Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rangel Andrade de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o percurso da forma??o do educador, num contexto de uso de TICs, a partir do relato de experi?ncia vivenciado no est?gio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica em EaD, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - IFPB. O est?gio supervisionado, na licenciatura, ? uma oportunidade constitu?da por v?rios momentos, nos quais o futuro docente ? inserido no campo de trabalho para o qual estar? apto, proporcionando um ambiente de pr?tica da atua??o docente que fomenta o espa?o para aprendizado e reflex?es. O relato descreve as atividades realizadas no est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e Inform?tica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba-IFPB, na modalidade a dist?ncia (EAD), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem, numa perspectiva construcionista, avaliando esse processo para a forma??o docente, atrav?s da observa??o das dificuldades e desafios. Metodologicamente, consiste em um relato das atividades que integraram as a??es de est?gio vivenciadas na forma??o docente, tanto de observa??o quanto de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 9? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, do ensino b?sico, respectivamente. Assim, adquire natureza descritivo-interpretativa de dados oriundos da observa??o direta e da interven??o em sala de aula. Nesse contexto, ao longo, dos est?gios, buscou-se desenvolver atividades multidisciplinares usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Ao fim das a??es, concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreens?o de conceitos, observar fen?menos e produzir novos objetos resultantes da compreens?o dos elementos te?ricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado, capaz de pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conte?dos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presen?a desse profissional no ambiente pedag?gico ? essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola. Por fim, este trabalho contribui para estabelecer uma reflex?o acerca do papel do licenciado em Inform?tica e suas contribui??es para o ensino e aprendizagem.
id IFPB_d7dbafb41a729c097a016f41830394be
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2638
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Oliveira, Rangel Andrade de2022-12-23T11:52:15Z2022-12-23T11:52:15Z2021-12-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o percurso da forma??o do educador, num contexto de uso de TICs, a partir do relato de experi?ncia vivenciado no est?gio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica em EaD, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - IFPB. O est?gio supervisionado, na licenciatura, ? uma oportunidade constitu?da por v?rios momentos, nos quais o futuro docente ? inserido no campo de trabalho para o qual estar? apto, proporcionando um ambiente de pr?tica da atua??o docente que fomenta o espa?o para aprendizado e reflex?es. O relato descreve as atividades realizadas no est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e Inform?tica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba-IFPB, na modalidade a dist?ncia (EAD), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem, numa perspectiva construcionista, avaliando esse processo para a forma??o docente, atrav?s da observa??o das dificuldades e desafios. Metodologicamente, consiste em um relato das atividades que integraram as a??es de est?gio vivenciadas na forma??o docente, tanto de observa??o quanto de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 9? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, do ensino b?sico, respectivamente. Assim, adquire natureza descritivo-interpretativa de dados oriundos da observa??o direta e da interven??o em sala de aula. Nesse contexto, ao longo, dos est?gios, buscou-se desenvolver atividades multidisciplinares usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Ao fim das a??es, concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreens?o de conceitos, observar fen?menos e produzir novos objetos resultantes da compreens?o dos elementos te?ricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado, capaz de pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conte?dos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presen?a desse profissional no ambiente pedag?gico ? essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola. Por fim, este trabalho contribui para estabelecer uma reflex?o acerca do papel do licenciado em Inform?tica e suas contribui??es para o ensino e aprendizagem.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T11:52:15Z No. of bitstreams: 1 TCC Rangel Andrade de Oliveira.pdf: 550786 bytes, checksum: 7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T11:52:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Rangel Andrade de Oliveira.pdf: 550786 bytes, checksum: 7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03Inform?ticaForma??o docenteForma??o de professorTecnologia da informa??o e comunica??oEst?gio curricularRelatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Rangel Andrade de Oliveira.pdfTCC Rangel Andrade de Oliveira.pdfMonografia completaapplication/pdf550786http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2638/1/TCC+Rangel+Andrade+de+Oliveira.pdf7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805MD51177683/26382022-12-23 08:52:15.512oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T11:52:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
title Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
spellingShingle Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
Oliveira, Rangel Andrade de
Inform?tica
Forma??o docente
Forma??o de professor
Tecnologia da informa??o e comunica??o
Est?gio curricular
title_short Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
title_full Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
title_fullStr Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
title_full_unstemmed Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
title_sort Relatos de experi?ncia de est?gio supervisionado: um olhar sobre a constru??o do fazer docente diante as TIC ?s
author Oliveira, Rangel Andrade de
author_facet Oliveira, Rangel Andrade de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rangel Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Inform?tica
Forma??o docente
Forma??o de professor
Tecnologia da informa??o e comunica??o
Est?gio curricular
topic Inform?tica
Forma??o docente
Forma??o de professor
Tecnologia da informa??o e comunica??o
Est?gio curricular
description Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o percurso da forma??o do educador, num contexto de uso de TICs, a partir do relato de experi?ncia vivenciado no est?gio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica em EaD, do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba - IFPB. O est?gio supervisionado, na licenciatura, ? uma oportunidade constitu?da por v?rios momentos, nos quais o futuro docente ? inserido no campo de trabalho para o qual estar? apto, proporcionando um ambiente de pr?tica da atua??o docente que fomenta o espa?o para aprendizado e reflex?es. O relato descreve as atividades realizadas no est?gio supervisionado do curso de licenciatura em computa??o e Inform?tica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba-IFPB, na modalidade a dist?ncia (EAD), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem, numa perspectiva construcionista, avaliando esse processo para a forma??o docente, atrav?s da observa??o das dificuldades e desafios. Metodologicamente, consiste em um relato das atividades que integraram as a??es de est?gio vivenciadas na forma??o docente, tanto de observa??o quanto de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 9? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, do ensino b?sico, respectivamente. Assim, adquire natureza descritivo-interpretativa de dados oriundos da observa??o direta e da interven??o em sala de aula. Nesse contexto, ao longo, dos est?gios, buscou-se desenvolver atividades multidisciplinares usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Ao fim das a??es, concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreens?o de conceitos, observar fen?menos e produzir novos objetos resultantes da compreens?o dos elementos te?ricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado, capaz de pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conte?dos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presen?a desse profissional no ambiente pedag?gico ? essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola. Por fim, este trabalho contribui para estabelecer uma reflex?o acerca do papel do licenciado em Inform?tica e suas contribui??es para o ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T11:52:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-23T11:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2638/1/TCC+Rangel+Andrade+de+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a2369c0b92d9ba58c01b2f5744d6805
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446419189760