Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3842 |
Resumo: | A presente pesquisa, produzida no ?mbito do Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o Profissional e Tecnol?gica, tem como objetivo analisar o est?gio supervisionado no curr?culo do Ensino M?dio Integrado com base nas concep??es de trabalho como princ?pio educativo e de pr?tica profissional como princ?pio pedag?gico na forma??o integral dos estudantes. Partindo dessa base, orienta-se uma proposta curricular de integra??o entre o pensar e o fazer no est?gio supervisionado na Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Para alcance do objetivo proposto, a metodologia caracteriza-se por uma pesquisa emp?rica dedicada ao estudo do est?gio supervisionado no Curso T?cnico Integrado em Inform?tica do Instituto Federal do Cear?, Campus Acopiara. Com abordagem quali-quantitativa, recorre-se ?s etapas de pesquisa documental, visando a an?lise do referido componente curricular no Projeto Pedag?gico do Curso, e de pesquisa de campo, com a finalidade de investigar as concep??es dos professores e alunos sobre o objeto de estudo. O referencial te?rico aponta que o Ensino M?dio Integrado constitui-se como uma proposta pedag?gica comprometida com a forma??o integral dos sujeitos. O trabalho enquanto princ?pio educativo na Educa??o Profissional contribui para a supera??o de uma forma??o pautada nos ditames econ?micos e mercadol?gicos, que visa, prioritariamente, a manuten??o da for?a de trabalho. A pr?tica profissional como princ?pio pedag?gico, mediante as contribui??es da Did?tica Profissional, favorece a utiliza??o de t?cnicas que possibilitam um conhecimento aprofundado do ambiente de trabalho no qual o estudante ? inserido para realiza??o da sua atividade. O est?gio, por sua vez, configura-se como ato educativo que oportuniza o aprendizado de compet?ncias pr?prias da atividade profissional, contribuindo para a contextualiza??o curricular. A pesquisa documental registra que o est?gio supervisionado est? presente no Projeto Pedag?gico do Curso de forma n?o-obrigat?ria, tendo como finalidade a troca de experi?ncias e aprendizado com os profissionais que atuam no mundo do trabalho. J? os resultados da pesquisa de campo evidenciam que, para os professores, o est?gio supervisionado caracteriza-se como uma atividade formativa essencial e momento de aplica??o dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, aproximando os estudantes do campo de atua??o profissional. Para os estudantes, o est?gio ? uma atividade pr?tica de aprendizagem realizada sob supervis?o, que possibilita a aquisi??o de experi?ncia para o ?mercado? de trabalho. Visando incentivar a viv?ncia do est?gio supervisionado na institui??o pesquisada, o produto educacional, denominado vitrine de est?gio, ? voltado para professores e estudantes e indica institui??es/empresas que oferecem oportunidades para realiza??o do est?gio, acompanhado de uma cartilha contendo o passo a passo para realiza??o dessa atividade curricular no ?mbito do Instituto Federal do Cear?. Compreende-se que esse trabalho assume uma concep??o de curr?culo integrado, sendo o est?gio parte integrante dessa proposta, e aponta caminhos que se alinham com a vis?o de uma Educa??o Profissional e Tecnol?gica pautada na centralidade do ser humano e no seu enfrentamento da realidade imposta pelo capitalismo. |
id |
IFPB_550fb71d10b66a48b34ab7edadfa4908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3842 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Alex de Oliveira2024-07-29T11:07:01Z2024-07-29T11:07:01Z2024-07-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3842A presente pesquisa, produzida no ?mbito do Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o Profissional e Tecnol?gica, tem como objetivo analisar o est?gio supervisionado no curr?culo do Ensino M?dio Integrado com base nas concep??es de trabalho como princ?pio educativo e de pr?tica profissional como princ?pio pedag?gico na forma??o integral dos estudantes. Partindo dessa base, orienta-se uma proposta curricular de integra??o entre o pensar e o fazer no est?gio supervisionado na Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Para alcance do objetivo proposto, a metodologia caracteriza-se por uma pesquisa emp?rica dedicada ao estudo do est?gio supervisionado no Curso T?cnico Integrado em Inform?tica do Instituto Federal do Cear?, Campus Acopiara. Com abordagem quali-quantitativa, recorre-se ?s etapas de pesquisa documental, visando a an?lise do referido