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais enfoque a autistas. A atual legislação assegura a pessoas com necessidades educacionais especiais o direito a educação igualitária. Entretanto apenas o cumprimento da lei não garante total solução para a questão. A organização escolar precisa estar preparada e munida com uma estrutura pedagógica condicente. Assim, buscou analisar se os métodos utilizados em sala de aula estão sendo eficazes ou não perante o objetivo de ensinar as operações fundamentais da matemática no ensino fundamental II. Para tanto, o estudo promove uma discussão sobre o “fazer inclusão” focando na importância da relação afetiva entre professor e aluno para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Contudo, propiciando aos educadores um material que aponte soluções, embasadas em diversos profissionais envolvidos no contexto escolar, direcionando a práticas mais assertivas visando sempre o crescimento pessoal do aluno e seu bem estar em relação às diferenças. Para isto, conscientizar esses educadores sobre importância da constante busca do conhecimento para que possam melhor atender a essa demanda e assim realizar a verdadeira inclusão, sendo o ponto crucial em debate.
id FURG-12_3e59795640c8530bcefe4bb0ca65ea49
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5571
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafioMatemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. AutistasEste trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a realidade das aulas de matemática em escolas de ensino regular, organizadas em um trabalho nos modelos da educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais enfoque a autistas. A atual legislação assegura a pessoas com necessidades educacionais especiais o direito a educação igualitária. Entretanto apenas o cumprimento da lei não garante total solução para a questão. A organização escolar precisa estar preparada e munida com uma estrutura pedagógica condicente. Assim, buscou analisar se os métodos utilizados em sala de aula estão sendo eficazes ou não perante o objetivo de ensinar as operações fundamentais da matemática no ensino fundamental II. Para tanto, o estudo promove uma discussão sobre o “fazer inclusão” focando na importância da relação afetiva entre professor e aluno para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Contudo, propiciando aos educadores um material que aponte soluções, embasadas em diversos profissionais envolvidos no contexto escolar, direcionando a práticas mais assertivas visando sempre o crescimento pessoal do aluno e seu bem estar em relação às diferenças. Para isto, conscientizar esses educadores sobre importância da constante busca do conhecimento para que possam melhor atender a essa demanda e assim realizar a verdadeira inclusão, sendo o ponto crucial em debate.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 29-421809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571/4558Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, FernandoOliveira, Andressa Mota2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5571Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
title Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
spellingShingle Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
Pereira, Fernando
Matemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. Autistas
title_short Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
title_full Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
title_fullStr Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
title_sort Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
author Pereira, Fernando
author_facet Pereira, Fernando
Oliveira, Andressa Mota
author_role author
author2 Oliveira, Andressa Mota
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernando
Oliveira, Andressa Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. Autistas
topic Matemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. Autistas
description Este trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a realidade das aulas de matemática em escolas de ensino regular, organizadas em um trabalho nos modelos da educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais enfoque a autistas. A atual legislação assegura a pessoas com necessidades educacionais especiais o direito a educação igualitária. Entretanto apenas o cumprimento da lei não garante total solução para a questão. A organização escolar precisa estar preparada e munida com uma estrutura pedagógica condicente. Assim, buscou analisar se os métodos utilizados em sala de aula estão sendo eficazes ou não perante o objetivo de ensinar as operações fundamentais da matemática no ensino fundamental II. Para tanto, o estudo promove uma discussão sobre o “fazer inclusão” focando na importância da relação afetiva entre professor e aluno para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Contudo, propiciando aos educadores um material que aponte soluções, embasadas em diversos profissionais envolvidos no contexto escolar, direcionando a práticas mais assertivas visando sempre o crescimento pessoal do aluno e seu bem estar em relação às diferenças. Para isto, conscientizar esses educadores sobre importância da constante busca do conhecimento para que possam melhor atender a essa demanda e assim realizar a verdadeira inclusão, sendo o ponto crucial em debate.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571/4558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 29-42
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940947009536