ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOBIAS, LILIANE SANTOS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2358
Resumo: O presente artigo tem por objetivo fomentar a discuss?o sobre a interven??o cr?tico-reflexiva no est?gio curricular, considerando a necessidade de media??o te?rico-pr?tica para a constru??o das aprendizagens na educa??o profissional. Volta-se para o exerc?cio de apreens?o dos discentes sobre as demandas cotidianas que perpassam os diferentes espa?os profissionais em que se inserem como estagi?rios, buscando alternativas para resolu??o das problem?ticas identificadas. Para tanto, propomos a execu??o de uma oficina de elabora??o de projetos como metodologia a ser utilizada para viabilizar a constru??o de propostas interventivas qualificadas. A discuss?o te?rica est? fundamentada na perspectiva ontol?gica, apropriando-se de referenciais hist?rico-dial?ticos. Entendemos que a pr?tica pedag?gica problematizadora, que reflete sobre o real e apresenta alternativas anal?tico-cr?ticas, traz contributos ao processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que a forma??o profissional ultrapasse o vi?s pragm?tico, voltando-se a uma perspectiva emancipadora de transforma??o da realidade, tendo a pr?xis como categoria mediadora.
id IFPB_ae568f8c024f5c6ca6607cd0f68f786e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2358
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling TOBIAS, LILIANE SANTOS2022-09-02T21:46:26Z2022-09-02T21:46:26Z2022-04-23http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2358O presente artigo tem por objetivo fomentar a discuss?o sobre a interven??o cr?tico-reflexiva no est?gio curricular, considerando a necessidade de media??o te?rico-pr?tica para a constru??o das aprendizagens na educa??o profissional. Volta-se para o exerc?cio de apreens?o dos discentes sobre as demandas cotidianas que perpassam os diferentes espa?os profissionais em que se inserem como estagi?rios, buscando alternativas para resolu??o das problem?ticas identificadas. Para tanto, propomos a execu??o de uma oficina de elabora??o de projetos como metodologia a ser utilizada para viabilizar a constru??o de propostas interventivas qualificadas. A discuss?o te?rica est? fundamentada na perspectiva ontol?gica, apropriando-se de referenciais hist?rico-dial?ticos. Entendemos que a pr?tica pedag?gica problematizadora, que reflete sobre o real e apresenta alternativas anal?tico-cr?ticas, traz contributos ao processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que a forma??o profissional ultrapasse o vi?s pragm?tico, voltando-se a uma perspectiva emancipadora de transforma??o da realidade, tendo a pr?xis como categoria mediadora.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-29T17:54:09Z No. of bitstreams: 2 LILIANE SANTOS TOBIAS.pdf: 593103 bytes, checksum: 94442bf1b106c881ab8b9828f1c1d570 (MD5) LILIANE SANTOS TOBIAS.pdf: 434428 bytes, checksum: 2f9273a56a8eb129fe4ea2a7bd24715f (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T21:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LILIANE SANTOS TOBIAS.pdf: 593103 bytes, checksum: 94442bf1b106c881ab8b9828f1c1d570 (MD5) LILIANE SANTOS TOBIAS.pdf: 434428 bytes, checksum: 2f9273a56a8eb129fe4ea2a7bd24715f (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-02T21:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LILIANE SANTOS TOBIAS.pdf: 593103 bytes, checksum: 94442bf1b106c881ab8b9828f1c1d570 (MD5) LILIANE SANTOS TOBIAS.pdf: 434428 bytes, checksum: 2f9273a56a8eb129fe4ea2a7bd24715f (MD5) Previous issue date: 2022-04-23N?O H?.est?gioforma??o profissionalinterven??o teoria-pr?ticapr?xisARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLILIANE SANTOS TOBIAS.pdfLILIANE SANTOS TOBIAS.pdfapplication/pdf593103http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2358/1/LILIANE+SANTOS+TOBIAS.pdf94442bf1b106c881ab8b9828f1c1d570MD51LILIANE SANTOS TOBIAS.pdfLILIANE SANTOS TOBIAS.pdfapplication/pdf434428http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2358/2/LILIANE+SANTOS+TOBIAS.pdf2f9273a56a8eb129fe4ea2a7bd24715fMD52177683/23582022-09-02 18:46:26.914oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2358Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-02T21:46:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
title ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
spellingShingle ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
TOBIAS, LILIANE SANTOS
est?gio
forma??o profissional
interven??o teoria-pr?tica
pr?xis
title_short ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
title_full ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
title_fullStr ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
title_full_unstemmed ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
title_sort ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA NA FORMA??O PROFISSIONAL: PROPOSTA DE INTERVEN??O CR?TICO REFLEXIVA NO EST?GIO CURRICULAR CAMPINA GRANDE 2022
author TOBIAS, LILIANE SANTOS
author_facet TOBIAS, LILIANE SANTOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOBIAS, LILIANE SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv est?gio
forma??o profissional
interven??o teoria-pr?tica
pr?xis
topic est?gio
forma??o profissional
interven??o teoria-pr?tica
pr?xis
description O presente artigo tem por objetivo fomentar a discuss?o sobre a interven??o cr?tico-reflexiva no est?gio curricular, considerando a necessidade de media??o te?rico-pr?tica para a constru??o das aprendizagens na educa??o profissional. Volta-se para o exerc?cio de apreens?o dos discentes sobre as demandas cotidianas que perpassam os diferentes espa?os profissionais em que se inserem como estagi?rios, buscando alternativas para resolu??o das problem?ticas identificadas. Para tanto, propomos a execu??o de uma oficina de elabora??o de projetos como metodologia a ser utilizada para viabilizar a constru??o de propostas interventivas qualificadas. A discuss?o te?rica est? fundamentada na perspectiva ontol?gica, apropriando-se de referenciais hist?rico-dial?ticos. Entendemos que a pr?tica pedag?gica problematizadora, que reflete sobre o real e apresenta alternativas anal?tico-cr?ticas, traz contributos ao processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que a forma??o profissional ultrapasse o vi?s pragm?tico, voltando-se a uma perspectiva emancipadora de transforma??o da realidade, tendo a pr?xis como categoria mediadora.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T21:46:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T21:46:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2358
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2358/1/LILIANE+SANTOS+TOBIAS.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2358/2/LILIANE+SANTOS+TOBIAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94442bf1b106c881ab8b9828f1c1d570
2f9273a56a8eb129fe4ea2a7bd24715f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444847374336