PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas. |
id |
IFMT_1d978acef1f87215ee9f26b6bd501651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/433 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFormação de professorasensino de ciênciasanos iniciais do Ensino Fundamental.Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/43310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-5932526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433/228Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sheila Alves2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/433Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Almeida, Sheila Alves Formação de professoras ensino de ciências anos iniciais do Ensino Fundamental. |
title_short |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Almeida, Sheila Alves |
author_facet |
Almeida, Sheila Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Sheila Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professoras ensino de ciências anos iniciais do Ensino Fundamental. |
topic |
Formação de professoras ensino de ciências anos iniciais do Ensino Fundamental. |
description |
Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433/228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724022996992 |