Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483 |
Resumo: | Ao longo do tempo, as empresas v?m mudando suas estrat?gias procurando se adaptar, migrando dos princ?pios tradicionais para uma vis?o voltada por processos, procurando fazer o alinhamento dos seus valores essenciais com o valor esperado pelo cliente. No entanto, no que concerne ?s institui??es p?blicas esse desafio adaptativo ? ainda maior diante da press?o por cortes de or?amentos, manuten??o do desempenho e solucionar suas disfun??es, aliado ao fato que seus procedimentos sofrem restri??es por leis e diretrizes, al?m de ter um escopo maior (uma infinidade de partes interessadas). Diante dessa realidade, este estudo objetivou avaliar os principais ganhos e benef?cios alcan?ados pelo setor de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal, a partir da modelagem de seu processo de requisi??o de servi?os, utilizando metodologia de gerenciamento de processos, com linguagem BPMN. O estudo de caso, delineou-se como uma pesquisa aplicada, por procurar propor solu??es para os problemas identificados no processo analisado; qualitativa, pela natureza dos seus dados, descritiva, por descrever as etapas do modelos atual e futuro, por ser uma pesquisa de campo, fazendo uso de entrevista com o dono do processo e observacional. Com a modelagem do processo atual identificou-se problemas no m?todo e de comunica??o entre os atores do processo, a partir da?, redesenhou-se um modelo futuro, inserindo um sistema de informa??o, automatizando atividades, propondo outras a??es corretivas e sugerindo indicadores de desempenho. Assim, buscou-se oferecer um servi?o de solicita??o de servi?os ao setor de Produ??o Gr?fica, mais consistente, transparente, com mais credibilidade perante aos usu?rios do sistema, por se sentirem atendidos com o oferecimento de um atendimento mais veloz, flex?vel, responsivo, cort?s e eficaz, aspectos ?positivos e desej?veis pelo seu p?blico-alvo? ? valor. |
id |
IFPB_c8e9f16769b7ba1f777b864fb515886e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1483 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Maria da Concei??o Silva2021-06-17T20:10:42Z2021-06-17T20:10:42Z2021-05-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483Ao longo do tempo, as empresas v?m mudando suas estrat?gias procurando se adaptar, migrando dos princ?pios tradicionais para uma vis?o voltada por processos, procurando fazer o alinhamento dos seus valores essenciais com o valor esperado pelo cliente. No entanto, no que concerne ?s institui??es p?blicas esse desafio adaptativo ? ainda maior diante da press?o por cortes de or?amentos, manuten??o do desempenho e solucionar suas disfun??es, aliado ao fato que seus procedimentos sofrem restri??es por leis e diretrizes, al?m de ter um escopo maior (uma infinidade de partes interessadas). Diante dessa realidade, este estudo objetivou avaliar os principais ganhos e benef?cios alcan?ados pelo setor de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal, a partir da modelagem de seu processo de requisi??o de servi?os, utilizando metodologia de gerenciamento de processos, com linguagem BPMN. O estudo de caso, delineou-se como uma pesquisa aplicada, por procurar propor solu??es para os problemas identificados no processo analisado; qualitativa, pela natureza dos seus dados, descritiva, por descrever as etapas do modelos atual e futuro, por ser uma pesquisa de campo, fazendo uso de entrevista com o dono do processo e observacional. Com a modelagem do processo atual identificou-se problemas no m?todo e de comunica??o entre os atores do processo, a partir da?, redesenhou-se um modelo futuro, inserindo um sistema de informa??o, automatizando atividades, propondo outras a??es corretivas e sugerindo indicadores de desempenho. Assim, buscou-se oferecer um servi?o de solicita??o de servi?os ao setor de Produ??o Gr?fica, mais consistente, transparente, com mais credibilidade perante aos usu?rios do sistema, por se sentirem atendidos com o oferecimento de um atendimento mais veloz, flex?vel, responsivo, cort?s e eficaz, aspectos ?positivos e desej?veis pelo seu p?blico-alvo? ? valor.Submitted by amanna peixoto (amanna.peixoto@ifpb.edu.br) on 2021-06-16T09:18:18Z No. of bitstreams: 1 Maria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdf: 2700418 bytes, checksum: c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2021-06-17T20:10:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdf: 2700418 bytes, checksum: c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-17T20:10:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdf: 2700418 bytes, checksum: c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e (MD5) Previous issue date: 2021-05-28Gest?o por ProcessosGerenciamento de Processos de Neg?ciosIndicadores de desempenhoGest?o de servi?os p?blicosMais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMaria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdfMaria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdfapplication/pdf2700418http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1483/1/Maria+da+Concei%C3%A7%C3%A3o+Silva+Lima+-+Mais+valor+em+processos+organizacionais.pdfc2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9eMD51177683/14832021-06-17 17:10:42.359oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-06-17T20:10:42Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal |
title |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal |
spellingShingle |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal Lima, Maria da Concei??o Silva Gest?o por Processos Gerenciamento de Processos de Neg?cios Indicadores de desempenho Gest?o de servi?os p?blicos |
title_short |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal |
title_full |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal |
title_fullStr |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal |
title_full_unstemmed |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal |
title_sort |
Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal |
author |
Lima, Maria da Concei??o Silva |
author_facet |
Lima, Maria da Concei??o Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria da Concei??o Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gest?o por Processos Gerenciamento de Processos de Neg?cios Indicadores de desempenho Gest?o de servi?os p?blicos |
topic |
Gest?o por Processos Gerenciamento de Processos de Neg?cios Indicadores de desempenho Gest?o de servi?os p?blicos |
description |
Ao longo do tempo, as empresas v?m mudando suas estrat?gias procurando se adaptar, migrando dos princ?pios tradicionais para uma vis?o voltada por processos, procurando fazer o alinhamento dos seus valores essenciais com o valor esperado pelo cliente. No entanto, no que concerne ?s institui??es p?blicas esse desafio adaptativo ? ainda maior diante da press?o por cortes de or?amentos, manuten??o do desempenho e solucionar suas disfun??es, aliado ao fato que seus procedimentos sofrem restri??es por leis e diretrizes, al?m de ter um escopo maior (uma infinidade de partes interessadas). Diante dessa realidade, este estudo objetivou avaliar os principais ganhos e benef?cios alcan?ados pelo setor de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal, a partir da modelagem de seu processo de requisi??o de servi?os, utilizando metodologia de gerenciamento de processos, com linguagem BPMN. O estudo de caso, delineou-se como uma pesquisa aplicada, por procurar propor solu??es para os problemas identificados no processo analisado; qualitativa, pela natureza dos seus dados, descritiva, por descrever as etapas do modelos atual e futuro, por ser uma pesquisa de campo, fazendo uso de entrevista com o dono do processo e observacional. Com a modelagem do processo atual identificou-se problemas no m?todo e de comunica??o entre os atores do processo, a partir da?, redesenhou-se um modelo futuro, inserindo um sistema de informa??o, automatizando atividades, propondo outras a??es corretivas e sugerindo indicadores de desempenho. Assim, buscou-se oferecer um servi?o de solicita??o de servi?os ao setor de Produ??o Gr?fica, mais consistente, transparente, com mais credibilidade perante aos usu?rios do sistema, por se sentirem atendidos com o oferecimento de um atendimento mais veloz, flex?vel, responsivo, cort?s e eficaz, aspectos ?positivos e desej?veis pelo seu p?blico-alvo? ? valor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-17T20:10:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-17T20:10:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1483/1/Maria+da+Concei%C3%A7%C3%A3o+Silva+Lima+-+Mais+valor+em+processos+organizacionais.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660428553551872 |