A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855 |
Resumo: | O artigo em quest?o discorre sobre a import?ncia do est?gio supervisionado para a qualifica??o docente. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a import?ncia do Est?gio Supervisionado para a forma??o deprofessores, relatada pelos alunos do curso de Especializa??o no ensino de Ci?ncias e Matem?tica do IFPB e como objetivos espec?ficos: investigar as contribui??es do Est?gio Supervisionado para forma??o docente; identificar como a viv?ncia do Est?gio Supervisionado colabora para o processo de constru??o do professor; avaliar a participa??o efetiva do Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor e conhecer as compet?ncias e habilidades, que s?o desenvolvidas durante a realiza??o do Est?gio Supervisionado, visando responder o questionamento: A pr?tica do Est?gio Supervisionado realmente tem contribu?do para a forma??o de professores ou tem sido apenas mais um componente curricular obrigat?rio nos cursos de licenciatura? Com rela??o ? metodologia, otipo pesquisa utilizado foi ? qualitativa, oinstrumento de coleta de dados foi ? aplica??o de um question?rio, contendo oito quest?es objetivas, o qual foi enviado aos sujeitos participantes por meio de um aplicativo e ap?s respondidos foram devolvidos utilizando o mesmo aplicativo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa s?o os alunos que est?o concluindo o respectivo curso de especializa??o no per?odo de 2020.2. Foram abordadas quest?es relativas ao est?gio como forma de possibilitar a rela??o entre teoria e pr?tica e tamb?m umamaior viv?ncia com a realidade escolar. Desta forma pode-se concluir que o Est?gio Supervisionado ? um instrumento indispens?vel para a forma??o do futuro professor, pois ele enriquece a forma??o inicial dos licenciados quando possibilita a sua introdu??o no ambiente escolar. Por meio dele, os alunos tamb?m t?m a oportunidade de observar e intervir no contexto escolar, podendo adquirir a aptid?o necess?ria, atrav?s do conhecimento do campo no qual ir?o atuar e assim, fazer com que se sintam mais seguros e preparados quando forem exercer efetivamente a profiss?o de professor. |
id |
IFPB_70e62bc6bd25b72006489e4b6ae1a81a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1855 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
de Freitas, Maxsonarada Fonseca, Rossane Keile SalesSegunda, Maria Laurentina de Medeiros CarvalhoGon?alo, Rildo Cariri2022-03-22T00:04:30Z2022-03-22T00:04:30Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855O artigo em quest?o discorre sobre a import?ncia do est?gio supervisionado para a qualifica??o docente. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a import?ncia do Est?gio Supervisionado para a forma??o deprofessores, relatada pelos alunos do curso de Especializa??o no ensino de Ci?ncias e Matem?tica do IFPB e como objetivos espec?ficos: investigar as contribui??es do Est?gio Supervisionado para forma??o docente; identificar como a viv?ncia do Est?gio Supervisionado colabora para o processo de constru??o do professor; avaliar a participa??o efetiva do Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor e conhecer as compet?ncias e habilidades, que s?o desenvolvidas durante a realiza??o do Est?gio Supervisionado, visando responder o questionamento: A pr?tica do Est?gio Supervisionado realmente tem contribu?do para a forma??o de professores ou tem sido apenas mais um componente curricular obrigat?rio nos cursos de licenciatura? Com rela??o ? metodologia, otipo pesquisa utilizado foi ? qualitativa, oinstrumento de coleta de dados foi ? aplica??o de um question?rio, contendo oito quest?es objetivas, o qual foi enviado aos sujeitos participantes por meio de um aplicativo e ap?s respondidos foram devolvidos utilizando o mesmo aplicativo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa s?o os alunos que est?o concluindo o respectivo curso de especializa??o no per?odo de 2020.2. Foram abordadas quest?es relativas ao est?gio como forma de possibilitar a rela??o entre teoria e pr?tica e tamb?m umamaior viv?ncia com a realidade escolar. Desta forma pode-se concluir que o Est?gio Supervisionado ? um instrumento indispens?vel para a forma??o do futuro professor, pois ele enriquece a forma??o inicial dos licenciados quando possibilita a sua introdu??o no ambiente escolar. Por meio dele, os alunos tamb?m t?m a oportunidade de observar e intervir no contexto escolar, podendo adquirir a aptid?o necess?ria, atrav?s do conhecimento do campo no qual ir?o atuar e assim, fazer com que se sintam mais seguros e preparados quando forem exercer efetivamente a profiss?o de professor.