Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209 |
Resumo: | Objetivo: Analisar o n?vel de atividade f?sica e a rela??o com a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do n?cleo II da cidade de Sousa ? PB. M?todos: A pesquisa foi de car?ter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 escolares do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado para avalia??o da participa??o nas aulas de Educa??o F?sica foi o question?rio de Darido et al (2004), e para analisar o n?vel de atividade f?sica foi utilizado o Question?rio Internacional de Atividade F?sica IPAQ (vers?o curta). Resultados: Os resultados encontrados apontam que 52% dos escolares est?o ativos; 36% insuficientemente ativos e; 12% muito ativos. Observou-se que o percentual de escolares participantes das aulas de Educa??o F?sica considerados ativos, foi de 52,9% contra 33,3% dos que n?o participam das aulas, j? os alunos que encontram-se como insuficientemente ativo, os que participam das aulas s?o de 35,3%, enquanto os que n?o participam apresentam um total de 50%. Conclus?o: Pode-se observar que os alunos que participam das aulas foram considerados ativos em maior propor??o, quando comparados com os alunos que n?o participam das aulas de Educa??o F?sica. Desse modo, ent?o, deve-se buscar estrat?gias metodol?gicas que motivem as crian?as e adolescentes a participarem das aulas de Educa??o F?sica, no sentido de que essa pr?tica na escola ir? contribuir para h?bitos saud?veis que influenciem de forma positiva na sa?de dos escolares ao longo da vida. |
id |
IFPB_368becd2bd281345fc05272acb5f010a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2209 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Anna Karoliny Braga2022-07-19T12:11:16Z2022-07-19T12:11:16Z2018-03-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209Objetivo: Analisar o n?vel de atividade f?sica e a rela??o com a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do n?cleo II da cidade de Sousa ? PB. M?todos: A pesquisa foi de car?ter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 escolares do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado para avalia??o da participa??o nas aulas de Educa??o F?sica foi o question?rio de Darido et al (2004), e para analisar o n?vel de atividade f?sica foi utilizado o Question?rio Internacional de Atividade F?sica IPAQ (vers?o curta). Resultados: Os resultados encontrados apontam que 52% dos escolares est?o ativos; 36% insuficientemente ativos e; 12% muito ativos. Observou-se que o percentual de escolares participantes das aulas de Educa??o F?sica considerados ativos, foi de 52,9% contra 33,3% dos que n?o participam das aulas, j? os alunos que encontram-se como insuficientemente ativo, os que participam das aulas s?o de 35,3%, enquanto os que n?o participam apresentam um total de 50%. Conclus?o: Pode-se observar que os alunos que participam das aulas foram considerados ativos em maior propor??o, quando comparados com os alunos que n?o participam das aulas de Educa??o F?sica. Desse modo, ent?o, deve-se buscar estrat?gias metodol?gicas que motivem as crian?as e adolescentes a participarem das aulas de Educa??o F?sica, no sentido de que essa pr?tica na escola ir? contribuir para h?bitos saud?veis que influenciem de forma positiva na sa?de dos escolares ao longo da vida.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-19T12:00:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdf: 717226 bytes, checksum: 4c7924603ec3282c9f258e067e309479 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-19T12:11:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdf: 717226 bytes, checksum: 4c7924603ec3282c9f258e067e309479 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-19T12:11:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdf: 717226 bytes, checksum: 4c7924603ec3282c9f258e067e309479 (MD5) Previous issue date: 2018-03-01Atividade F?sica - N?velEduca??o F?sicaEscolaresParticipa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdfTCC - ANNA KAROLINY BRAGA MOREIRA.pdfapplication/pdf717226http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2209/1/TCC+-+ANNA+KAROLINY+BRAGA+MOREIRA.pdf4c7924603ec3282c9f258e067e309479MD51177683/22092022-07-19 09:11:16.795oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2209Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-19T12:11:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB |
title |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB |
spellingShingle |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB Moreira, Anna Karoliny Braga Atividade F?sica - N?vel Educa??o F?sica Escolares |
title_short |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB |
title_full |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB |
title_fullStr |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB |
title_full_unstemmed |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB |
title_sort |
Participa??o nas aulas de Educa??o F?sica e o n?vel de atividade f?sica em escolares de Sousa-PB |
author |
Moreira, Anna Karoliny Braga |
author_facet |
Moreira, Anna Karoliny Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Anna Karoliny Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade F?sica - N?vel Educa??o F?sica Escolares |
topic |
Atividade F?sica - N?vel Educa??o F?sica Escolares |
description |
Objetivo: Analisar o n?vel de atividade f?sica e a rela??o com a participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em escolares dos anos finais do Ensino Fundamental do n?cleo II da cidade de Sousa ? PB. M?todos: A pesquisa foi de car?ter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 142 escolares do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado para avalia??o da participa??o nas aulas de Educa??o F?sica foi o question?rio de Darido et al (2004), e para analisar o n?vel de atividade f?sica foi utilizado o Question?rio Internacional de Atividade F?sica IPAQ (vers?o curta). Resultados: Os resultados encontrados apontam que 52% dos escolares est?o ativos; 36% insuficientemente ativos e; 12% muito ativos. Observou-se que o percentual de escolares participantes das aulas de Educa??o F?sica considerados ativos, foi de 52,9% contra 33,3% dos que n?o participam das aulas, j? os alunos que encontram-se como insuficientemente ativo, os que participam das aulas s?o de 35,3%, enquanto os que n?o participam apresentam um total de 50%. Conclus?o: Pode-se observar que os alunos que participam das aulas foram considerados ativos em maior propor??o, quando comparados com os alunos que n?o participam das aulas de Educa??o F?sica. Desse modo, ent?o, deve-se buscar estrat?gias metodol?gicas que motivem as crian?as e adolescentes a participarem das aulas de Educa??o F?sica, no sentido de que essa pr?tica na escola ir? contribuir para h?bitos saud?veis que influenciem de forma positiva na sa?de dos escolares ao longo da vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-19T12:11:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-19T12:11:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2209/1/TCC+-+ANNA+KAROLINY+BRAGA+MOREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c7924603ec3282c9f258e067e309479 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660443346862080 |