Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634 |
Resumo: | No contexto atual, a tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento da sociedade, e na educa??o n?o poderia ser diferente em se tratando das metodologias ativas da aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo relatar as experi?ncias formativas docentes durante est?gio supervisionado do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, em uma escola p?blica da rede estadual de ensino situada na cidade de Monte das Gameleiras, interior do estado do Rio Grande do Norte, desencadeadas a partir da utiliza??o das metodologias ativas para dar apoio ao ensino da inform?tica. Em raz?o da pandemia causada pela Covid-19 as atividades, antes presenciais, foram adaptadas para o modo h?brido (presenciais e remotas) com uma turma da 3? s?rie do ensino m?dio. Para a pr?tica pedag?gica, foram planejados materiais did?ticos para unir o ensino h?brido ?s metodologias ativas, em especial ao modelo de Sala de Aula Invertida, por meio de uma abordagem metodol?gica baseada em din?micas e jogos educativos. Os resultados mostraram que a uni?o da utiliza??o das metodologias ativas com o ensino h?brido favorece a aprendizagem e dinamiza o ensino proporcionando aulas mais atrativas. |
id |
IFPB_16f127fbc39f426a026426165b633651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2634 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gerana Celle Gomes da2022-12-23T10:58:26Z2022-12-23T10:58:26Z2021-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634No contexto atual, a tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento da sociedade, e na educa??o n?o poderia ser diferente em se tratando das metodologias ativas da aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo relatar as experi?ncias formativas docentes durante est?gio supervisionado do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, em uma escola p?blica da rede estadual de ensino situada na cidade de Monte das Gameleiras, interior do estado do Rio Grande do Norte, desencadeadas a partir da utiliza??o das metodologias ativas para dar apoio ao ensino da inform?tica. Em raz?o da pandemia causada pela Covid-19 as atividades, antes presenciais, foram adaptadas para o modo h?brido (presenciais e remotas) com uma turma da 3? s?rie do ensino m?dio. Para a pr?tica pedag?gica, foram planejados materiais did?ticos para unir o ensino h?brido ?s metodologias ativas, em especial ao modelo de Sala de Aula Invertida, por meio de uma abordagem metodol?gica baseada em din?micas e jogos educativos. Os resultados mostraram que a uni?o da utiliza??o das metodologias ativas com o ensino h?brido favorece a aprendizagem e dinamiza o ensino proporcionando aulas mais atrativas.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T10:58:26Z No. of bitstreams: 1 TCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdf: 1049518 bytes, checksum: f52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T10:58:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdf: 1049518 bytes, checksum: f52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16Forma??o docenteInform?ticaForma??o de ProfessorEst?gio CurricularEduca??o a dist?nciaMetodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdfTCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdfMonografia completaapplication/pdf1049518http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2634/1/TCC+Gerana+Celle+Gomes+da+Silva.pdff52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197MD51177683/26342022-12-23 07:58:26.467oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T10:58:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD |
title |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD |
spellingShingle |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD Silva, Gerana Celle Gomes da Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio Curricular Educa??o a dist?ncia |
title_short |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD |
title_full |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD |
title_fullStr |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD |
title_sort |
Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD |
author |
Silva, Gerana Celle Gomes da |
author_facet |
Silva, Gerana Celle Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gerana Celle Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio Curricular Educa??o a dist?ncia |
topic |
Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio Curricular Educa??o a dist?ncia |
description |
No contexto atual, a tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento da sociedade, e na educa??o n?o poderia ser diferente em se tratando das metodologias ativas da aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo relatar as experi?ncias formativas docentes durante est?gio supervisionado do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, em uma escola p?blica da rede estadual de ensino situada na cidade de Monte das Gameleiras, interior do estado do Rio Grande do Norte, desencadeadas a partir da utiliza??o das metodologias ativas para dar apoio ao ensino da inform?tica. Em raz?o da pandemia causada pela Covid-19 as atividades, antes presenciais, foram adaptadas para o modo h?brido (presenciais e remotas) com uma turma da 3? s?rie do ensino m?dio. Para a pr?tica pedag?gica, foram planejados materiais did?ticos para unir o ensino h?brido ?s metodologias ativas, em especial ao modelo de Sala de Aula Invertida, por meio de uma abordagem metodol?gica baseada em din?micas e jogos educativos. Os resultados mostraram que a uni?o da utiliza??o das metodologias ativas com o ensino h?brido favorece a aprendizagem e dinamiza o ensino proporcionando aulas mais atrativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-23T10:58:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-23T10:58:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2634/1/TCC+Gerana+Celle+Gomes+da+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446411849728 |