A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de utilização da biblioteca em uma escola pública situada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro como forma de suscitar o interesse no ensino de ciências. Para tanto, foi contemplada a contextualização, a desalienação e a transformação da realidade tendo, como ponto de partida, a leitura de textos literários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido por meio das observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca se caracteriza como alternativa viável dentro do espaço escolar que impulsiona o interesse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos científicos e auxilia os professores na articulação e na mediação do ensino de ciências visando o alcance de uma educação comprometida com a realidade dos alunos, em especial, num território vulnerável. |
id |
IFES-1_8b9fe7060e4ac8319d5fe46c92e0ac6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/327 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS Biblioteca escolarEnsino de ciênciasLeituraContexto vulnerávelEste trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de utilização da biblioteca em uma escola pública situada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro como forma de suscitar o interesse no ensino de ciências. Para tanto, foi contemplada a contextualização, a desalienação e a transformação da realidade tendo, como ponto de partida, a leitura de textos literários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido por meio das observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca se caracteriza como alternativa viável dentro do espaço escolar que impulsiona o interesse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos científicos e auxilia os professores na articulação e na mediação do ensino de ciências visando o alcance de uma educação comprometida com a realidade dos alunos, em especial, num território vulnerável.Instituto Federal do Espírito Santo2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/32710.36524/ric.v4i1.327Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 1 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-752359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327/290Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Sabrine Lino Vermelho, Sônia Cristina 2019-12-02T13:30:51Zoai::article/327Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:37.554864Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS |
title |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS |
spellingShingle |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS Pinto, Sabrine Lino Biblioteca escolar Ensino de ciências Leitura Contexto vulnerável |
title_short |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS |
title_full |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS |
title_fullStr |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS |
title_full_unstemmed |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS |
title_sort |
A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS |
author |
Pinto, Sabrine Lino |
author_facet |
Pinto, Sabrine Lino Vermelho, Sônia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Vermelho, Sônia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Sabrine Lino Vermelho, Sônia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Ensino de ciências Leitura Contexto vulnerável |
topic |
Biblioteca escolar Ensino de ciências Leitura Contexto vulnerável |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de utilização da biblioteca em uma escola pública situada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro como forma de suscitar o interesse no ensino de ciências. Para tanto, foi contemplada a contextualização, a desalienação e a transformação da realidade tendo, como ponto de partida, a leitura de textos literários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido por meio das observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca se caracteriza como alternativa viável dentro do espaço escolar que impulsiona o interesse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos científicos e auxilia os professores na articulação e na mediação do ensino de ciências visando o alcance de uma educação comprometida com a realidade dos alunos, em especial, num território vulnerável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327 10.36524/ric.v4i1.327 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v4i1.327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/327/290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 1 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-75 2359-4799 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024825675776 |