REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos Leonor, Patrícia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Grippa Rui, Helania Mara, Villar Amado, Manuella, Quezada Meireles Leite, Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38
Resumo: O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequência Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor", para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodol´ógica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropiaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD "Revolução Genômica" proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares.
id IFES-1_470ea2c56ae02c4ab8316d53c946dd4b
oai_identifier_str oai::article/38
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSAEnsino de ciênciasEnsino de genéticaEnsino fundamentalSequência didáticaO presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequência Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor", para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodol´ógica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropiaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD "Revolução Genômica" proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3810.36524/dect.v2i02.38Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 68-802236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38/32Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos Leonor, PatríciaGrippa Rui, Helania Mara Villar Amado, Manuella Quezada Meireles Leite, Sidnei2019-10-17T21:39:11Zoai::article/38Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.953666Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
title REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
spellingShingle REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Bastos Leonor, Patrícia
Ensino de ciências
Ensino de genética
Ensino fundamental
Sequência didática
title_short REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
title_full REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
title_fullStr REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
title_full_unstemmed REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
title_sort REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
author Bastos Leonor, Patrícia
author_facet Bastos Leonor, Patrícia
Grippa Rui, Helania Mara
Villar Amado, Manuella
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author_role author
author2 Grippa Rui, Helania Mara
Villar Amado, Manuella
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos Leonor, Patrícia
Grippa Rui, Helania Mara
Villar Amado, Manuella
Quezada Meireles Leite, Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino de genética
Ensino fundamental
Sequência didática
topic Ensino de ciências
Ensino de genética
Ensino fundamental
Sequência didática
description O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequência Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor", para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodol´ógica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropiaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD "Revolução Genômica" proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38
10.36524/dect.v2i02.38
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38/32
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 68-80
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027470184448