THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavson Wilson, Adriana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Trennepohl , kelly Juliana, da Cruz Schneider, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729
Resumo: Este texto ocupa-se das dimensões, processos e percursos envolvidos no cotidiano docente feminino no contexto atual, qual seja, o estado de pandemia causado pelo surto de coronavírus. Com inspiração em leituras sobre feminismo, docência, arte e "arte como docência", alicerçadas na metodologia cartográfica, foi constituído um grupo de mulheres professoras. Em encontros organizados na forma de oficinas, foram partilhadas referências artísticas e teóricas-conceituais, evocando de modo subjetivo ser mulher, professora e artista. Textos, músicas, filmes, produções e proposições artísticas ofereciam pistas sobre recursos e linguagens expressivas, bem como que serviram de elemento disparador para conversas. As vivências trazidas após um ano de efetivo trabalho docente remoto, se fez presente nos relatos partilhados por todas nós, professorAs participantes e constituiu pontos de encontro entre elas. Esses pontos, nutridos por diferentes identidades, puderam demover o sentido e visibilizar do que se ocupa o Ethos da professorA.
id FURG-2_0959b3c90388139ed57a5e53a5c0a822
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13729
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemicEL MAESTRO DETRÁS DE LA MÁSCARA: apuntes sobre la realidad de la enseñanza em tiempos de pandemiaLE PROFESSEUR DERRIÈRE LE MASQUE: notes sur la réalité pédagogique en temps de pandémieA PROFESSORA POR TRÁS DA MÁSCARA: apontamentos sobre a realidade docente em tempos de pandemiaDocênciaMulheresPandemia por covid-19.TeachingWomenPandemic for covid-19.DocenciaMujeresPandemia por covid-19Este texto ocupa-se das dimensões, processos e percursos envolvidos no cotidiano docente feminino no contexto atual, qual seja, o estado de pandemia causado pelo surto de coronavírus. Com inspiração em leituras sobre feminismo, docência, arte e "arte como docência", alicerçadas na metodologia cartográfica, foi constituído um grupo de mulheres professoras. Em encontros organizados na forma de oficinas, foram partilhadas referências artísticas e teóricas-conceituais, evocando de modo subjetivo ser mulher, professora e artista. Textos, músicas, filmes, produções e proposições artísticas ofereciam pistas sobre recursos e linguagens expressivas, bem como que serviram de elemento disparador para conversas. As vivências trazidas após um ano de efetivo trabalho docente remoto, se fez presente nos relatos partilhados por todas nós, professorAs participantes e constituiu pontos de encontro entre elas. Esses pontos, nutridos por diferentes identidades, puderam demover o sentido e visibilizar do que se ocupa o Ethos da professorA.Universidade Federal do Rio Grande2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1372910.14295/momento.v31i01.13729Momento - Diálogos em Educação; Vol. 31 No. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-252Momento - Diálogos em Educação; v. 31 n. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-2522316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729/9441Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGustavson Wilson, Adrianada Silva Trennepohl , kelly Julianada Cruz Schneider, Daniela2022-06-08T23:40:50Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13729Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2022-06-08T23:40:50Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
EL MAESTRO DETRÁS DE LA MÁSCARA: apuntes sobre la realidad de la enseñanza em tiempos de pandemia
LE PROFESSEUR DERRIÈRE LE MASQUE: notes sur la réalité pédagogique en temps de pandémie
A PROFESSORA POR TRÁS DA MÁSCARA: apontamentos sobre a realidade docente em tempos de pandemia
title THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
spellingShingle THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
Gustavson Wilson, Adriana
Docência
Mulheres
Pandemia por covid-19.
Teaching
Women
Pandemic for covid-19.
Docencia
Mujeres
Pandemia por covid-19
title_short THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
title_full THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
title_fullStr THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
title_full_unstemmed THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
title_sort THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
author Gustavson Wilson, Adriana
author_facet Gustavson Wilson, Adriana
da Silva Trennepohl , kelly Juliana
da Cruz Schneider, Daniela
author_role author
author2 da Silva Trennepohl , kelly Juliana
da Cruz Schneider, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavson Wilson, Adriana
da Silva Trennepohl , kelly Juliana
da Cruz Schneider, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Mulheres
Pandemia por covid-19.
Teaching
Women
Pandemic for covid-19.
Docencia
Mujeres
Pandemia por covid-19
topic Docência
Mulheres
Pandemia por covid-19.
Teaching
Women
Pandemic for covid-19.
Docencia
Mujeres
Pandemia por covid-19
description Este texto ocupa-se das dimensões, processos e percursos envolvidos no cotidiano docente feminino no contexto atual, qual seja, o estado de pandemia causado pelo surto de coronavírus. Com inspiração em leituras sobre feminismo, docência, arte e "arte como docência", alicerçadas na metodologia cartográfica, foi constituído um grupo de mulheres professoras. Em encontros organizados na forma de oficinas, foram partilhadas referências artísticas e teóricas-conceituais, evocando de modo subjetivo ser mulher, professora e artista. Textos, músicas, filmes, produções e proposições artísticas ofereciam pistas sobre recursos e linguagens expressivas, bem como que serviram de elemento disparador para conversas. As vivências trazidas após um ano de efetivo trabalho docente remoto, se fez presente nos relatos partilhados por todas nós, professorAs participantes e constituiu pontos de encontro entre elas. Esses pontos, nutridos por diferentes identidades, puderam demover o sentido e visibilizar do que se ocupa o Ethos da professorA.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729
10.14295/momento.v31i01.13729
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729
identifier_str_mv 10.14295/momento.v31i01.13729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729/9441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 31 No. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-252
Momento - Diálogos em Educação; v. 31 n. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-252
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944872185462784