A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957 |
Resumo: | O presente texto analisa a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino que traz na sua concepção a Educação Ambiental como fundamento. Reflete sobre a importância da educação formal voltada para a produção de um conhecimento escolar que permita o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra que propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca que o ensino desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar além de superar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares permite formar conceitos de procedimentos, atitudes e habilidades e, competências para tomadas de decisões qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Salienta a necessidade de inclusão da educação ambiental nos cursos de formação de professores e do reconhecimento do professor de escola como autor do currículo desenvolvido. |
id |
FURG-9_7577181b43a05e62f9e4028b367009a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3957 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTALSituação de Estudogeração e gerenciamento de resíduos sólidosformação docentedesenvolvimento da consciência ambiental.O presente texto analisa a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino que traz na sua concepção a Educação Ambiental como fundamento. Reflete sobre a importância da educação formal voltada para a produção de um conhecimento escolar que permita o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra que propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca que o ensino desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar além de superar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares permite formar conceitos de procedimentos, atitudes e habilidades e, competências para tomadas de decisões qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Salienta a necessidade de inclusão da educação ambiental nos cursos de formação de professores e do reconhecimento do professor de escola como autor do currículo desenvolvido.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/395710.14295/remea.v23i0.3957REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957/2353Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHames, ClarinêsFrison, Marli DallagnolAraújo, Maria Cristina Pansera de2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3957Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Hames, Clarinês Situação de Estudo geração e gerenciamento de resíduos sólidos formação docente desenvolvimento da consciência ambiental. |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
author |
Hames, Clarinês |
author_facet |
Hames, Clarinês Frison, Marli Dallagnol Araújo, Maria Cristina Pansera de |
author_role |
author |
author2 |
Frison, Marli Dallagnol Araújo, Maria Cristina Pansera de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hames, Clarinês Frison, Marli Dallagnol Araújo, Maria Cristina Pansera de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Situação de Estudo geração e gerenciamento de resíduos sólidos formação docente desenvolvimento da consciência ambiental. |
topic |
Situação de Estudo geração e gerenciamento de resíduos sólidos formação docente desenvolvimento da consciência ambiental. |
description |
O presente texto analisa a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino que traz na sua concepção a Educação Ambiental como fundamento. Reflete sobre a importância da educação formal voltada para a produção de um conhecimento escolar que permita o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra que propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca que o ensino desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar além de superar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares permite formar conceitos de procedimentos, atitudes e habilidades e, competências para tomadas de decisões qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Salienta a necessidade de inclusão da educação ambiental nos cursos de formação de professores e do reconhecimento do professor de escola como autor do currículo desenvolvido. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957 10.14295/remea.v23i0.3957 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957/2353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783983570944 |