INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536 |
Resumo: | Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas. |
id |
IFPB_935cf4967c589563e50e10227da202cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2536 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE2022-10-26T21:45:21Z2022-10-26T21:45:21Z2022-06-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-03T13:39:34Z No. of bitstreams: 2 FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 446868 bytes, checksum: fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e (MD5) FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 171773 bytes, checksum: f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T21:45:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 446868 bytes, checksum: fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e (MD5) FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 171773 bytes, checksum: f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T21:45:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 446868 bytes, checksum: fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e (MD5) FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdf: 171773 bytes, checksum: f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab (MD5) Previous issue date: 2022-06-30n?o h?metodologias ativaseduca??o profissional e tecnol?gicaaprendizagem baseada em projetosINTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALFRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfFRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfapplication/pdf446868http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/1/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdffc2999fee792f2ee63ecd864be11b50eMD51FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfFRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA.pdfapplication/pdf171773http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/2/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdff6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fabMD52177683/25362022-10-26 18:45:21.562oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-26T21:45:21Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. |
title |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. |
spellingShingle |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE metodologias ativas educa??o profissional e tecnol?gica aprendizagem baseada em projetos |
title_short |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. |
title_full |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. |
title_fullStr |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. |
title_full_unstemmed |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. |
title_sort |
INTEGRANDO TEORIA ? PR?TICA: CONEX?ES ENTRE O PROFISSIONAL DA CONSTRU??O CIVIL E OS ALUNOS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES. |
author |
SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE |
author_facet |
SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas educa??o profissional e tecnol?gica aprendizagem baseada em projetos |
topic |
metodologias ativas educa??o profissional e tecnol?gica aprendizagem baseada em projetos |
description |
Em anos recentes, percebe-se um significativo crescimento no uso de metodologias ativas em sala de aula. Essas metodologias divergem do formato tradicional e buscam promover ao aluno um ambiente de ensino mais interativo e din?mico, onde ele participa efetivamente de seu processo de constru??o de conhecimento. Especialmente na Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT), onde os conte?dos podem ser experienciados com facilidade, abordagens ativas tem ganhado espa?o, especialmente sob enfoque de investiga??o para resolu??o de problemas e confec??o de projetos. Neste trabalho, ? apresentada e discutida uma proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Instala??es Hidrossanit?rias do curso T?cnico em Edifica??es. Para isso, prop?s-se uma sequ?ncia did?tica de atividades interdisciplinares composta por momentos te?ricos, pr?ticos e um momento para aplica??o da ABP a fim de confeccionar um projeto hidrossanit?rio. Como resultado da aplica??o dessa proposta metodol?gica, espera-se que essa possa contribuir para uma forma??o multifacetada e integral dos estudantes, a fim de que esses desenvolvam habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, persist?ncia etc., al?m de compreens?o dos conceitos e capacidades t?cnicas de excel?ncia como projetistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T21:45:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-26T21:45:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/1/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2536/2/FRANCISCO+JUDIVAN+CELESTINO+DE+SOUSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc2999fee792f2ee63ecd864be11b50e f6a97aea63c190ce4f0b2abcaa844fab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445665263616 |