Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Matheus Sobreira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132
Resumo: Introdu??o: A educa??o f?sica tem passado por transforma??es significativas nas ?ltimas d?cadas, o que tem ampliado seu campo de atua??o e sua import?ncia para a forma??o integral do indiv?duo. Objetivos: Realizar um levantamento dos TCCs produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa, para verificar se os mesmos apresentam discuss?es voltadas para a forma??o na qual estavam inseridos, na modalidade regular e PARFOR. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e embasado numa abordagem quali-quantitativa. Para a obten??o dos dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de fichamento, contendo t?tulo, objetivos, metodologia, tem?tica desenvolvida e o autor(a) da obra. Resultados: Dos 106 trabalhos defendidos e aprovados no curso regular, 91 deles (92,45%) est?o relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, com apenas 15 trabalhos (7,54%) abordando temas variados. J? no curso PARFOR, dos 22 trabalhos analisados, 19 (86,36%) abordaram temas relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, enquanto apenas 3 trabalhos (13,63%) trataram de temas variados. Ao combinar todos os Trabalhos de Conclus?o de Curso da amostra analisada, tanto do curso Regular quanto do Programa Nacional de Educa??o de Professores da Educa??o B?sica (PARFOR), observamos que, dos 128 TCCs analisados, 110 trabalhos (85.27%) est?o voltados de acordo com o perfil do egresso do curso, ou seja, voltados para o ensino e pr?tica da educa??o f?sica escolar, enquanto 18, (13.95%) voltados para temas distintos ao ensino para educa??o f?sica escolar na educa??o b?sica. Conclus?o: Conclu?mos que este estudo possibilitou a identifica??o das tem?ticas desenvolvidas nos trabalhos da gradua??o em licenciatura de EF sobre as discuss?es voltadas para a forma??o na ?rea de licenciatura nas duas modalidades no IFPB Campus Sousa no per?odo de 2013 a 2022, apresentando na grande maioria tem?ticas voltadas para a educa??o f?sica, estudos com discuss?es e interesses voltadas para a educa??o b?sica na ?rea de EF escolar, refor?ando a conformidade do Perfil do discente com o perfil do egresso previsto na matriz do curso. Conseguiu-se atrav?s dos resultados desta pesquisa, atender aos objetivos propostos e responder a nossa problem?tica inicial.
id IFPB_842b1f407ad651c713bb5a2331158201
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3132
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Matheus Sobreira dos2023-08-17T13:13:44Z2023-08-17T13:13:44Z2023-03-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132Introdu??o: A educa??o f?sica tem passado por transforma??es significativas nas ?ltimas d?cadas, o que tem ampliado seu campo de atua??o e sua import?ncia para a forma??o integral do indiv?duo. Objetivos: Realizar um levantamento dos TCCs produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa, para verificar se os mesmos apresentam discuss?es voltadas para a forma??o na qual estavam inseridos, na modalidade regular e PARFOR. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e embasado numa abordagem quali-quantitativa. Para a obten??o dos dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de fichamento, contendo t?tulo, objetivos, metodologia, tem?tica desenvolvida e o autor(a) da obra. Resultados: Dos 106 trabalhos defendidos e aprovados no curso regular, 91 deles (92,45%) est?o relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, com apenas 15 trabalhos (7,54%) abordando temas variados. J? no curso PARFOR, dos 22 trabalhos analisados, 19 (86,36%) abordaram temas relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, enquanto apenas 3 trabalhos (13,63%) trataram de temas variados. Ao combinar todos os Trabalhos de Conclus?o de Curso da amostra analisada, tanto do curso Regular quanto do Programa Nacional de Educa??o de Professores da Educa??o B?sica (PARFOR), observamos que, dos 128 TCCs analisados, 110 trabalhos (85.27%) est?o voltados de acordo com o perfil do egresso do curso, ou seja, voltados para o ensino e pr?tica da educa??o f?sica escolar, enquanto 18, (13.95%) voltados para temas distintos ao ensino para educa??o f?sica escolar na educa??o b?sica. Conclus?o: Conclu?mos que este estudo possibilitou a identifica??o das tem?ticas desenvolvidas nos trabalhos da gradua??o em licenciatura de EF sobre as discuss?es voltadas para a forma??o na ?rea de licenciatura nas duas modalidades no IFPB Campus Sousa no per?odo de 2013 a 2022, apresentando na grande maioria tem?ticas voltadas para a educa??o f?sica, estudos com discuss?es e interesses voltadas para a educa??o b?sica na ?rea de EF escolar, refor?ando a conformidade do Perfil do discente com o perfil do egresso previsto na matriz do curso. Conseguiu-se atrav?s dos resultados desta pesquisa, atender aos objetivos propostos e responder a nossa problem?tica inicial.