A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Maxsonara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Fonseca, Rossane Keile Sales, Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho, Gon?alo, Rildo Cariri
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855
Resumo: O artigo em quest?o discorre sobre a import?ncia do est?gio supervisionado para a qualifica??o docente. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a import?ncia do Est?gio Supervisionado para a forma??o deprofessores, relatada pelos alunos do curso de Especializa??o no ensino de Ci?ncias e Matem?tica do IFPB e como objetivos espec?ficos: investigar as contribui??es do Est?gio Supervisionado para forma??o docente; identificar como a viv?ncia do Est?gio Supervisionado colabora para o processo de constru??o do professor; avaliar a participa??o efetiva do Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor e conhecer as compet?ncias e habilidades, que s?o desenvolvidas durante a realiza??o do Est?gio Supervisionado, visando responder o questionamento: A pr?tica do Est?gio Supervisionado realmente tem contribu?do para a forma??o de professores ou tem sido apenas mais um componente curricular obrigat?rio nos cursos de licenciatura? Com rela??o ? metodologia, otipo pesquisa utilizado foi ? qualitativa, oinstrumento de coleta de dados foi ? aplica??o de um question?rio, contendo oito quest?es objetivas, o qual foi enviado aos sujeitos participantes por meio de um aplicativo e ap?s respondidos foram devolvidos utilizando o mesmo aplicativo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa s?o os alunos que est?o concluindo o respectivo curso de especializa??o no per?odo de 2020.2. Foram abordadas quest?es relativas ao est?gio como forma de possibilitar a rela??o entre teoria e pr?tica e tamb?m umamaior viv?ncia com a realidade escolar. Desta forma pode-se concluir que o Est?gio Supervisionado ? um instrumento indispens?vel para a forma??o do futuro professor, pois ele enriquece a forma??o inicial dos licenciados quando possibilita a sua introdu??o no ambiente escolar. Por meio dele, os alunos tamb?m t?m a oportunidade de observar e intervir no contexto escolar, podendo adquirir a aptid?o necess?ria, atrav?s do conhecimento do campo no qual ir?o atuar e assim, fazer com que se sintam mais seguros e preparados quando forem exercer efetivamente a profiss?o de professor.
id IFPB_70e62bc6bd25b72006489e4b6ae1a81a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1855
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling de Freitas, Maxsonarada Fonseca, Rossane Keile SalesSegunda, Maria Laurentina de Medeiros CarvalhoGon?alo, Rildo Cariri2022-03-22T00:04:30Z2022-03-22T00:04:30Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855O artigo em quest?o discorre sobre a import?ncia do est?gio supervisionado para a qualifica??o docente. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a import?ncia do Est?gio Supervisionado para a forma??o deprofessores, relatada pelos alunos do curso de Especializa??o no ensino de Ci?ncias e Matem?tica do IFPB e como objetivos espec?ficos: investigar as contribui??es do Est?gio Supervisionado para forma??o docente; identificar como a viv?ncia do Est?gio Supervisionado colabora para o processo de constru??o do professor; avaliar a participa??o efetiva do Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor e conhecer as compet?ncias e habilidades, que s?o desenvolvidas durante a realiza??o do Est?gio Supervisionado, visando responder o questionamento: A pr?tica do Est?gio Supervisionado realmente tem contribu?do para a forma??o de professores ou tem sido apenas mais um componente curricular obrigat?rio nos cursos de licenciatura? Com rela??o ? metodologia, otipo pesquisa utilizado foi ? qualitativa, oinstrumento de coleta de dados foi ? aplica??o de um question?rio, contendo oito quest?es objetivas, o qual foi enviado aos sujeitos participantes por meio de um aplicativo e ap?s respondidos foram devolvidos utilizando o mesmo aplicativo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa s?o os alunos que est?o concluindo o respectivo curso de especializa??o no per?odo de 2020.2. Foram abordadas quest?es relativas ao est?gio como forma de possibilitar a rela??o entre teoria e pr?tica e tamb?m umamaior viv?ncia com a realidade escolar. Desta forma pode-se concluir que o Est?gio Supervisionado ? um instrumento indispens?vel para a forma??o do futuro professor, pois ele enriquece a forma??o inicial dos licenciados quando possibilita a sua introdu??o no ambiente escolar. Por meio dele, os alunos tamb?m t?m a oportunidade de observar e intervir no contexto escolar, podendo adquirir a aptid?o necess?ria, atrav?s do conhecimento do campo no qual ir?o atuar e assim, fazer com que se sintam mais seguros e preparados quando forem exercer efetivamente a profiss?o de professor.