PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
DOI: | 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas. |
id |
IFMT_1d978acef1f87215ee9f26b6bd501651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/433 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
spelling |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFormação de professorasensino de ciênciasanos iniciais do Ensino Fundamental.Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/43310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-5932526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433/228Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sheila Alves2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/433Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Almeida, Sheila Alves Formação de professoras ensino de ciências anos iniciais do Ensino Fundamental. Almeida, Sheila Alves Formação de professoras ensino de ciências anos iniciais do Ensino Fundamental. |
title_short |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Almeida, Sheila Alves |
author_facet |
Almeida, Sheila Alves Almeida, Sheila Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Sheila Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professoras ensino de ciências anos iniciais do Ensino Fundamental. |
topic |
Formação de professoras ensino de ciências anos iniciais do Ensino Fundamental. |
description |
Este trabalho apresenta um levantamento do perfil e prática das professoras dos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam ciências na Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que apesar da grande maioria das professoras possuírem curso superior e, portanto terem frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, essas disciplinas não influenciam suas práticas. Conclui-se que embora as professoras não neguem a importância das aulas de ciências esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. As aulas com atividades experimentais não se constituem como parte do cotidiano das práticas pedagógicas dessas professoras embora não neguem a importância das mesmas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/433/228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 578-593 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1822179453185294336 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 |