REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11533 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um Programa de Mestrado Acadêmico em Administração. O objetivo foi compreender como é percebida a abordagem crítica na formação do mestrando em Administração. A pedagogia crítica questiona as ideologias gerencialistas, a partir do uso de uma filosofia crítica, incentivando os estudantes a construírem uma reinterpretação crítica da gestão e da Teoria Organizacional. Procurou-se identificar o entendimento e as opiniões dos discentes. Por isso, foram realizadas entrevistas individuais com sete alunos, abrangendo desde a primeira até a terceira turma do Programa. Os resultados estão apresentados em duas categorias de análise: (a) O método de ensino no Mestrado Acadêmico em Administração, considerando as suas percepções quanto aos recursos utilizados para a exposição de posicionamentos; (b) O conteúdo crítico no Mestrado Acadêmico em Administração, incluindo a inserção ao conteúdo crítico e as percepções quanto à abordagem no Mestrado. Os resultados permitem concluir que há ainda muitas dúvidas quanto a este tipo de abordagem no curso, porém, ao mesmo tempo, percebe-se que os mestrandos acreditam ser uma possibilidade para superar os métodos e conteúdo tradicionais da Administração, evidenciando que pode ser uma contribuição do mestrado ao enfoque crítico, reflexivo e dialético na vida dos discentes. |
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REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTESFormação do mestrando. Abordagem crítica. Pedagogia crítica.O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um Programa de Mestrado Acadêmico em Administração. O objetivo foi compreender como é percebida a abordagem crítica na formação do mestrando em Administração. A pedagogia crítica questiona as ideologias gerencialistas, a partir do uso de uma filosofia crítica, incentivando os estudantes a construírem uma reinterpretação crítica da gestão e da Teoria Organizacional. Procurou-se identificar o entendimento e as opiniões dos discentes. Por isso, foram realizadas entrevistas individuais com sete alunos, abrangendo desde a primeira até a terceira turma do Programa. Os resultados estão apresentados em duas categorias de análise: (a) O método de ensino no Mestrado Acadêmico em Administração, considerando as suas percepções quanto aos recursos utilizados para a exposição de posicionamentos; (b) O conteúdo crítico no Mestrado Acadêmico em Administração, incluindo a inserção ao conteúdo crítico e as percepções quanto à abordagem no Mestrado. Os resultados permitem concluir que há ainda muitas dúvidas quanto a este tipo de abordagem no curso, porém, ao mesmo tempo, percebe-se que os mestrandos acreditam ser uma possibilidade para superar os métodos e conteúdo tradicionais da Administração, evidenciando que pode ser uma contribuição do mestrado ao enfoque crítico, reflexivo e dialético na vida dos discentes.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionentrevistas; análise de conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1153310.17648/2236-7608-v25n1-11533SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 25 n. 1 (2021): Publicada em 09/12/2020; 89-1012236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v25n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11533/8331Copyright (c) 2020 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luana Sodré da SilvaAlvarenga, Gabriela IzabelDarbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier2020-12-21T05:22:04Zoai:periodicos.furg.br:article/11533Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2020-12-21T05:22:04Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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