O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vanessa Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635
Resumo: A dissemina??o tecnol?gica no mundo atual vem tomando propor??es gigantescas, fato que tem tornado a presen?a de ferramentas tecnol?gicas cada vez mais comum em todas as ?reas da sociedade. Acompanhando esse crescimento, ? not?vel a necessidade da inser??o de aulas de inform?tica no ensino b?sico p?blico, para que o alunado possa adquirir familiaridade com a tecnologia e obter conhecimento sobre esse tema, tornando-os preparados para o futuro, seja pessoalmente, sabendo manusear microcomputadores e, at? mesmo, profissionalmente, despertando o interesse em aprofundar o conhecimento num poss?vel ingresso em um curso superior da ?rea tecnol?gica. Esse foi um fato constatado principalmente durante o per?odo pand?mico acarretado pela pandemia do COVID-19 o que fez o mundo inteiro parar, levando-o a utilizar meios tecnol?gicos para a realiza??o de tarefas presenciais rotineiras, modificando-as para a modalidade remota, inclusive as aulas do ensino regular que antes eram presenciais. A presente pesquisa teve como objetivo expor o relato de experi?ncia do planejamento de ensino bem como a aplica??o dos conceitos iniciais de inform?tica b?sica durante o est?gio supervisionado de uma discente do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica com alunos do ensino fundamental da rede p?blica do munic?pio de Araruna-PB, assim como as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes durante o per?odo de ensino remoto. Neste relato ? mostrado como a utiliza??o de metodologias ativas, com o aux?lio das ferramentas online na realiza??o das aulas remotas, pode ser eficaz para a promo??o do aprendizado desses discentes.
id IFPB_80a7206e6a65b90a3ac55e399ab6bc1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2635
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Costa, Vanessa Barbosa2022-12-23T11:04:08Z2022-12-23T11:04:08Z2021-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635A dissemina??o tecnol?gica no mundo atual vem tomando propor??es gigantescas, fato que tem tornado a presen?a de ferramentas tecnol?gicas cada vez mais comum em todas as ?reas da sociedade. Acompanhando esse crescimento, ? not?vel a necessidade da inser??o de aulas de inform?tica no ensino b?sico p?blico, para que o alunado possa adquirir familiaridade com a tecnologia e obter conhecimento sobre esse tema, tornando-os preparados para o futuro, seja pessoalmente, sabendo manusear microcomputadores e, at? mesmo, profissionalmente, despertando o interesse em aprofundar o conhecimento num poss?vel ingresso em um curso superior da ?rea tecnol?gica. Esse foi um fato constatado principalmente durante o per?odo pand?mico acarretado pela pandemia do COVID-19 o que fez o mundo inteiro parar, levando-o a utilizar meios tecnol?gicos para a realiza??o de tarefas presenciais rotineiras, modificando-as para a modalidade remota, inclusive as aulas do ensino regular que antes eram presenciais. A presente pesquisa teve como objetivo expor o relato de experi?ncia do planejamento de ensino bem como a aplica??o dos conceitos iniciais de inform?tica b?sica durante o est?gio supervisionado de uma discente do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica com alunos do ensino fundamental da rede p?blica do munic?pio de Araruna-PB, assim como as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes durante o per?odo de ensino remoto. Neste relato ? mostrado como a utiliza??o de metodologias ativas, com o aux?lio das ferramentas online na realiza??o das aulas remotas, pode ser eficaz para a promo??o do aprendizado desses discentes.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T11:04:08Z No. of bitstreams: 1 TCC Vanessa Barbosa Costa.pdf: 2512644 bytes, checksum: 5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T11:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Vanessa Barbosa Costa.pdf: 2512644 bytes, checksum: 5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16Forma??o docenteInform?ticaForma??o de ProfessorEst?gio docenteEnsino remoto - PandemiaCOVID-19O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Vanessa Barbosa Costa.pdfTCC Vanessa Barbosa Costa.pdfMonografia completaapplication/pdf2512644http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2635/1/TCC+Vanessa+Barbosa+Costa.pdf5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3MD51177683/26352022-12-23 08:04:08.526oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T11:04:08Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
title O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
spellingShingle O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
Costa, Vanessa Barbosa
Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio docente
Ensino remoto - Pandemia
COVID-19
title_short O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
title_full O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
title_fullStr O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
title_full_unstemmed O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
title_sort O uso das metodologias ativas durante o est?gio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experi?ncia
author Costa, Vanessa Barbosa
author_facet Costa, Vanessa Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vanessa Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio docente
Ensino remoto - Pandemia
COVID-19
topic Forma??o docente
Inform?tica
Forma??o de Professor
Est?gio docente
Ensino remoto - Pandemia
COVID-19
description A dissemina??o tecnol?gica no mundo atual vem tomando propor??es gigantescas, fato que tem tornado a presen?a de ferramentas tecnol?gicas cada vez mais comum em todas as ?reas da sociedade. Acompanhando esse crescimento, ? not?vel a necessidade da inser??o de aulas de inform?tica no ensino b?sico p?blico, para que o alunado possa adquirir familiaridade com a tecnologia e obter conhecimento sobre esse tema, tornando-os preparados para o futuro, seja pessoalmente, sabendo manusear microcomputadores e, at? mesmo, profissionalmente, despertando o interesse em aprofundar o conhecimento num poss?vel ingresso em um curso superior da ?rea tecnol?gica. Esse foi um fato constatado principalmente durante o per?odo pand?mico acarretado pela pandemia do COVID-19 o que fez o mundo inteiro parar, levando-o a utilizar meios tecnol?gicos para a realiza??o de tarefas presenciais rotineiras, modificando-as para a modalidade remota, inclusive as aulas do ensino regular que antes eram presenciais. A presente pesquisa teve como objetivo expor o relato de experi?ncia do planejamento de ensino bem como a aplica??o dos conceitos iniciais de inform?tica b?sica durante o est?gio supervisionado de uma discente do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica com alunos do ensino fundamental da rede p?blica do munic?pio de Araruna-PB, assim como as principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes durante o per?odo de ensino remoto. Neste relato ? mostrado como a utiliza??o de metodologias ativas, com o aux?lio das ferramentas online na realiza??o das aulas remotas, pode ser eficaz para a promo??o do aprendizado desses discentes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T11:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-23T11:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2635/1/TCC+Vanessa+Barbosa+Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5185d6b3fa415fd6ceaffb12f3b467c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446413946880