THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/momento.v31i01.13729 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729 |
Resumo: | Este texto ocupa-se das dimensões, processos e percursos envolvidos no cotidiano docente feminino no contexto atual, qual seja, o estado de pandemia causado pelo surto de coronavírus. Com inspiração em leituras sobre feminismo, docência, arte e "arte como docência", alicerçadas na metodologia cartográfica, foi constituído um grupo de mulheres professoras. Em encontros organizados na forma de oficinas, foram partilhadas referências artísticas e teóricas-conceituais, evocando de modo subjetivo ser mulher, professora e artista. Textos, músicas, filmes, produções e proposições artísticas ofereciam pistas sobre recursos e linguagens expressivas, bem como que serviram de elemento disparador para conversas. As vivências trazidas após um ano de efetivo trabalho docente remoto, se fez presente nos relatos partilhados por todas nós, professorAs participantes e constituiu pontos de encontro entre elas. Esses pontos, nutridos por diferentes identidades, puderam demover o sentido e visibilizar do que se ocupa o Ethos da professorA. |
id |
FURG-2_fdb767ae5bd5586fc87d06bd7c5538f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/13729 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
spelling |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemicEL MAESTRO DETRÁS DE LA MÁSCARA: apuntes sobre la realidad de la enseñanza em tiempos de pandemiaLE PROFESSEUR DERRIÈRE LE MASQUE: notes sur la réalité pédagogique en temps de pandémieA PROFESSORA POR TRÁS DA MÁSCARA: apontamentos sobre a realidade docente em tempos de pandemiaDocênciaMulheresPandemia por covid-19.TeachingWomenPandemic for covid-19.DocenciaMujeresPandemia por covid-19Este texto ocupa-se das dimensões, processos e percursos envolvidos no cotidiano docente feminino no contexto atual, qual seja, o estado de pandemia causado pelo surto de coronavírus. Com inspiração em leituras sobre feminismo, docência, arte e "arte como docência", alicerçadas na metodologia cartográfica, foi constituído um grupo de mulheres professoras. Em encontros organizados na forma de oficinas, foram partilhadas referências artísticas e teóricas-conceituais, evocando de modo subjetivo ser mulher, professora e artista. Textos, músicas, filmes, produções e proposições artísticas ofereciam pistas sobre recursos e linguagens expressivas, bem como que serviram de elemento disparador para conversas. As vivências trazidas após um ano de efetivo trabalho docente remoto, se fez presente nos relatos partilhados por todas nós, professorAs participantes e constituiu pontos de encontro entre elas. Esses pontos, nutridos por diferentes identidades, puderam demover o sentido e visibilizar do que se ocupa o Ethos da professorA.Universidade Federal do Rio Grande2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1372910.14295/momento.v31i01.13729Momento - Diálogos em Educação; Vol. 31 No. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-252Momento - Diálogos em Educação; v. 31 n. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-2522316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729/9441Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGustavson Wilson, Adrianada Silva Trennepohl , kelly Julianada Cruz Schneider, Daniela2022-03-21T22:14:43Zoai:periodicos.furg.br:article/13729Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2022-03-21T22:14:43Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic EL MAESTRO DETRÁS DE LA MÁSCARA: apuntes sobre la realidad de la enseñanza em tiempos de pandemia LE PROFESSEUR DERRIÈRE LE MASQUE: notes sur la réalité pédagogique en temps de pandémie A PROFESSORA POR TRÁS DA MÁSCARA: apontamentos sobre a realidade docente em tempos de pandemia |
title |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic |
spellingShingle |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic Gustavson Wilson, Adriana Docência Mulheres Pandemia por covid-19. Teaching Women Pandemic for covid-19. Docencia Mujeres Pandemia por covid-19 Gustavson Wilson, Adriana Docência Mulheres Pandemia por covid-19. Teaching Women Pandemic for covid-19. Docencia Mujeres Pandemia por covid-19 |
title_short |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic |
title_full |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic |
title_fullStr |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic |
title_full_unstemmed |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic |
title_sort |
THE TEACHER BEHIND THE MASK: notes on the teaching reality in times of pandemic |
author |
Gustavson Wilson, Adriana |
author_facet |
Gustavson Wilson, Adriana Gustavson Wilson, Adriana da Silva Trennepohl , kelly Juliana da Cruz Schneider, Daniela da Silva Trennepohl , kelly Juliana da Cruz Schneider, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Trennepohl , kelly Juliana da Cruz Schneider, Daniela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gustavson Wilson, Adriana da Silva Trennepohl , kelly Juliana da Cruz Schneider, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Mulheres Pandemia por covid-19. Teaching Women Pandemic for covid-19. Docencia Mujeres Pandemia por covid-19 |
topic |
Docência Mulheres Pandemia por covid-19. Teaching Women Pandemic for covid-19. Docencia Mujeres Pandemia por covid-19 |
description |
Este texto ocupa-se das dimensões, processos e percursos envolvidos no cotidiano docente feminino no contexto atual, qual seja, o estado de pandemia causado pelo surto de coronavírus. Com inspiração em leituras sobre feminismo, docência, arte e "arte como docência", alicerçadas na metodologia cartográfica, foi constituído um grupo de mulheres professoras. Em encontros organizados na forma de oficinas, foram partilhadas referências artísticas e teóricas-conceituais, evocando de modo subjetivo ser mulher, professora e artista. Textos, músicas, filmes, produções e proposições artísticas ofereciam pistas sobre recursos e linguagens expressivas, bem como que serviram de elemento disparador para conversas. As vivências trazidas após um ano de efetivo trabalho docente remoto, se fez presente nos relatos partilhados por todas nós, professorAs participantes e constituiu pontos de encontro entre elas. Esses pontos, nutridos por diferentes identidades, puderam demover o sentido e visibilizar do que se ocupa o Ethos da professorA. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729 10.14295/momento.v31i01.13729 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v31i01.13729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13729/9441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 31 No. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-252 Momento - Diálogos em Educação; v. 31 n. 01 (2022): Dossiê Temático: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIFERENÇA: política,sujeitos e práticas; 228-252 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1822176317854973952 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/momento.v31i01.13729 |