componente curricular no Projeto Pedag?gico do Curso, e de pesquisa de campo, com a finalidade de investigar as concep??es dos professores e alunos sobre o objeto de estudo. O referencial te?rico aponta que o Ensino M?dio Integrado constitui-se como uma proposta pedag?gica comprometida com a forma??o integral dos sujeitos. O trabalho enquanto princ?pio educativo na Educa??o Profissional contribui para a supera??o de uma forma??o pautada nos ditames econ?micos e mercadol?gicos, que visa, prioritariamente, a manuten??o da for?a de trabalho. A pr?tica profissional como princ?pio pedag?gico, mediante as contribui??es da Did?tica Profissional, favorece a utiliza??o de t?cnicas que possibilitam um conhecimento aprofundado do ambiente de trabalho no qual o estudante ? inserido para realiza??o da sua atividade. O est?gio, por sua vez, configura-se como ato educativo que oportuniza o aprendizado de compet?ncias pr?prias da atividade profissional, contribuindo para a contextualiza??o curricular. A pesquisa documental registra que o est?gio supervisionado est? presente no Projeto Pedag?gico do Curso de forma n?o-obrigat?ria, tendo como finalidade a troca de experi?ncias e aprendizado com os profissionais que atuam no mundo do trabalho. J? os resultados da pesquisa de campo evidenciam que, para os professores, o est?gio supervisionado caracteriza-se como uma atividade formativa essencial e momento de aplica??o dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, aproximando os estudantes do campo de atua??o profissional. Para os estudantes, o est?gio ? uma atividade pr?tica de aprendizagem realizada sob supervis?o, que possibilita a aquisi??o de experi?ncia para o ?mercado? de trabalho. Visando incentivar a viv?ncia do est?gio supervisionado na institui??o pesquisada, o produto educacional, denominado vitrine de est?gio, ? voltado para professores e estudantes e indica institui??es/empresas que oferecem oportunidades para realiza??o do est?gio, acompanhado de uma cartilha contendo o passo a passo para realiza??o dessa atividade curricular no ?mbito do Instituto Federal do Cear?. Compreende-se que esse trabalho assume uma concep??o de curr?culo integrado, sendo o est?gio parte integrante dessa proposta, e aponta caminhos que se alinham com a vis?o de uma Educa??o Profissional e Tecnol?gica pautada na centralidade do ser humano e no seu enfrentamento da realidade imposta pelo capitalismo.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-07-26T15:46:34Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o ProfEPT - Alex de Oliveira Silva - Ficha Catalogra?fica e Folha de Avaliac?a?o.pdf: 1715326 bytes, checksum: 6d9797b905bd86649ec6d77d2581d1e6 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2024-07-29T11:07:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o ProfEPT - Alex de Oliveira Silva - Ficha Catalogra?fica e Folha de Avaliac?a?o.pdf: 1715326 bytes, checksum: 6d9797b905bd86649ec6d77d2581d1e6 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-29T11:07:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o ProfEPT - Alex de Oliveira Silva - Ficha Catalogra?fica e Folha de Avaliac?a?o.pdf: 1715326 bytes, checksum: 6d9797b905bd86649ec6d77d2581d1e6 (MD5) Previous issue date: 2024-07-29Est?gio SupervisionadoEnsino M?dio IntegradoEduca??o Profissional e Tecnol?gicaTrabalhoPr?tica ProfissionalEst?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDIsserta??oInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALDissertac?a?o ProfEPT - Alex de Oliveira Silva - Ficha Catalogra?fica e Folha de Avaliac?a?o.pdfDissertac?a?o ProfEPT - Alex de Oliveira Silva - Ficha Catalogra?fica e Folha de Avaliac?a?o.pdfapplication/pdf1715326http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3842/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+ProfEPT+-+Alex+de+Oliveira+Silva+-+Ficha+Catalogra%CC%81fica+e+Folha+de+Avaliac%CC%A7a%CC%83o.pdf6d9797b905bd86649ec6d77d2581d1e6MD51177683/38422024-07-29 08:07:01.931oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-07-29T11:07:01Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE |
title |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE |
spellingShingle |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE Silva, Alex de Oliveira Est?gio Supervisionado Ensino M?dio Integrado Educa??o Profissional e Tecnol?gica Trabalho Pr?tica Profissional |
title_short |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE |
title_full |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE |
