A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sabrine Lino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vermelho, Sônia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de utilização da biblioteca em uma escola pública situada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro como forma de suscitar o interesse no ensino de ciências. Para tanto, foi contemplada a contextualização, a desalienação e a transformação da realidade tendo, como ponto de partida, a leitura de textos literários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido por meio das observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca se caracteriza como alternativa viável dentro do espaço escolar que impulsiona o interesse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos científicos e auxilia os professores na articulação e na mediação do ensino de ciências visando o alcance de uma educação comprometida com a realidade dos alunos, em especial, num território vulnerável.
id IFES-1_8b9fe7060e4ac8319d5fe46c92e0ac6f
oai_identifier_str oai::article/327
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS Biblioteca escolarEnsino de ciênciasLeituraContexto vulnerávelEste trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de utilização da biblioteca em uma escola pública situada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro como forma de suscitar o interesse no ensino de ciências. Para tanto, foi contemplada a contextualização, a desalienação e a transformação da realidade tendo, como ponto de partida, a leitura de textos literários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido por meio das observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca se caracteriza como alternativa viável dentro do espaço escolar que impulsiona o interesse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos científicos e auxilia os professores na articulação e na mediação do ensino de ciências visando o alcance de uma educação comprometida com a realidade dos alunos, em especial, num território vulnerável.Instituto Federal do Espírito Santo2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/32710.36524/ric.v4i1.327Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 1 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-752359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327/290Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Sabrine Lino Vermelho, Sônia Cristina 2019-12-02T13:30:51Zoai::article/327Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:37.554864Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
title A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
spellingShingle A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
Pinto, Sabrine Lino
Biblioteca escolar
Ensino de ciências
Leitura
Contexto vulnerável
title_short A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
title_full A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
title_fullStr A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
title_full_unstemmed A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
title_sort A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
author Pinto, Sabrine Lino
author_facet Pinto, Sabrine Lino
Vermelho, Sônia Cristina
author_role author
author2 Vermelho, Sônia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Sabrine Lino
Vermelho, Sônia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Ensino de ciências
Leitura
Contexto vulnerável
topic Biblioteca escolar
Ensino de ciências
Leitura
Contexto vulnerável
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de utilização da biblioteca em uma escola pública situada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro como forma de suscitar o interesse no ensino de ciências. Para tanto, foi contemplada a contextualização, a desalienação e a transformação da realidade tendo, como ponto de partida, a leitura de textos literários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido por meio das observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca se caracteriza como alternativa viável dentro do espaço escolar que impulsiona o interesse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos científicos e auxilia os professores na articulação e na mediação do ensino de ciências visando o alcance de uma educação comprometida com a realidade dos alunos, em especial, num território vulnerável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327
10.36524/ric.v4i1.327
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327
identifier_str_mv 10.36524/ric.v4i1.327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327/290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 1 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-75
2359-4799
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024825675776