Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arley Manoel Martins dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431
Resumo: Este estudo busca aprofundar a compreens?o dos desafios enfrentados por alunos com diferentes ritmos de aprendizado na educa??o, evidenciando concep??es equivocadas que contribuem para a segrega??o sutil desses estudantes. Destacamos a import?ncia de esclarecer as diferen?as entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos/Dist?rbios de Aprendizagem, sublinhando que as primeiras s?o quest?es pedag?gicas, enquanto as ?ltimas t?m origem neurobiol?gica, exigindo avalia??o abrangente para diagn?stico. Focando na discalculia, transtorno que impacta habilidades matem?ticas, a pesquisa utiliza revis?o bibliogr?fica com abordagem qualitativa e explorat?ria para explorar percep??es de futuros professores e compreender suas implica??es no ensino de matem?tica, identificando obst?culos no ensino-aprendizagem e propondo estrat?gias inclusivas. Os resultados revelam lacunas na forma??o de professores e indicam a urg?ncia de programas de capacita??o. Destacando a necessidade de estrat?gias pedag?gicas adaptadas para alunos com discalculia, ressaltando a import?ncia da sensibilidade docente e do apoio multidisciplinar no diagn?stico. A condu??o da pesquisa baseou-se em uma revis?o bibliogr?fica, com crit?rios de inclus?o abrangendo artigos publicados, centrados no ensino e aprendizagem da discalculia. Inicialmente, 25 artigos foram selecionados com base na relev?ncia, atualidade, profundidade das informa??es e confiabilidade das fontes. Em uma segunda etapa, 7 artigos foram escolhidos, atendendo integralmente aos crit?rios estabelecidos. A sele??o final considerou a capacidade dos artigos de oferecer uma idealiza??o valiosa sobre o conhecimento autorreflexivo dos professores e sua influ?ncia na pr?tica pedag?gica, alinhando-se ao objetivo central da pesquisa.
id IFPB_7cd3d89838b7f09e896ef36963411a23
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3431
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Arley Manoel Martins dos2023-12-26T20:57:26Z2023-12-26T20:57:26Z2023-12-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431Este estudo busca aprofundar a compreens?o dos desafios enfrentados por alunos com diferentes ritmos de aprendizado na educa??o, evidenciando concep??es equivocadas que contribuem para a segrega??o sutil desses estudantes. Destacamos a import?ncia de esclarecer as diferen?as entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos/Dist?rbios de Aprendizagem, sublinhando que as primeiras s?o quest?es pedag?gicas, enquanto as ?ltimas t?m origem neurobiol?gica, exigindo avalia??o abrangente para diagn?stico. Focando na discalculia, transtorno que impacta habilidades matem?ticas, a pesquisa utiliza revis?o bibliogr?fica com abordagem qualitativa e explorat?ria para explorar percep??es de futuros professores e compreender suas implica??es no ensino de matem?tica, identificando obst?culos no ensino-aprendizagem e propondo estrat?gias inclusivas. Os resultados revelam lacunas na forma??o de professores e indicam a urg?ncia de programas de capacita??o. Destacando a necessidade de estrat?gias pedag?gicas adaptadas para alunos com discalculia, ressaltando a import?ncia da sensibilidade docente e do apoio multidisciplinar no diagn?stico. A condu??o da pesquisa baseou-se em uma revis?o bibliogr?fica, com crit?rios de inclus?o abrangendo artigos publicados, centrados no ensino e aprendizagem da discalculia. Inicialmente, 25 artigos foram selecionados com base na relev?ncia, atualidade, profundidade das informa??es e confiabilidade das fontes. Em uma segunda etapa, 7 artigos foram escolhidos, atendendo integralmente aos crit?rios estabelecidos. A sele??o final considerou a capacidade dos artigos de oferecer uma idealiza??o valiosa sobre o conhecimento autorreflexivo dos professores e sua influ?ncia na pr?tica pedag?gica, alinhando-se ao objetivo central da pesquisa.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-12-26T20:57:26Z No. of bitstreams: 1 TCC de Arley Santos.pdf: 540760 bytes, checksum: b65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-26T20:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC de Arley Santos.pdf: 540760 bytes, checksum: b65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0 (MD5) Previous issue date: 2023-12-26Educa??o Matem?ticaEnsino de matem?ticaDiscalculiaDiscalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Arley Santos.pdfTCC de Arley Santos.pdfapplication/pdf540760http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3431/1/TCC+de+Arley+Santos.pdfb65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0MD51177683/34312023-12-26 17:57:26.329oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-26T20:57:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
title Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
spellingShingle Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
Santos, Arley Manoel Martins dos
Educa??o Matem?tica
Ensino de matem?tica
Discalculia
title_short Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
title_full Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
title_fullStr Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
title_full_unstemmed Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
title_sort Discalculia: possibilidades Para o ensino e aprendizagem da Matem?tica
author Santos, Arley Manoel Martins dos
author_facet Santos, Arley Manoel Martins dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Arley Manoel Martins dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o Matem?tica
Ensino de matem?tica
Discalculia
topic Educa??o Matem?tica
Ensino de matem?tica
Discalculia
description Este estudo busca aprofundar a compreens?o dos desafios enfrentados por alunos com diferentes ritmos de aprendizado na educa??o, evidenciando concep??es equivocadas que contribuem para a segrega??o sutil desses estudantes. Destacamos a import?ncia de esclarecer as diferen?as entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos/Dist?rbios de Aprendizagem, sublinhando que as primeiras s?o quest?es pedag?gicas, enquanto as ?ltimas t?m origem neurobiol?gica, exigindo avalia??o abrangente para diagn?stico. Focando na discalculia, transtorno que impacta habilidades matem?ticas, a pesquisa utiliza revis?o bibliogr?fica com abordagem qualitativa e explorat?ria para explorar percep??es de futuros professores e compreender suas implica??es no ensino de matem?tica, identificando obst?culos no ensino-aprendizagem e propondo estrat?gias inclusivas. Os resultados revelam lacunas na forma??o de professores e indicam a urg?ncia de programas de capacita??o. Destacando a necessidade de estrat?gias pedag?gicas adaptadas para alunos com discalculia, ressaltando a import?ncia da sensibilidade docente e do apoio multidisciplinar no diagn?stico. A condu??o da pesquisa baseou-se em uma revis?o bibliogr?fica, com crit?rios de inclus?o abrangendo artigos publicados, centrados no ensino e aprendizagem da discalculia. Inicialmente, 25 artigos foram selecionados com base na relev?ncia, atualidade, profundidade das informa??es e confiabilidade das fontes. Em uma segunda etapa, 7 artigos foram escolhidos, atendendo integralmente aos crit?rios estabelecidos. A sele??o final considerou a capacidade dos artigos de oferecer uma idealiza??o valiosa sobre o conhecimento autorreflexivo dos professores e sua influ?ncia na pr?tica pedag?gica, alinhando-se ao objetivo central da pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-26T20:57:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-26T20:57:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3431/1/TCC+de+Arley+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b65478c18afbe1bf6c47bb683ee854f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452864786432