Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carlos Daniel Henrique de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434
Resumo: O presente trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo principal desenvolver o conceito de fra??es e suas quatro opera??es fundamentais por meio de abordagens aritm?ticas e geom?tricas, utilizando materiais did?ticos manipul?veis e n?o manipul?veis, buscando aplicar esses conceitos em situa??es do dia a dia. O estudo destaca a import?ncia das fra??es no desenvolvimento matem?tico dos estudantes e analisa abordagens variadas sobre o tema, identificando poss?veis falhas e lacunas no seu ensino, sendo baseados em obras e falas de Cavalieri (2005), Freire (1996), Santos (2014), entre outros autores que se preocupava com a educa??o Matem?tica. Atrav?s de um breve per?odo, na turma do 8? do Ensino Fundamental, coloco em pr?tica a oficina geonum?rica como forma de analisar esta hip?tese e refor?ar conceitos do tema e suas prop?cias abordagens. Esta obra conta com cap?tulos onde est?o expostas as discuss?es e ideias sobre o tema, metodologia adotada durante a oficina, resultados e an?lise cr?tica sobre a proposta de pesquisa por meio de gr?ficos e registros de relatos.
id IFPB_920e5ca98b2ae73b18bd390204110dc0
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3434
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Sousa, Carlos Daniel Henrique de2023-12-27T19:51:38Z2023-12-27T19:51:38Z2023-12-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434O presente trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo principal desenvolver o conceito de fra??es e suas quatro opera??es fundamentais por meio de abordagens aritm?ticas e geom?tricas, utilizando materiais did?ticos manipul?veis e n?o manipul?veis, buscando aplicar esses conceitos em situa??es do dia a dia. O estudo destaca a import?ncia das fra??es no desenvolvimento matem?tico dos estudantes e analisa abordagens variadas sobre o tema, identificando poss?veis falhas e lacunas no seu ensino, sendo baseados em obras e falas de Cavalieri (2005), Freire (1996), Santos (2014), entre outros autores que se preocupava com a educa??o Matem?tica. Atrav?s de um breve per?odo, na turma do 8? do Ensino Fundamental, coloco em pr?tica a oficina geonum?rica como forma de analisar esta hip?tese e refor?ar conceitos do tema e suas prop?cias abordagens. Esta obra conta com cap?tulos onde est?o expostas as discuss?es e ideias sobre o tema, metodologia adotada durante a oficina, resultados e an?lise cr?tica sobre a proposta de pesquisa por meio de gr?ficos e registros de relatos.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-12-27T19:51:38Z No. of bitstreams: 1 TCC de Carlos Daniel Henrique.pdf: 2111955 bytes, checksum: 2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-27T19:51:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC de Carlos Daniel Henrique.pdf: 2111955 bytes, checksum: 2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492 (MD5) Previous issue date: 2023-12-27Fra??esAritm?ticaGeometriaUma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Carlos Daniel Henrique.pdfTCC de Carlos Daniel Henrique.pdfapplication/pdf2111955http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3434/1/TCC+de+Carlos+Daniel+Henrique.pdf2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492MD51177683/34342023-12-27 16:51:38.763oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3434Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-27T19:51:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
title Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
spellingShingle Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
Sousa, Carlos Daniel Henrique de
Fra??es
Aritm?tica
Geometria
title_short Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
title_full Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
title_fullStr Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
title_full_unstemmed Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
title_sort Uma fra??o da arte e a arte da fra??o: uma perspectiva no ensino de fra??es
author Sousa, Carlos Daniel Henrique de
author_facet Sousa, Carlos Daniel Henrique de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carlos Daniel Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv Fra??es
Aritm?tica
Geometria
topic Fra??es
Aritm?tica
Geometria
description O presente trabalho de conclus?o de curso tem como objetivo principal desenvolver o conceito de fra??es e suas quatro opera??es fundamentais por meio de abordagens aritm?ticas e geom?tricas, utilizando materiais did?ticos manipul?veis e n?o manipul?veis, buscando aplicar esses conceitos em situa??es do dia a dia. O estudo destaca a import?ncia das fra??es no desenvolvimento matem?tico dos estudantes e analisa abordagens variadas sobre o tema, identificando poss?veis falhas e lacunas no seu ensino, sendo baseados em obras e falas de Cavalieri (2005), Freire (1996), Santos (2014), entre outros autores que se preocupava com a educa??o Matem?tica. Atrav?s de um breve per?odo, na turma do 8? do Ensino Fundamental, coloco em pr?tica a oficina geonum?rica como forma de analisar esta hip?tese e refor?ar conceitos do tema e suas prop?cias abordagens. Esta obra conta com cap?tulos onde est?o expostas as discuss?es e ideias sobre o tema, metodologia adotada durante a oficina, resultados e an?lise cr?tica sobre a proposta de pesquisa por meio de gr?ficos e registros de relatos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-27T19:51:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-27T19:51:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3434/1/TCC+de+Carlos+Daniel+Henrique.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c1b90c696c7b998f85f036a273c5492
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452872126464