PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Gabriel Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Có, Elisa Prado, Finardi, Kyria Rebeca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563
Resumo: O estudo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na educação em geral e no aprendizado de línguas estrangeiras, em particular focando nas percepções de aprendizes de inglês. Com esse objetivo, 39 alunos responderam um questionário on-line e 3 deles foram convidados para aprofundar a análise de dados por meio de sua participação em uma roda de conversa virtual com os pesquisadores. Os resultados do estudo sugerem que a pandemia teve um impacto mais quantitativo do que qualitativo na educação em geral e no aprendizado de inglês em particular. A pandemia acelerou e marcou tendências e práticas que já vinham sendo observadas antes, mas de forma incipiente, tais como aprendizado mais autônomo, flexível, focado no aluno, uso de abordagens híbridas e ativas, entre outras. As percepções dos alunos também apontaram efeitos negativos da pandemia sobre a educação como o estresse por excesso de exposição virtual e a falta de concentração e motivação. De maneira geral, concluímos que a pandemia agravou problemas já existentes à medida em que acelerou a transição de práticas para o ambiente virtual sem o devido preparo ao mesmo tempo em que potencializou o desenvolvimento de práticas mais autônomas no contato com outras línguas e culturas por meio da internet.
id Feevale-1_872cccebfc355eec422838be22391fb3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2563
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊSImpactos da pandemia da Covid-19Percepções de alunosAprendizado de inglêsO estudo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na educação em geral e no aprendizado de línguas estrangeiras, em particular focando nas percepções de aprendizes de inglês. Com esse objetivo, 39 alunos responderam um questionário on-line e 3 deles foram convidados para aprofundar a análise de dados por meio de sua participação em uma roda de conversa virtual com os pesquisadores. Os resultados do estudo sugerem que a pandemia teve um impacto mais quantitativo do que qualitativo na educação em geral e no aprendizado de inglês em particular. A pandemia acelerou e marcou tendências e práticas que já vinham sendo observadas antes, mas de forma incipiente, tais como aprendizado mais autônomo, flexível, focado no aluno, uso de abordagens híbridas e ativas, entre outras. As percepções dos alunos também apontaram efeitos negativos da pandemia sobre a educação como o estresse por excesso de exposição virtual e a falta de concentração e motivação. De maneira geral, concluímos que a pandemia agravou problemas já existentes à medida em que acelerou a transição de práticas para o ambiente virtual sem o devido preparo ao mesmo tempo em que potencializou o desenvolvimento de práticas mais autônomas no contato com outras línguas e culturas por meio da internet.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/256310.25112/rpr.v3.2563Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 4-312448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563/2932Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Gabriel BritoCó, Elisa PradoFinardi, Kyria Rebeca2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2563Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
title PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
spellingShingle PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
Amorim, Gabriel Brito
Impactos da pandemia da Covid-19
Percepções de alunos
Aprendizado de inglês
title_short PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
title_full PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
title_fullStr PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
title_sort PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
author Amorim, Gabriel Brito
author_facet Amorim, Gabriel Brito
Có, Elisa Prado
Finardi, Kyria Rebeca
author_role author
author2 Có, Elisa Prado
Finardi, Kyria Rebeca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Gabriel Brito
Có, Elisa Prado
Finardi, Kyria Rebeca
dc.subject.por.fl_str_mv Impactos da pandemia da Covid-19
Percepções de alunos
Aprendizado de inglês
topic Impactos da pandemia da Covid-19
Percepções de alunos
Aprendizado de inglês
description O estudo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na educação em geral e no aprendizado de línguas estrangeiras, em particular focando nas percepções de aprendizes de inglês. Com esse objetivo, 39 alunos responderam um questionário on-line e 3 deles foram convidados para aprofundar a análise de dados por meio de sua participação em uma roda de conversa virtual com os pesquisadores. Os resultados do estudo sugerem que a pandemia teve um impacto mais quantitativo do que qualitativo na educação em geral e no aprendizado de inglês em particular. A pandemia acelerou e marcou tendências e práticas que já vinham sendo observadas antes, mas de forma incipiente, tais como aprendizado mais autônomo, flexível, focado no aluno, uso de abordagens híbridas e ativas, entre outras. As percepções dos alunos também apontaram efeitos negativos da pandemia sobre a educação como o estresse por excesso de exposição virtual e a falta de concentração e motivação. De maneira geral, concluímos que a pandemia agravou problemas já existentes à medida em que acelerou a transição de práticas para o ambiente virtual sem o devido preparo ao mesmo tempo em que potencializou o desenvolvimento de práticas mais autônomas no contato com outras línguas e culturas por meio da internet.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563
10.25112/rpr.v3.2563
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3.2563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563/2932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 4-31
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125348589568