O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635 |
Resumo: | A dissemina??o tecnol?gica no mundo atual vem tomando propor??es gigantescas, fato que tem tornado a presen?a de ferramentas tecnol?gicas cada vez mais comum em todas as ?reas da sociedade. Acompanhando esse crescimento, ? not?vel a necessidade da inser??o de aulas de inform?tica no ensino b?sico p?blico, para que o alunado possa adquirir familiaridade com a tecnologia e obter conhecimento sobre esse tema, tornando-os preparados para o futuro, seja pessoalmente, sabendo manusear microcomputadores e, at? mesmo, profissionalmente, despertando o interesse em aprofundar o conhecimento num poss?vel ingresso em um curso superior da ?rea tecnol?gica. Esse foi um fato constatado principalmente durante o per?odo pand?mico acarretado pela pandemia do COVID-19 o que fez o mundo inteiro parar, levando-o a utilizar meios tecnol?gicos para a realiza??o de tarefas presenciais rotineiras, modificando-as para a modalidade remota, inclusive as aulas do ensino regular que antes eram presenciais. A presente pesquisa teve como objetivo expor o relato de experi?ncia do planejamento de ensino bem como a aplica??o dos conceitos iniciais de inform?tica b?sica durante o est?gio supervisionado de uma discente do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica com alunos do ensino fundamental da rede p?blica do munic?pio de Araruna-PB, assim como as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes durante o per?odo de ensino remoto. Neste relato ? mostrado como a utiliza??o de metodologias ativas, com o aux?lio das ferramentas online na realiza??o das aulas remotas, pode ser eficaz para a promo??o do aprendizado desses discentes. |
id |
IFPB_80a7206e6a65b90a3ac55e399ab6bc1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2635 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Vanessa Barbosa2022-12-23T11:04:08Z2022-12-23T11:04:08Z2021-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635A dissemina??o tecnol?gica no mundo atual vem tomando propor??es gigantescas, fato que tem tornado a presen?a de ferramentas tecnol?gicas cada vez mais comum em todas as ?reas da sociedade. Acompanhando esse crescimento, ? not?vel a necessidade da inser??o de aulas de inform?tica no ensino b?sico p?blico, para que o alunado possa adquirir familiaridade com a tecnologia e obter conhecimento sobre esse tema, tornando-os preparados para o futuro, seja pessoalmente, sabendo manusear microcomputadores e, at? mesmo, profissionalmente, despertando o interesse em aprofundar o conhecimento num poss?vel ingresso em um curso superior da ?rea tecnol?gica. Esse foi um fato constatado principalmente durante o per?odo pand?mico acarretado pela pandemia do COVID-19 o que fez o mundo inteiro parar, levando-o a utilizar meios tecnol?gicos para a realiza??o de tarefas presenciais rotineiras, modificando-as para a modalidade remota, inclusive as aulas do ensino regular que antes eram presenciais. A presente pesquisa teve como objetivo expor o relato de experi?ncia do planejamento de ensino bem como a aplica??o dos conceitos iniciais de inform?tica b?sica durante o est?gio supervisionado de uma discente do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica com alunos do ensino fundamental da rede p?blica do munic?pio de Araruna-PB, assim como as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes durante o per?odo de ensino remoto. Neste relato ? mostrado como a utiliza??o de metodologias ativas, com o aux?lio das ferramentas online na realiza??o das aulas remotas, pode ser eficaz para a promo??o do aprendizado desses discentes.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T11:04:08Z No. of bitstreams: 1 TCC Vanessa Barbosa Costa.pdf: 2512644 bytes, checksum: 5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T11:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Vanessa Barbosa Costa.pdf: 2512644 bytes, checksum: 5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16Forma??o docenteInform?ticaForma??o de ProfessorEst?gio docenteEnsino remoto - PandemiaCOVID-19O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Vanessa Barbosa Costa.pdfTCC Vanessa Barbosa Costa.pdfMonografia completaapplication/pdf2512644http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2635/1/TCC+Vanessa+Barbosa+Costa.pdf5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3MD51177683/26352022-12-23 08:04:08.526oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T11:04:08Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia |
title |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia |
spellingShingle |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia Costa, Vanessa Barbosa Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio docente Ensino remoto - Pandemia COVID-19 |
title_short |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia |
title_full |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia |
title_fullStr |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia |
title_full_unstemmed |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia |
title_sort |
O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia |
author |
Costa, Vanessa Barbosa |
author_facet |
Costa, Vanessa Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vanessa Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio docente Ensino remoto - Pandemia COVID-19 |
topic |
Forma??o docente Inform?tica Forma??o de Professor Est?gio docente Ensino remoto - Pandemia COVID-19 |
description |
A dissemina??o tecnol?gica no mundo atual vem tomando propor??es gigantescas, fato que tem tornado a presen?a de ferramentas tecnol?gicas cada vez mais comum em todas as ?reas da sociedade. Acompanhando esse crescimento, ? not?vel a necessidade da inser??o de aulas de inform?tica no ensino b?sico p?blico, para que o alunado possa adquirir familiaridade com a tecnologia e obter conhecimento sobre esse tema, tornando-os preparados para o futuro, seja pessoalmente, sabendo manusear microcomputadores e, at? mesmo, profissionalmente, despertando o interesse em aprofundar o conhecimento num poss?vel ingresso em um curso superior da ?rea tecnol?gica. Esse foi um fato constatado principalmente durante o per?odo pand?mico acarretado pela pandemia do COVID-19 o que fez o mundo inteiro parar, levando-o a utilizar meios tecnol?gicos para a realiza??o de tarefas presenciais rotineiras, modificando-as para a modalidade remota, inclusive as aulas do ensino regular que antes eram presenciais. A presente pesquisa teve como objetivo expor o relato de experi?ncia do planejamento de ensino bem como a aplica??o dos conceitos iniciais de inform?tica b?sica durante o est?gio supervisionado de uma discente do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica com alunos do ensino fundamental da rede p?blica do munic?pio de Araruna-PB, assim como as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes durante o per?odo de ensino remoto. Neste relato ? mostrado como a utiliza??o de metodologias ativas, com o aux?lio das ferramentas online na realiza??o das aulas remotas, pode ser eficaz para a promo??o do aprendizado desses discentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-23T11:04:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-23T11:04:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2635/1/TCC+Vanessa+Barbosa+Costa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446413946880 |