Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Emerson Richardson da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633
Resumo: Este trabalho tem como finalidade realizar uma reflex?o acerca do uso de softwares no laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica localizada na Para?ba, com base no levantamento de dados efetuados durante o Est?gio Supervisionado I, enquanto processo de forma??o docente, do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, a dist?ncia, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFPB), campus Cajazeiras. O est?gio foi realizado durante o 5? per?odo do curso em tela, no segundo semestre de 2019, diante do acompanhamento de aulas das disciplinas de Matem?tica e de Geografia, na turma do 6? ano do ensino fundamental. Diante disso, surgiu a curiosidade de verificar quais softwares foram instalados para que os alunos pudessem manusear o computador; que softwares eles utilizavam para criar e editar textos, elaborar planilhas. Do ponto de vista metodol?gico para a escrita deste texto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras da escola em que o est?gio foi realizado, com o intu?do de coletar informa??es acerca dos softwares instalados nos computadores do laborat?rio de inform?tica, assim como relatos de experi?ncia formativa docente, decorrentes do Est?gio Supervisionado. Em face aos dados obtidos, verificou-se, inicialmente, a inexist?ncia de um t?cnico de inform?tica respons?vel pelo laborat?rio escolar, al?m disso, identificou-se a utiliza??o de softwares propriet?rios no laborat?rio em quest?o, fazendo com que tenha a preocupa??o relacionada ? gastos, por parte da gest?o escolar, com mensalidades ou anuidades de softwares propriet?rios. Diante disso, considera-se que o software livre se constitui como ferramenta equivalente, que pode ser adotado pela escola, resultando, portanto, em poss?vel economia dos recursos p?blicos, al?m de possibilitar a independ?ncia de pagamento de licen?a para utiliza??o. Desse modo, entende-se que com a propaga??o da ideia de utiliza??o de softwares livres, a comunidade desenvolvedora crescer? de maneira a melhorar cada vez mais os softwares livres eliminando a possibilidade de ficar ref?m a um determinado software propriet?rio.
id IFPB_0c6c4401a9add01a3d712703db299bd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2633
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Medeiros, Emerson Richardson da Silva2022-12-23T10:50:19Z2022-12-23T10:50:19Z2021-12-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633Este trabalho tem como finalidade realizar uma reflex?o acerca do uso de softwares no laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica localizada na Para?ba, com base no levantamento de dados efetuados durante o Est?gio Supervisionado I, enquanto processo de forma??o docente, do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, a dist?ncia, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFPB), campus Cajazeiras. O est?gio foi realizado durante o 5? per?odo do curso em tela, no segundo semestre de 2019, diante do acompanhamento de aulas das disciplinas de Matem?tica e de Geografia, na turma do 6? ano do ensino fundamental. Diante disso, surgiu a curiosidade de verificar quais softwares foram instalados para que os alunos pudessem manusear o computador; que softwares eles utilizavam para criar e editar textos, elaborar planilhas. Do ponto de vista metodol?gico para a escrita deste texto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras da escola em que o est?gio foi realizado, com o intu?do de coletar informa??es acerca dos softwares instalados nos computadores do laborat?rio de inform?tica, assim como relatos de experi?ncia formativa docente, decorrentes do Est?gio Supervisionado. Em face aos dados obtidos, verificou-se, inicialmente, a inexist?ncia de um t?cnico de inform?tica respons?vel pelo laborat?rio escolar, al?m disso, identificou-se a utiliza??o de softwares propriet?rios no laborat?rio em quest?o, fazendo com que tenha a preocupa??o relacionada ? gastos, por parte da gest?o escolar, com mensalidades ou anuidades de softwares propriet?rios. Diante disso, considera-se que o software livre se constitui como ferramenta equivalente, que pode ser adotado pela escola, resultando, portanto, em poss?vel economia dos recursos p?blicos, al?m de possibilitar a independ?ncia de pagamento de licen?a para utiliza??o. Desse modo, entende-se que com a propaga??o da ideia de utiliza??o de softwares livres, a comunidade desenvolvedora crescer? de maneira a melhorar cada vez mais os softwares livres eliminando a possibilidade de ficar ref?m a um determinado software propriet?rio.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T10:50:19Z No. of bitstreams: 1 TCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdf: 1144710 bytes, checksum: 56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T10:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdf: 1144710 bytes, checksum: 56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03Forma??o docenteInform?ticaForma??o de ProfessorEst?gio CurricularEscola P?blicaExperi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdfTCC Emerson Richardson da Silva Medeiros.pdfapplication/pdf1144710http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2633/1/TCC+Emerson+Richardson+da+Silva+Medeiros.pdf56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5MD51177683/26332022-12-23 07:50:19.306oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T10:50:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
title Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
spellingShingle Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
Medeiros, Emerson Richardson da Silva
Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio Curricular
Escola P?blica
title_short Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
title_full Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
title_fullStr Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
title_full_unstemmed Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
title_sort Experi?ncia de est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica: reflex?es sobre a utiliza??o de softwares em um laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica
author Medeiros, Emerson Richardson da Silva
author_facet Medeiros, Emerson Richardson da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Emerson Richardson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio Curricular
Escola P?blica
topic Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio Curricular
Escola P?blica
description Este trabalho tem como finalidade realizar uma reflex?o acerca do uso de softwares no laborat?rio de inform?tica de uma escola p?blica localizada na Para?ba, com base no levantamento de dados efetuados durante o Est?gio Supervisionado I, enquanto processo de forma??o docente, do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, a dist?ncia, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFPB), campus Cajazeiras. O est?gio foi realizado durante o 5? per?odo do curso em tela, no segundo semestre de 2019, diante do acompanhamento de aulas das disciplinas de Matem?tica e de Geografia, na turma do 6? ano do ensino fundamental. Diante disso, surgiu a curiosidade de verificar quais softwares foram instalados para que os alunos pudessem manusear o computador; que softwares eles utilizavam para criar e editar textos, elaborar planilhas. Do ponto de vista metodol?gico para a escrita deste texto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras da escola em que o est?gio foi realizado, com o intu?do de coletar informa??es acerca dos softwares instalados nos computadores do laborat?rio de inform?tica, assim como relatos de experi?ncia formativa docente, decorrentes do Est?gio Supervisionado. Em face aos dados obtidos, verificou-se, inicialmente, a inexist?ncia de um t?cnico de inform?tica respons?vel pelo laborat?rio escolar, al?m disso, identificou-se a utiliza??o de softwares propriet?rios no laborat?rio em quest?o, fazendo com que tenha a preocupa??o relacionada ? gastos, por parte da gest?o escolar, com mensalidades ou anuidades de softwares propriet?rios. Diante disso, considera-se que o software livre se constitui como ferramenta equivalente, que pode ser adotado pela escola, resultando, portanto, em poss?vel economia dos recursos p?blicos, al?m de possibilitar a independ?ncia de pagamento de licen?a para utiliza??o. Desse modo, entende-se que com a propaga??o da ideia de utiliza??o de softwares livres, a comunidade desenvolvedora crescer? de maneira a melhorar cada vez mais os softwares livres eliminando a possibilidade de ficar ref?m a um determinado software propriet?rio.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T10:50:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-23T10:50:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2633/1/TCC+Emerson+Richardson+da+Silva+Medeiros.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56d814b0d582e97d5c7a6fcdc2ab0ae5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446409752576