GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783 |
Resumo: | Levando em considera??o a relev?ncia da gamifica??o no processo educativo, objetivamos, neste estudo, compreender a import?ncia do uso de recursos tecnol?gicos na educa??o. Realizou-se um estudo bibliogr?fico de cunho qualitativo. Constatou-se que a aplica??o de aulas com atividades gamificadas trazem motiva??o e engajamento dos estudantes. Aferimos que a gamifica??o possibilita ao aluno a autoavalia??o diante do seu conhecimento em rela??o ao conte?do abordado, al?m do engajamento, atratividade, motiva??o e potencial estrat?gia no processo de aprendizagem. No estudo foi sugerida uma atividade gamificada para aplica??o no ensino t?cnico. Nesse contexto, compreendemos que a utiliza??o de atividades gamificadas trazem uma ressignifica??o dos conte?dos estudados. |
id |
IFPB_440872c8ab8001751d785cdefa10e4b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2783 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO2023-02-16T18:58:19Z2023-02-16T18:58:19Z2022-05-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783Levando em considera??o a relev?ncia da gamifica??o no processo educativo, objetivamos, neste estudo, compreender a import?ncia do uso de recursos tecnol?gicos na educa??o. Realizou-se um estudo bibliogr?fico de cunho qualitativo. Constatou-se que a aplica??o de aulas com atividades gamificadas trazem motiva??o e engajamento dos estudantes. Aferimos que a gamifica??o possibilita ao aluno a autoavalia??o diante do seu conhecimento em rela??o ao conte?do abordado, al?m do engajamento, atratividade, motiva??o e potencial estrat?gia no processo de aprendizagem. No estudo foi sugerida uma atividade gamificada para aplica??o no ensino t?cnico. Nesse contexto, compreendemos que a utiliza??o de atividades gamificadas trazem uma ressignifica??o dos conte?dos estudados.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-02-16T15:12:02Z No. of bitstreams: 2 tcc_Maria Rizoneide_ept.pdf: 574824 bytes, checksum: f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017 (MD5) RI Rizoneide.pdf: 1856494 bytes, checksum: 8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-02-16T18:58:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Maria Rizoneide_ept.pdf: 574824 bytes, checksum: f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017 (MD5) RI Rizoneide.pdf: 1856494 bytes, checksum: 8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-16T18:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_Maria Rizoneide_ept.pdf: 574824 bytes, checksum: f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017 (MD5) RI Rizoneide.pdf: 1856494 bytes, checksum: 8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3 (MD5) Previous issue date: 2022-05-04n?o h?estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem.GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALtcc_Maria Rizoneide_ept.pdftcc_Maria Rizoneide_ept.pdfapplication/pdf574824http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/1/tcc_Maria+Rizoneide_ept.pdff9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017MD51RI Rizoneide.pdfRI Rizoneide.pdfapplication/pdf1856494http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/2/RI+Rizoneide.pdf8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3MD52177683/27832023-02-16 15:58:19.129oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-02-16T18:58:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO |
title |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO |
spellingShingle |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem. |
title_short |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO |
title_full |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO |
title_fullStr |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO |
title_full_unstemmed |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO |
title_sort |
GAMIFICA??O COMO RECURSO METODOL?GICO NO FOMENTO AO APRENDIZADO |
author |
PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO |
author_facet |
PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PONTES, MARIA RIZONEIDE ARA?JO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem. |
topic |
estrat?gia metodol?gica; gamifica??o; aprendizagem. |
description |
Levando em considera??o a relev?ncia da gamifica??o no processo educativo, objetivamos, neste estudo, compreender a import?ncia do uso de recursos tecnol?gicos na educa??o. Realizou-se um estudo bibliogr?fico de cunho qualitativo. Constatou-se que a aplica??o de aulas com atividades gamificadas trazem motiva??o e engajamento dos estudantes. Aferimos que a gamifica??o possibilita ao aluno a autoavalia??o diante do seu conhecimento em rela??o ao conte?do abordado, al?m do engajamento, atratividade, motiva??o e potencial estrat?gia no processo de aprendizagem. No estudo foi sugerida uma atividade gamificada para aplica??o no ensino t?cnico. Nesse contexto, compreendemos que a utiliza??o de atividades gamificadas trazem uma ressignifica??o dos conte?dos estudados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-16T18:58:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-16T18:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/1/tcc_Maria+Rizoneide_ept.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2783/2/RI+Rizoneide.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9f75fdb4642e5ce4ac2942550ee1017 8994805fac06f21c3932b31c1f751cb3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447647072256 |