DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wartha, Roberta
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Francisco, Denise Arina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/759
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada sobre docência na educação infantil, na qual foram analisadas, dentre outras questões, práticas pedagógicas positivas nesse nível de ensino, bem como os condicionantes que contribuem para sua efetivação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foi trabalhado com o estudo de caso em uma instituição referência em qualidade na educação infantil no município de Farroupilha/RS. O estudo teve como participantes quatro professores da instituição referida, dos níveis de Maternal e Pré II, além da Direção, Vice-direção e Gestora3 da escola, analisando teorias, metodologias, influências e parcerias destaques na realização exemplar de suas práticas. A partir desta pesquisa, conclui-se que a prática do professor em educação infantil está alicerçada em pilares, como fundamentação teórica e metodológica, relações de afeto e diálogo com a criança, conhecimento da etapa de desenvolvimento, entre outras questões. A organização do profissional da área, juntamente com o planejamento e o favorecimento da instituição onde está, constituem-se como essenciais no desenvolvimento de seu trabalho. O olhar além da criança que está à sua frente faz a prática e a conduta do professor serem construídas mediante a realidade ali apresentada, tornando-o, assim, um profissional diferenciado e único. O apoio e o incentivo de toda equipe diretiva da instituição, coordenação pedagógica e demais envolvidos nesse meio contribuem no desenvolvimento dessa prática docente.Palavras-chave: Educação infantil. Formação docente. Escola de qualidade.
id Feevale-1_def5e6beeb9455f076f2e1719f0ab480
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/759
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIAEste artigo é fruto de uma pesquisa realizada sobre docência na educação infantil, na qual foram analisadas, dentre outras questões, práticas pedagógicas positivas nesse nível de ensino, bem como os condicionantes que contribuem para sua efetivação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foi trabalhado com o estudo de caso em uma instituição referência em qualidade na educação infantil no município de Farroupilha/RS. O estudo teve como participantes quatro professores da instituição referida, dos níveis de Maternal e Pré II, além da Direção, Vice-direção e Gestora3 da escola, analisando teorias, metodologias, influências e parcerias destaques na realização exemplar de suas práticas. A partir desta pesquisa, conclui-se que a prática do professor em educação infantil está alicerçada em pilares, como fundamentação teórica e metodológica, relações de afeto e diálogo com a criança, conhecimento da etapa de desenvolvimento, entre outras questões. A organização do profissional da área, juntamente com o planejamento e o favorecimento da instituição onde está, constituem-se como essenciais no desenvolvimento de seu trabalho. O olhar além da criança que está à sua frente faz a prática e a conduta do professor serem construídas mediante a realidade ali apresentada, tornando-o, assim, um profissional diferenciado e único. O apoio e o incentivo de toda equipe diretiva da instituição, coordenação pedagógica e demais envolvidos nesse meio contribuem no desenvolvimento dessa prática docente.Palavras-chave: Educação infantil. Formação docente. Escola de qualidade.Universidade Feevale2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/75910.25112/rp.v2i0.759Revista Prâksis; v. 2 (2013): Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz - Julho / Dezembro; 43-502448-19391807-111210.25112/rp.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/759/903Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessWartha, RobertaFrancisco, Denise Arina2017-07-06T22:10:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/759Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:10:10Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
title DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
spellingShingle DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
Wartha, Roberta
title_short DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
title_full DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
title_fullStr DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
title_full_unstemmed DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
title_sort DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA DE QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA
author Wartha, Roberta
author_facet Wartha, Roberta
Francisco, Denise Arina
author_role author
author2 Francisco, Denise Arina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wartha, Roberta
Francisco, Denise Arina
description Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada sobre docência na educação infantil, na qual foram analisadas, dentre outras questões, práticas pedagógicas positivas nesse nível de ensino, bem como os condicionantes que contribuem para sua efetivação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foi trabalhado com o estudo de caso em uma instituição referência em qualidade na educação infantil no município de Farroupilha/RS. O estudo teve como participantes quatro professores da instituição referida, dos níveis de Maternal e Pré II, além da Direção, Vice-direção e Gestora3 da escola, analisando teorias, metodologias, influências e parcerias destaques na realização exemplar de suas práticas. A partir desta pesquisa, conclui-se que a prática do professor em educação infantil está alicerçada em pilares, como fundamentação teórica e metodológica, relações de afeto e diálogo com a criança, conhecimento da etapa de desenvolvimento, entre outras questões. A organização do profissional da área, juntamente com o planejamento e o favorecimento da instituição onde está, constituem-se como essenciais no desenvolvimento de seu trabalho. O olhar além da criança que está à sua frente faz a prática e a conduta do professor serem construídas mediante a realidade ali apresentada, tornando-o, assim, um profissional diferenciado e único. O apoio e o incentivo de toda equipe diretiva da instituição, coordenação pedagógica e demais envolvidos nesse meio contribuem no desenvolvimento dessa prática docente.Palavras-chave: Educação infantil. Formação docente. Escola de qualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/759
10.25112/rp.v2i0.759
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/759
identifier_str_mv 10.25112/rp.v2i0.759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/759/903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2013): Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz - Julho / Dezembro; 43-50
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124290576384