PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563 |
Resumo: | O estudo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na educação em geral e no aprendizado de línguas estrangeiras, em particular focando nas percepções de aprendizes de inglês. Com esse objetivo, 39 alunos responderam um questionário on-line e 3 deles foram convidados para aprofundar a análise de dados por meio de sua participação em uma roda de conversa virtual com os pesquisadores. Os resultados do estudo sugerem que a pandemia teve um impacto mais quantitativo do que qualitativo na educação em geral e no aprendizado de inglês em particular. A pandemia acelerou e marcou tendências e práticas que já vinham sendo observadas antes, mas de forma incipiente, tais como aprendizado mais autônomo, flexível, focado no aluno, uso de abordagens híbridas e ativas, entre outras. As percepções dos alunos também apontaram efeitos negativos da pandemia sobre a educação como o estresse por excesso de exposição virtual e a falta de concentração e motivação. De maneira geral, concluímos que a pandemia agravou problemas já existentes à medida em que acelerou a transição de práticas para o ambiente virtual sem o devido preparo ao mesmo tempo em que potencializou o desenvolvimento de práticas mais autônomas no contato com outras línguas e culturas por meio da internet. |
id |
Feevale-1_872cccebfc355eec422838be22391fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2563 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊSImpactos da pandemia da Covid-19Percepções de alunosAprendizado de inglêsO estudo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na educação em geral e no aprendizado de línguas estrangeiras, em particular focando nas percepções de aprendizes de inglês. Com esse objetivo, 39 alunos responderam um questionário on-line e 3 deles foram convidados para aprofundar a análise de dados por meio de sua participação em uma roda de conversa virtual com os pesquisadores. Os resultados do estudo sugerem que a pandemia teve um impacto mais quantitativo do que qualitativo na educação em geral e no aprendizado de inglês em particular. A pandemia acelerou e marcou tendências e práticas que já vinham sendo observadas antes, mas de forma incipiente, tais como aprendizado mais autônomo, flexível, focado no aluno, uso de abordagens híbridas e ativas, entre outras. As percepções dos alunos também apontaram efeitos negativos da pandemia sobre a educação como o estresse por excesso de exposição virtual e a falta de concentração e motivação. De maneira geral, concluímos que a pandemia agravou problemas já existentes à medida em que acelerou a transição de práticas para o ambiente virtual sem o devido preparo ao mesmo tempo em que potencializou o desenvolvimento de práticas mais autônomas no contato com outras línguas e culturas por meio da internet.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/256310.25112/rpr.v3.2563Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 4-312448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563/2932Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Gabriel BritoCó, Elisa PradoFinardi, Kyria Rebeca2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2563Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS |
title |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS Amorim, Gabriel Brito Impactos da pandemia da Covid-19 Percepções de alunos Aprendizado de inglês |
title_short |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS |
title_full |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS |
title_sort |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: FOCO NO APRENDIZADO DE INGLÊS |
author |
Amorim, Gabriel Brito |
author_facet |
Amorim, Gabriel Brito Có, Elisa Prado Finardi, Kyria Rebeca |
author_role |
author |
author2 |
Có, Elisa Prado Finardi, Kyria Rebeca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Gabriel Brito Có, Elisa Prado Finardi, Kyria Rebeca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Impactos da pandemia da Covid-19 Percepções de alunos Aprendizado de inglês |
topic |
Impactos da pandemia da Covid-19 Percepções de alunos Aprendizado de inglês |
description |
O estudo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 na educação em geral e no aprendizado de línguas estrangeiras, em particular focando nas percepções de aprendizes de inglês. Com esse objetivo, 39 alunos responderam um questionário on-line e 3 deles foram convidados para aprofundar a análise de dados por meio de sua participação em uma roda de conversa virtual com os pesquisadores. Os resultados do estudo sugerem que a pandemia teve um impacto mais quantitativo do que qualitativo na educação em geral e no aprendizado de inglês em particular. A pandemia acelerou e marcou tendências e práticas que já vinham sendo observadas antes, mas de forma incipiente, tais como aprendizado mais autônomo, flexível, focado no aluno, uso de abordagens híbridas e ativas, entre outras. As percepções dos alunos também apontaram efeitos negativos da pandemia sobre a educação como o estresse por excesso de exposição virtual e a falta de concentração e motivação. De maneira geral, concluímos que a pandemia agravou problemas já existentes à medida em que acelerou a transição de práticas para o ambiente virtual sem o devido preparo ao mesmo tempo em que potencializou o desenvolvimento de práticas mais autônomas no contato com outras línguas e culturas por meio da internet. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563 10.25112/rpr.v3.2563 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2563/2932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 4-31 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125348589568 |