Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gerana Celle Gomes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634
Resumo: No contexto atual, a tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento da sociedade, e na educa??o n?o poderia ser diferente em se tratando das metodologias ativas da aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo relatar as experi?ncias formativas docentes durante est?gio supervisionado do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, em uma escola p?blica da rede estadual de ensino situada na cidade de Monte das Gameleiras, interior do estado do Rio Grande do Norte, desencadeadas a partir da utiliza??o das metodologias ativas para dar apoio ao ensino da inform?tica. Em raz?o da pandemia causada pela Covid-19 as atividades, antes presenciais, foram adaptadas para o modo h?brido (presenciais e remotas) com uma turma da 3? s?rie do ensino m?dio. Para a pr?tica pedag?gica, foram planejados materiais did?ticos para unir o ensino h?brido ?s metodologias ativas, em especial ao modelo de Sala de Aula Invertida, por meio de uma abordagem metodol?gica baseada em din?micas e jogos educativos. Os resultados mostraram que a uni?o da utiliza??o das metodologias ativas com o ensino h?brido favorece a aprendizagem e dinamiza o ensino proporcionando aulas mais atrativas.
id IFPB_16f127fbc39f426a026426165b633651
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2634
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Gerana Celle Gomes da2022-12-23T10:58:26Z2022-12-23T10:58:26Z2021-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634No contexto atual, a tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento da sociedade, e na educa??o n?o poderia ser diferente em se tratando das metodologias ativas da aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo relatar as experi?ncias formativas docentes durante est?gio supervisionado do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, em uma escola p?blica da rede estadual de ensino situada na cidade de Monte das Gameleiras, interior do estado do Rio Grande do Norte, desencadeadas a partir da utiliza??o das metodologias ativas para dar apoio ao ensino da inform?tica. Em raz?o da pandemia causada pela Covid-19 as atividades, antes presenciais, foram adaptadas para o modo h?brido (presenciais e remotas) com uma turma da 3? s?rie do ensino m?dio. Para a pr?tica pedag?gica, foram planejados materiais did?ticos para unir o ensino h?brido ?s metodologias ativas, em especial ao modelo de Sala de Aula Invertida, por meio de uma abordagem metodol?gica baseada em din?micas e jogos educativos. Os resultados mostraram que a uni?o da utiliza??o das metodologias ativas com o ensino h?brido favorece a aprendizagem e dinamiza o ensino proporcionando aulas mais atrativas.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T10:58:26Z No. of bitstreams: 1 TCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdf: 1049518 bytes, checksum: f52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T10:58:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdf: 1049518 bytes, checksum: f52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16Forma??o docenteInform?ticaForma??o de ProfessorEst?gio CurricularEduca??o a dist?nciaMetodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdfTCC Gerana Celle Gomes da Silva.pdfMonografia completaapplication/pdf1049518http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2634/1/TCC+Gerana+Celle+Gomes+da+Silva.pdff52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197MD51177683/26342022-12-23 07:58:26.467oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T10:58:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
title Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
spellingShingle Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
Silva, Gerana Celle Gomes da
Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio Curricular
Educa??o a dist?ncia
title_short Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
title_full Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
title_fullStr Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
title_sort Metodologias ativas no ensino h?brido: relato de experi?ncia em est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e inform?tica do IFPB - EaD
author Silva, Gerana Celle Gomes da
author_facet Silva, Gerana Celle Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gerana Celle Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio Curricular
Educa??o a dist?ncia
topic Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio Curricular
Educa??o a dist?ncia
description No contexto atual, a tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento da sociedade, e na educa??o n?o poderia ser diferente em se tratando das metodologias ativas da aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo relatar as experi?ncias formativas docentes durante est?gio supervisionado do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, em uma escola p?blica da rede estadual de ensino situada na cidade de Monte das Gameleiras, interior do estado do Rio Grande do Norte, desencadeadas a partir da utiliza??o das metodologias ativas para dar apoio ao ensino da inform?tica. Em raz?o da pandemia causada pela Covid-19 as atividades, antes presenciais, foram adaptadas para o modo h?brido (presenciais e remotas) com uma turma da 3? s?rie do ensino m?dio. Para a pr?tica pedag?gica, foram planejados materiais did?ticos para unir o ensino h?brido ?s metodologias ativas, em especial ao modelo de Sala de Aula Invertida, por meio de uma abordagem metodol?gica baseada em din?micas e jogos educativos. Os resultados mostraram que a uni?o da utiliza??o das metodologias ativas com o ensino h?brido favorece a aprendizagem e dinamiza o ensino proporcionando aulas mais atrativas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T10:58:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-23T10:58:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2634/1/TCC+Gerana+Celle+Gomes+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f52d6bdd7038ebc408c449ee1c044197
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446411849728