Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431 |
Resumo: | Este estudo busca aprofundar a compreens?o dos desafios enfrentados por alunos com diferentes ritmos de aprendizado na educa??o, evidenciando concep??es equivocadas que contribuem para a segrega??o sutil desses estudantes. Destacamos a import?ncia de esclarecer as diferen?as entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos/Dist?rbios de Aprendizagem, sublinhando que as primeiras s?o quest?es pedag?gicas, enquanto as ?ltimas t?m origem neurobiol?gica, exigindo avalia??o abrangente para diagn?stico. Focando na discalculia, transtorno que impacta habilidades matem?ticas, a pesquisa utiliza revis?o bibliogr?fica com abordagem qualitativa e explorat?ria para explorar percep??es de futuros professores e compreender suas implica??es no ensino de matem?tica, identificando obst?culos no ensino-aprendizagem e propondo estrat?gias inclusivas. Os resultados revelam lacunas na forma??o de professores e indicam a urg?ncia de programas de capacita??o. Destacando a necessidade de estrat?gias pedag?gicas adaptadas para alunos com discalculia, ressaltando a import?ncia da sensibilidade docente e do apoio multidisciplinar no diagn?stico. A condu??o da pesquisa baseou-se em uma revis?o bibliogr?fica, com crit?rios de inclus?o abrangendo artigos publicados, centrados no ensino e aprendizagem da discalculia. Inicialmente, 25 artigos foram selecionados com base na relev?ncia, atualidade, profundidade das informa??es e confiabilidade das fontes. Em uma segunda etapa, 7 artigos foram escolhidos, atendendo integralmente aos crit?rios estabelecidos. A sele??o final considerou a capacidade dos artigos de oferecer uma idealiza??o valiosa sobre o conhecimento autorreflexivo dos professores e sua influ?ncia na pr?tica pedag?gica, alinhando-se ao objetivo central da pesquisa. |
id |
IFPB_7cd3d89838b7f09e896ef36963411a23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3431 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Arley Manoel Martins dos2023-12-26T20:57:26Z2023-12-26T20:57:26Z2023-12-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431Este estudo busca aprofundar a compreens?o dos desafios enfrentados por alunos com diferentes ritmos de aprendizado na educa??o, evidenciando concep??es equivocadas que contribuem para a segrega??o sutil desses estudantes. Destacamos a import?ncia de esclarecer as diferen?as entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos/Dist?rbios de Aprendizagem, sublinhando que as primeiras s?o quest?es pedag?gicas, enquanto as ?ltimas t?m origem neurobiol?gica, exigindo avalia??o abrangente para diagn?stico. Focando na discalculia, transtorno que impacta habilidades matem?ticas, a pesquisa utiliza revis?o bibliogr?fica com abordagem qualitativa e explorat?ria para explorar percep??es de futuros professores e compreender suas implica??es no ensino de matem?tica, identificando obst?culos no ensino-aprendizagem e propondo estrat?gias inclusivas. Os resultados revelam lacunas na forma??o de professores e indicam a urg?ncia de programas de capacita??o. Destacando a necessidade de estrat?gias pedag?gicas adaptadas para alunos com discalculia, ressaltando a import?ncia da sensibilidade docente e do apoio multidisciplinar no diagn?stico. A condu??o da pesquisa baseou-se em uma revis?o bibliogr?fica, com crit?rios de inclus?o abrangendo artigos publicados, centrados no ensino e aprendizagem da discalculia. Inicialmente, 25 artigos foram selecionados com base na relev?ncia, atualidade, profundidade das informa??es e confiabilidade das fontes. Em uma segunda etapa, 7 artigos foram escolhidos, atendendo integralmente aos crit?rios estabelecidos. A sele??o final considerou a capacidade dos artigos de oferecer uma idealiza??o valiosa sobre o conhecimento autorreflexivo dos professores e sua influ?ncia na pr?tica pedag?gica, alinhando-se ao objetivo central da pesquisa.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-12-26T20:57:26Z No. of bitstreams: 1 TCC de Arley Santos.pdf: 540760 bytes, checksum: b65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-26T20:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC de Arley Santos.pdf: 540760 bytes, checksum: b65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0 (MD5) Previous issue date: 2023-12-26Educa??o Matem?ticaEnsino de matem?ticaDiscalculiaDiscalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Arley Santos.pdfTCC de Arley Santos.pdfapplication/pdf540760http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3431/1/TCC+de+Arley+Santos.pdfb65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0MD51177683/34312023-12-26 17:57:26.329oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-26T20:57:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica |
title |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica |
spellingShingle |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica Santos, Arley Manoel Martins dos Educa??o Matem?tica Ensino de matem?tica Discalculia |
title_short |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica |
title_full |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica |
title_fullStr |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica |
title_full_unstemmed |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica |
title_sort |
Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica |
author |
Santos, Arley Manoel Martins dos |
author_facet |
Santos, Arley Manoel Martins dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Arley Manoel Martins dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o Matem?tica Ensino de matem?tica Discalculia |
topic |
Educa??o Matem?tica Ensino de matem?tica Discalculia |
description |
Este estudo busca aprofundar a compreens?o dos desafios enfrentados por alunos com diferentes ritmos de aprendizado na educa??o, evidenciando concep??es equivocadas que contribuem para a segrega??o sutil desses estudantes. Destacamos a import?ncia de esclarecer as diferen?as entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos/Dist?rbios de Aprendizagem, sublinhando que as primeiras s?o quest?es pedag?gicas, enquanto as ?ltimas t?m origem neurobiol?gica, exigindo avalia??o abrangente para diagn?stico. Focando na discalculia, transtorno que impacta habilidades matem?ticas, a pesquisa utiliza revis?o bibliogr?fica com abordagem qualitativa e explorat?ria para explorar percep??es de futuros professores e compreender suas implica??es no ensino de matem?tica, identificando obst?culos no ensino-aprendizagem e propondo estrat?gias inclusivas. Os resultados revelam lacunas na forma??o de professores e indicam a urg?ncia de programas de capacita??o. Destacando a necessidade de estrat?gias pedag?gicas adaptadas para alunos com discalculia, ressaltando a import?ncia da sensibilidade docente e do apoio multidisciplinar no diagn?stico. A condu??o da pesquisa baseou-se em uma revis?o bibliogr?fica, com crit?rios de inclus?o abrangendo artigos publicados, centrados no ensino e aprendizagem da discalculia. Inicialmente, 25 artigos foram selecionados com base na relev?ncia, atualidade, profundidade das informa??es e confiabilidade das fontes. Em uma segunda etapa, 7 artigos foram escolhidos, atendendo integralmente aos crit?rios estabelecidos. A sele??o final considerou a capacidade dos artigos de oferecer uma idealiza??o valiosa sobre o conhecimento autorreflexivo dos professores e sua influ?ncia na pr?tica pedag?gica, alinhando-se ao objetivo central da pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-26T20:57:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-26T20:57:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3431/1/TCC+de+Arley+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452864786432 |