REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38 |
Resumo: | O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequência Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor", para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodol´ógica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropiaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD "Revolução Genômica" proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares. |
id |
IFES-1_470ea2c56ae02c4ab8316d53c946dd4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/38 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSAEnsino de ciênciasEnsino de genéticaEnsino fundamentalSequência didáticaO presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequência Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor", para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodol´ógica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropiaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD "Revolução Genômica" proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3810.36524/dect.v2i02.38Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 68-802236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38/32Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos Leonor, PatríciaGrippa Rui, Helania Mara Villar Amado, Manuella Quezada Meireles Leite, Sidnei2019-10-17T21:39:11Zoai::article/38Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.953666Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA |
title |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA |
spellingShingle |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA Bastos Leonor, Patrícia Ensino de ciências Ensino de genética Ensino fundamental Sequência didática |
title_short |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA |
title_full |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA |
title_fullStr |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA |
title_full_unstemmed |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA |
title_sort |
REVOLUÇÃO GENÔMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA CTSA |
author |
Bastos Leonor, Patrícia |
author_facet |
Bastos Leonor, Patrícia Grippa Rui, Helania Mara Villar Amado, Manuella Quezada Meireles Leite, Sidnei |
author_role |
author |
author2 |
Grippa Rui, Helania Mara Villar Amado, Manuella Quezada Meireles Leite, Sidnei |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos Leonor, Patrícia Grippa Rui, Helania Mara Villar Amado, Manuella Quezada Meireles Leite, Sidnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino de genética Ensino fundamental Sequência didática |
topic |
Ensino de ciências Ensino de genética Ensino fundamental Sequência didática |
description |
O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequência Didática ao se utilizar revistas, jornais e o filme "prova de amor", para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de oitavo ano de uma escola pública no município de Vitória do Estado do Espírito Santo. A sequência didática foi baseada na proposta metodol´ógica dos Três Momentos Pedagógicos baseadas em Demétrio Delizoicov, José Angotti e Martha Pernambuco, usando a exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontaram que os alunos se apropiaram de muitos conceitos relativos à genética mostrando-se capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, acreditamos que a SD "Revolução Genômica" proposta nesse trabalho foi validada através da aplicação em sala de aula e avaliação dos pares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38 10.36524/dect.v2i02.38 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i02.38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/38/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 68-80 2236-2150 10.36524/dect.v2i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027470184448 |