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-08-17T13:13:44Z No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 631344 bytes, checksum: 0894f762d9506f657e1306024002eec6 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 189274 bytes, checksum: 6ac532f060ea91c8b53255cce591b47b (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-17T13:13:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 631344 bytes, checksum: 0894f762d9506f657e1306024002eec6 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 189274 bytes, checksum: 6ac532f060ea91c8b53255cce591b47b (MD5) Previous issue date: 2023-03-28Discentes - egressosEduca??o f?sica escolarDoc?nciaEduca??o b?sicaPerfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf631344http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/1/TCC.pdf0894f762d9506f657e1306024002eec6MD51Termo de autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o.pdfapplication/pdf189274http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf6ac532f060ea91c8b53255cce591b47bMD52177683/31322023-08-17 10:13:44.169oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-17T13:13:44Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
title Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
spellingShingle Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
Santos, Matheus Sobreira dos
Discentes - egressos
Educa??o f?sica escolar
Doc?ncia
Educa??o b?sica
title_short Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
title_full Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
title_fullStr Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
title_full_unstemmed Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
title_sort Perfil profissional na forma??o de professores: o que dizem os trabalhos de conclus?o de curso no IFPB - Campus Sousa na modalidade regular e PARFOR
author Santos, Matheus Sobreira dos
author_facet Santos, Matheus Sobreira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Matheus Sobreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Discentes - egressos
Educa??o f?sica escolar
Doc?ncia
Educa??o b?sica
topic Discentes - egressos
Educa??o f?sica escolar
Doc?ncia
Educa??o b?sica
description Introdu??o: A educa??o f?sica tem passado por transforma??es significativas nas ?ltimas d?cadas, o que tem ampliado seu campo de atua??o e sua import?ncia para a forma??o integral do indiv?duo. Objetivos: Realizar um levantamento dos TCCs produzidos pelos egressos do Curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa, para verificar se os mesmos apresentam discuss?es voltadas para a forma??o na qual estavam inseridos, na modalidade regular e PARFOR. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e embasado numa abordagem quali-quantitativa. Para a obten??o dos dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de fichamento, contendo t?tulo, objetivos, metodologia, tem?tica desenvolvida e o autor(a) da obra. Resultados: Dos 106 trabalhos defendidos e aprovados no curso regular, 91 deles (92,45%) est?o relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, com apenas 15 trabalhos (7,54%) abordando temas variados. J? no curso PARFOR, dos 22 trabalhos analisados, 19 (86,36%) abordaram temas relacionados ao ensino de Educa??o F?sica escolar, enquanto apenas 3 trabalhos (13,63%) trataram de temas variados. Ao combinar todos os Trabalhos de Conclus?o de Curso da amostra analisada, tanto do curso Regular quanto do Programa Nacional de Educa??o de Professores da Educa??o B?sica (PARFOR), observamos que, dos 128 TCCs analisados, 110 trabalhos (85.27%) est?o voltados de acordo com o perfil do egresso do curso, ou seja, voltados para o ensino e pr?tica da educa??o f?sica escolar, enquanto 18, (13.95%) voltados para temas distintos ao ensino para educa??o f?sica escolar na educa??o b?sica. Conclus?o: Conclu?mos que este estudo possibilitou a identifica??o das tem?ticas desenvolvidas nos trabalhos da gradua??o em licenciatura de EF sobre as discuss?es voltadas para a forma??o na ?rea de licenciatura nas duas modalidades no IFPB Campus Sousa no per?odo de 2013 a 2022, apresentando na grande maioria tem?ticas voltadas para a educa??o f?sica, estudos com discuss?es e interesses voltadas para a educa??o b?sica na ?rea de EF escolar, refor?ando a conformidade do Perfil do discente com o perfil do egresso previsto na matriz do curso. Conseguiu-se atrav?s dos resultados desta pesquisa, atender aos objetivos propostos e responder a nossa problem?tica inicial.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T13:13:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T13:13:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/1/TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3132/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0894f762d9506f657e1306024002eec6
6ac532f060ea91c8b53255cce591b47b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660450167848960