title_fullStr |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE |
title_full_unstemmed |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE |
title_sort |
Est?gio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino m?dio integrado em inform?tica do IFCE |
author |
Silva, Alex de Oliveira |
author_facet |
Silva, Alex de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alex de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Est?gio Supervisionado Ensino M?dio Integrado Educa??o Profissional e Tecnol?gica Trabalho Pr?tica Profissional |
topic |
Est?gio Supervisionado Ensino M?dio Integrado Educa??o Profissional e Tecnol?gica Trabalho Pr?tica Profissional |
description |
A presente pesquisa, produzida no ?mbito do Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o Profissional e Tecnol?gica, tem como objetivo analisar o est?gio supervisionado no curr?culo do Ensino M?dio Integrado com base nas concep??es de trabalho como princ?pio educativo e de pr?tica profissional como princ?pio pedag?gico na forma??o integral dos estudantes. Partindo dessa base, orienta-se uma proposta curricular de integra??o entre o pensar e o fazer no est?gio supervisionado na Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Para alcance do objetivo proposto, a metodologia caracteriza-se por uma pesquisa emp?rica dedicada ao estudo do est?gio supervisionado no Curso T?cnico Integrado em Inform?tica do Instituto Federal do Cear?, Campus Acopiara. Com abordagem quali-quantitativa, recorre-se ?s etapas de pesquisa documental, visando a an?lise do referido componente curricular no Projeto Pedag?gico do Curso, e de pesquisa de campo, com a finalidade de investigar as concep??es dos professores e alunos sobre o objeto de estudo. O referencial te?rico aponta que o Ensino M?dio Integrado constitui-se como uma proposta pedag?gica comprometida com a forma??o integral dos sujeitos. O trabalho enquanto princ?pio educativo na Educa??o Profissional contribui para a supera??o de uma forma??o pautada nos ditames econ?micos e mercadol?gicos, que visa, prioritariamente, a manuten??o da for?a de trabalho. A pr?tica profissional como princ?pio pedag?gico, mediante as contribui??es da Did?tica Profissional, favorece a utiliza??o de t?cnicas que possibilitam um conhecimento aprofundado do ambiente de trabalho no qual o estudante ? inserido para realiza??o da sua atividade. O est?gio, por sua vez, configura-se como ato educativo que oportuniza o aprendizado de compet?ncias pr?prias da atividade profissional, contribuindo para a contextualiza??o curricular. A pesquisa documental registra que o est?gio supervisionado est? presente no Projeto Pedag?gico do Curso de forma n?o-obrigat?ria, tendo como finalidade a troca de experi?ncias e aprendizado com os profissionais que atuam no mundo do trabalho. J? os resultados da pesquisa de campo evidenciam que, para os professores, o est?gio supervisionado caracteriza-se como uma atividade formativa essencial e momento de aplica??o dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, aproximando os estudantes do campo de atua??o profissional. Para os estudantes, o est?gio ? uma atividade pr?tica de aprendizagem realizada sob supervis?o, que possibilita a aquisi??o de experi?ncia para o ?mercado? de trabalho. Visando incentivar a viv?ncia do est?gio supervisionado na institui??o pesquisada, o produto educacional, denominado vitrine de est?gio, ? voltado para professores e estudantes e indica institui??es/empresas que oferecem oportunidades para realiza??o do est?gio, acompanhado de uma cartilha contendo o passo a passo para realiza??o dessa atividade curricular no ?mbito do Instituto Federal do Cear?. Compreende-se que esse trabalho assume uma concep??o de curr?culo integrado, sendo o est?gio parte integrante dessa proposta, e aponta caminhos que se alinham com a vis?o de uma Educa??o Profissional e Tecnol?gica pautada na centralidade do ser humano e no seu enfrentamento da realidade imposta pelo capitalismo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-29T11:07:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-29T11:07:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3842 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3842/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+ProfEPT+-+Alex+de+Oliveira+Silva+-+Ficha+Catalogra%CC%81fica+e+Folha+de+Avaliac%CC%A7a%CC%83o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d9797b905bd86649ec6d77d2581d1e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1810022431231836160 |