Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132 |
Resumo: | Introdu??o: A educa??o f?sica tem passado por transforma??es significativas nas ?ltimas d?cadas, o que tem ampliado seu campo de atua??o e sua import?ncia para a forma??o integral do indiv?duo. Objetivos: Realizar um levantamento dos TCCs produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa, para verificar se os mesmos apresentam discuss?es voltadas para a forma??o na qual estavam inseridos, na modalidade regular e PARFOR. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e embasado numa abordagem quali-quantitativa. Para a obten??o dos dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de fichamento, contendo t?tulo, objetivos, metodologia, tem?tica desenvolvida e o autor(a) da obra. Resultados: Dos 106 trabalhos defendidos e aprovados no curso regular, 91 deles (92,45%) est?o relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, com apenas 15 trabalhos (7,54%) abordando temas variados. J? no curso PARFOR, dos 22 trabalhos analisados, 19 (86,36%) abordaram temas relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, enquanto apenas 3 trabalhos (13,63%) trataram de temas variados. Ao combinar todos os Trabalhos de Conclus?o de Curso da amostra analisada, tanto do curso Regular quanto do Programa Nacional de Educa??o de Professores da Educa??o B?sica (PARFOR), observamos que, dos 128 TCCs analisados, 110 trabalhos (85.27%) est?o voltados de acordo com o perfil do egresso do curso, ou seja, voltados para o ensino e pr?tica da educa??o f?sica escolar, enquanto 18, (13.95%) voltados para temas distintos ao ensino para educa??o f?sica escolar na educa??o b?sica. Conclus?o: Conclu?mos que este estudo possibilitou a identifica??o das tem?ticas desenvolvidas nos trabalhos da gradua??o em licenciatura de EF sobre as discuss?es voltadas para a forma??o na ?rea de licenciatura nas duas modalidades no IFPB Campus Sousa no per?odo de 2013 a 2022, apresentando na grande maioria tem?ticas voltadas para a educa??o f?sica, estudos com discuss?es e interesses voltadas para a educa??o b?sica na ?rea de EF escolar, refor?ando a conformidade do Perfil do discente com o perfil do egresso previsto na matriz do curso. Conseguiu-se atrav?s dos resultados desta pesquisa, atender aos objetivos propostos e responder a nossa problem?tica inicial. |
id |
IFPB_842b1f407ad651c713bb5a2331158201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3132 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Matheus Sobreira dos2023-08-17T13:13:44Z2023-08-17T13:13:44Z2023-03-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132Introdu??o: A educa??o f?sica tem passado por transforma??es significativas nas ?ltimas d?cadas, o que tem ampliado seu campo de atua??o e sua import?ncia para a forma??o integral do indiv?duo. Objetivos: Realizar um levantamento dos TCCs produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa, para verificar se os mesmos apresentam discuss?es voltadas para a forma??o na qual estavam inseridos, na modalidade regular e PARFOR. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e embasado numa abordagem quali-quantitativa. Para a obten??o dos dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de fichamento, contendo t?tulo, objetivos, metodologia, tem?tica desenvolvida e o autor(a) da obra. Resultados: Dos 106 trabalhos defendidos e aprovados no curso regular, 91 deles (92,45%) est?o relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, com apenas 15 trabalhos (7,54%) abordando temas variados. J? no curso PARFOR, dos 22 trabalhos analisados, 19 (86,36%) abordaram temas relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, enquanto apenas 3 trabalhos (13,63%) trataram de temas variados. Ao combinar todos os Trabalhos de Conclus?o de Curso da amostra analisada, tanto do curso Regular quanto do Programa Nacional de Educa??o de Professores da Educa??o B?sica (PARFOR), observamos que, dos 128 TCCs analisados, 110 trabalhos (85.27%) est?o voltados de acordo com o perfil do egresso do curso, ou seja, voltados para o ensino e pr?tica da educa??o f?sica escolar, enquanto 18, (13.95%) voltados para temas distintos ao ensino para educa??o f?sica escolar na educa??o b?sica. Conclus?o: Conclu?mos que este estudo possibilitou a identifica??o das tem?ticas desenvolvidas nos trabalhos da gradua??o em licenciatura de EF sobre as discuss?es voltadas para a forma??o na ?rea de licenciatura nas duas modalidades no IFPB Campus Sousa no per?odo de 2013 a 2022, apresentando na grande maioria tem?ticas voltadas para a educa??o f?sica, estudos com discuss?es e interesses voltadas para a educa??o b?sica na ?rea de EF escolar, refor?ando a conformidade do Perfil do discente com o perfil do egresso previsto na matriz do curso. Conseguiu-se atrav?s dos resultados desta pesquisa, atender aos objetivos propostos e responder a nossa problem?tica inicial.