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-21T19:52:14Z No. of bitstreams: 2 A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdf: 430512 bytes, checksum: 1266392b4312761d8a77c113b7ef8375 (MD5) Ata de defesa_Maxsonara.pdf: 205704 bytes, checksum: b046bd08375f39330c8bd19296c6d019 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-22T00:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdf: 430512 bytes, checksum: 1266392b4312761d8a77c113b7ef8375 (MD5) Ata de defesa_Maxsonara.pdf: 205704 bytes, checksum: b046bd08375f39330c8bd19296c6d019 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T00:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdf: 430512 bytes, checksum: 1266392b4312761d8a77c113b7ef8375 (MD5) Ata de defesa_Maxsonara.pdf: 205704 bytes, checksum: b046bd08375f39330c8bd19296c6d019 (MD5) Previous issue date: 2020-12EstagioForma??oImport?nciaProfessorA IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?bainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALA IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdfA IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES_Tcc.pdfapplication/pdf430512http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/1/A+IMPORT%C3%82NCIA+DO+EST%C3%81GIO+SUPERVISIONADO+PARA+A+FORMA%C3%87%C3%83O+DE+PROFESSORES_Tcc.pdf1266392b4312761d8a77c113b7ef8375MD51Ata de defesa_Maxsonara.pdfAta de defesa_Maxsonara.pdfapplication/pdf205704http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/2/Ata+de+defesa_Maxsonara.pdfb046bd08375f39330c8bd19296c6d019MD52177683/18552022-03-21 21:04:30.415oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1855Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-22T00:04:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba |
title |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba |
spellingShingle |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba de Freitas, Maxsonara Estagio Forma??o Import?ncia Professor |
title_short |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba |
title_full |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba |
title_fullStr |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba |
title_full_unstemmed |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba |
title_sort |
A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especializa??o no Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba |
author |
de Freitas, Maxsonara |
author_facet |
de Freitas, Maxsonara da Fonseca, Rossane Keile Sales Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho Gon?alo, Rildo Cariri |
author_role |
author |
author2 |
da Fonseca, Rossane Keile Sales Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho Gon?alo, Rildo Cariri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Maxsonara da Fonseca, Rossane Keile Sales Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho Gon?alo, Rildo Cariri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estagio Forma??o Import?ncia Professor |
topic |
Estagio Forma??o Import?ncia Professor |
description |
O artigo em quest?o discorre sobre a import?ncia do est?gio supervisionado para a qualifica??o docente. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a import?ncia do Est?gio Supervisionado para a forma??o deprofessores, relatada pelos alunos do curso de Especializa??o no ensino de Ci?ncias e Matem?tica do IFPB e como objetivos espec?ficos: investigar as contribui??es do Est?gio Supervisionado para forma??o docente; identificar como a viv?ncia do Est?gio Supervisionado colabora para o processo de constru??o do professor; avaliar a participa??o efetiva do Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor e conhecer as compet?ncias e habilidades, que s?o desenvolvidas durante a realiza??o do Est?gio Supervisionado, visando responder o questionamento: A pr?tica do Est?gio Supervisionado realmente tem contribu?do para a forma??o de professores ou tem sido apenas mais um componente curricular obrigat?rio nos cursos de licenciatura? Com rela??o ? metodologia, otipo pesquisa utilizado foi ? qualitativa, oinstrumento de coleta de dados foi ? aplica??o de um question?rio, contendo oito quest?es objetivas, o qual foi enviado aos sujeitos participantes por meio de um aplicativo e ap?s respondidos foram devolvidos utilizando o mesmo aplicativo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa s?o os alunos que est?o concluindo o respectivo curso de especializa??o no per?odo de 2020.2. Foram abordadas quest?es relativas ao est?gio como forma de possibilitar a rela??o entre teoria e pr?tica e tamb?m umamaior viv?ncia com a realidade escolar. Desta forma pode-se concluir que o Est?gio Supervisionado ? um instrumento indispens?vel para a forma??o do futuro professor, pois ele enriquece a forma??o inicial dos licenciados quando possibilita a sua introdu??o no ambiente escolar. Por meio dele, os alunos tamb?m t?m a oportunidade de observar e intervir no contexto escolar, podendo adquirir a aptid?o necess?ria, atrav?s do conhecimento do campo no qual ir?o atuar e assim, fazer com que se sintam mais seguros e preparados quando forem exercer efetivamente a profiss?o de professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-22T00:04:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-22T00:04:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/1/A+IMPORT%C3%82NCIA+DO+EST%C3%81GIO+SUPERVISIONADO+PARA+A+FORMA%C3%87%C3%83O+DE+PROFESSORES_Tcc.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1855/2/Ata+de+defesa_Maxsonara.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1266392b4312761d8a77c113b7ef8375 b046bd08375f39330c8bd19296c6d019 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441288507392 |