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-21T19:52:14Z No. of bitstreams: 2 A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdf: 430512 bytes, checksum: 1266392b4312761d8a77c113b7ef8375 (MD5) Ata de defesa_Maxsonara.pdf: 205704 bytes, checksum: b046bd08375f39330c8bd19296c6d019 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-22T00:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdf: 430512 bytes, checksum: 1266392b4312761d8a77c113b7ef8375 (MD5) Ata de defesa_Maxsonara.pdf: 205704 bytes, checksum: b046bd08375f39330c8bd19296c6d019 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T00:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdf: 430512 bytes, checksum: 1266392b4312761d8a77c113b7ef8375 (MD5) Ata de defesa_Maxsonara.pdf: 205704 bytes, checksum: b046bd08375f39330c8bd19296c6d019 (MD5) Previous issue date: 2020-12EstagioForma??oImport?nciaProfessorA IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?bainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALA IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdfA IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdfapplication/pdf430512http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/1/A+IMPORT%C3%82NCIA+DO+EST%C3%81GIO+SUPERVISIONADO+PARA+A+FORMA%C3%87%C3%83O+DE+PROFESSORES_Tcc.pdf1266392b4312761d8a77c113b7ef8375MD51Ata de defesa_Maxsonara.pdfAta de defesa_Maxsonara.pdfapplication/pdf205704http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/2/Ata+de+defesa_Maxsonara.pdfb046bd08375f39330c8bd19296c6d019MD52177683/18552022-03-21 21:04:30.415oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1855Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-22T00:04:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
title A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
spellingShingle A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
de Freitas, Maxsonara
Estagio
Forma??o
Import?ncia
Professor
title_short A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
title_full A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
title_fullStr A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
title_full_unstemmed A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
title_sort A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
author de Freitas, Maxsonara
author_facet de Freitas, Maxsonara
da Fonseca, Rossane Keile Sales
Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho
Gon?alo, Rildo Cariri
author_role author
author2 da Fonseca, Rossane Keile Sales
Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho
Gon?alo, Rildo Cariri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Maxsonara
da Fonseca, Rossane Keile Sales
Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho
Gon?alo, Rildo Cariri
dc.subject.por.fl_str_mv Estagio
Forma??o
Import?ncia
Professor
topic Estagio
Forma??o
Import?ncia
Professor
description O artigo em quest?o discorre sobre a import?ncia do est?gio supervisionado para a qualifica??o docente. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a import?ncia do Est?gio Supervisionado para a forma??o deprofessores, relatada pelos alunos do curso de Especializa??o no ensino de Ci?ncias e Matem?tica do IFPB e como objetivos espec?ficos: investigar as contribui??es do Est?gio Supervisionado para forma??o docente; identificar como a viv?ncia do Est?gio Supervisionado colabora para o processo de constru??o do professor; avaliar a participa??o efetiva do Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor e conhecer as compet?ncias e habilidades, que s?o desenvolvidas durante a realiza??o do Est?gio Supervisionado, visando responder o questionamento: A pr?tica do Est?gio Supervisionado realmente tem contribu?do para a forma??o de professores ou tem sido apenas mais um componente curricular obrigat?rio nos cursos de licenciatura? Com rela??o ? metodologia, otipo pesquisa utilizado foi ? qualitativa, oinstrumento de coleta de dados foi ? aplica??o de um question?rio, contendo oito quest?es objetivas, o qual foi enviado aos sujeitos participantes por meio de um aplicativo e ap?s respondidos foram devolvidos utilizando o mesmo aplicativo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa s?o os alunos que est?o concluindo o respectivo curso de especializa??o no per?odo de 2020.2. Foram abordadas quest?es relativas ao est?gio como forma de possibilitar a rela??o entre teoria e pr?tica e tamb?m umamaior viv?ncia com a realidade escolar. Desta forma pode-se concluir que o Est?gio Supervisionado ? um instrumento indispens?vel para a forma??o do futuro professor, pois ele enriquece a forma??o inicial dos licenciados quando possibilita a sua introdu??o no ambiente escolar. Por meio dele, os alunos tamb?m t?m a oportunidade de observar e intervir no contexto escolar, podendo adquirir a aptid?o necess?ria, atrav?s do conhecimento do campo no qual ir?o atuar e assim, fazer com que se sintam mais seguros e preparados quando forem exercer efetivamente a profiss?o de professor.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T00:04:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T00:04:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/1/A+IMPORT%C3%82NCIA+DO+EST%C3%81GIO+SUPERVISIONADO+PARA+A+FORMA%C3%87%C3%83O+DE+PROFESSORES_Tcc.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/2/Ata+de+defesa_Maxsonara.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1266392b4312761d8a77c113b7ef8375
b046bd08375f39330c8bd19296c6d019
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441288507392