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-08-17T13:13:44Z No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 631344 bytes, checksum: 0894f762d9506f657e1306024002eec6 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 189274 bytes, checksum: 6ac532f060ea91c8b53255cce591b47b (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-17T13:13:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 631344 bytes, checksum: 0894f762d9506f657e1306024002eec6 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 189274 bytes, checksum: 6ac532f060ea91c8b53255cce591b47b (MD5) Previous issue date: 2023-03-28Discentes - egressosEduca??o f?sica escolarDoc?nciaEduca??o b?sicaPerfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf631344http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/1/TCC.pdf0894f762d9506f657e1306024002eec6MD51Termo de autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o.pdfapplication/pdf189274http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf6ac532f060ea91c8b53255cce591b47bMD52177683/31322023-08-17 10:13:44.169oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-17T13:13:44Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR |
title |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR |
spellingShingle |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR Santos, Matheus Sobreira dos Discentes - egressos Educa??o f?sica escolar Doc?ncia Educa??o b?sica |
title_short |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR |
title_full |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR |
title_fullStr |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR |
title_full_unstemmed |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR |
title_sort |
Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR |
author |
Santos, Matheus Sobreira dos |
author_facet |
Santos, Matheus Sobreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Matheus Sobreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discentes - egressos Educa??o f?sica escolar Doc?ncia Educa??o b?sica |
topic |
Discentes - egressos Educa??o f?sica escolar Doc?ncia Educa??o b?sica |
description |
Introdu??o: A educa??o f?sica tem passado por transforma??es significativas nas ?ltimas d?cadas, o que tem ampliado seu campo de atua??o e sua import?ncia para a forma??o integral do indiv?duo. Objetivos: Realizar um levantamento dos TCCs produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa, para verificar se os mesmos apresentam discuss?es voltadas para a forma??o na qual estavam inseridos, na modalidade regular e PARFOR. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e embasado numa abordagem quali-quantitativa. Para a obten??o dos dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de fichamento, contendo t?tulo, objetivos, metodologia, tem?tica desenvolvida e o autor(a) da obra. Resultados: Dos 106 trabalhos defendidos e aprovados no curso regular, 91 deles (92,45%) est?o relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, com apenas 15 trabalhos (7,54%) abordando temas variados. J? no curso PARFOR, dos 22 trabalhos analisados, 19 (86,36%) abordaram temas relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, enquanto apenas 3 trabalhos (13,63%) trataram de temas variados. Ao combinar todos os Trabalhos de Conclus?o de Curso da amostra analisada, tanto do curso Regular quanto do Programa Nacional de Educa??o de Professores da Educa??o B?sica (PARFOR), observamos que, dos 128 TCCs analisados, 110 trabalhos (85.27%) est?o voltados de acordo com o perfil do egresso do curso, ou seja, voltados para o ensino e pr?tica da educa??o f?sica escolar, enquanto 18, (13.95%) voltados para temas distintos ao ensino para educa??o f?sica escolar na educa??o b?sica. Conclus?o: Conclu?mos que este estudo possibilitou a identifica??o das tem?ticas desenvolvidas nos trabalhos da gradua??o em licenciatura de EF sobre as discuss?es voltadas para a forma??o na ?rea de licenciatura nas duas modalidades no IFPB Campus Sousa no per?odo de 2013 a 2022, apresentando na grande maioria tem?ticas voltadas para a educa??o f?sica, estudos com discuss?es e interesses voltadas para a educa??o b?sica na ?rea de EF escolar, refor?ando a conformidade do Perfil do discente com o perfil do egresso previsto na matriz do curso. Conseguiu-se atrav?s dos resultados desta pesquisa, atender aos objetivos propostos e responder a nossa problem?tica inicial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T13:13:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T13:13:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/1/TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0894f762d9506f657e1306024002eec6 6ac532f060ea91c8b53255cce591b47b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660450167848960 |