Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Thamires Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2071
Resumo: A presente pesquisa discute Educa??o Financeira na forma??o inicial de professores, a partir da disciplina de Matem?tica Financeira do curso de Licenciatura em Matem?tica. O trabalho pretende responder a seguinte pergunta norteadora: Como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de Licenciatura em Matem?tica do IFPB-Campus Cajazeiras? Dito isso, o objetivo geral ? analisar como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de forma??o inicial. Para responder essa quest?o verificamos as compreens?es dos professores entrevistados em rela??o ao tema. Estamos considerando como hip?tese, que a tem?tica n?o ? discutida na disciplina de Matem?tica Financeira, e, al?m disso, acreditamos que n?o s?o realizadas discuss?es cr?ticas. Desse modo, para alcan?ar o objetivo da pesquisa, partimos de uma pesquisa bibliogr?fica, acompanhado de um estudo de caso com abordagem qualitativa, car?ter explorat?rio e de natureza aplicada, no qual o instrumento de coleta foi um formul?rio eletr?nico por meio da plataforma Google Forms, aplicado a cinco professores que lecionaram ou lecionam a disciplina. Os resultados apresentaram que a maioria dos professores n?o tiveram acesso ? Educa??o Financeira em sua forma??o inicial e foi apresentado que esse ? o motivo que explica a aus?ncia da Educa??o Financeira na forma??o inicial dos professores do curso. Contudo, mesmo havendo outras considera??es importantes da tem?tica, conclu?mos que o objetivo geral da pesquisa foi cumprido, dado que conseguimos analisar como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de Licenciatura em Matem?tica do IFPB-Campus Cajazeiras.
id IFPB_c93f40e25ce87514eeac4c0a6cbd5bb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2071
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ANDRADE, Thamires Santos2022-05-25T19:44:30Z2022-05-25T19:44:30Z2022-05-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2071A presente pesquisa discute Educa??o Financeira na forma??o inicial de professores, a partir da disciplina de Matem?tica Financeira do curso de Licenciatura em Matem?tica. O trabalho pretende responder a seguinte pergunta norteadora: Como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de Licenciatura em Matem?tica do IFPB-Campus Cajazeiras? Dito isso, o objetivo geral ? analisar como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de forma??o inicial. Para responder essa quest?o verificamos as compreens?es dos professores entrevistados em rela??o ao tema. Estamos considerando como hip?tese, que a tem?tica n?o ? discutida na disciplina de Matem?tica Financeira, e, al?m disso, acreditamos que n?o s?o realizadas discuss?es cr?ticas. Desse modo, para alcan?ar o objetivo da pesquisa, partimos de uma pesquisa bibliogr?fica, acompanhado de um estudo de caso com abordagem qualitativa, car?ter explorat?rio e de natureza aplicada, no qual o instrumento de coleta foi um formul?rio eletr?nico por meio da plataforma Google Forms, aplicado a cinco professores que lecionaram ou lecionam a disciplina. Os resultados apresentaram que a maioria dos professores n?o tiveram acesso ? Educa??o Financeira em sua forma??o inicial e foi apresentado que esse ? o motivo que explica a aus?ncia da Educa??o Financeira na forma??o inicial dos professores do curso. Contudo, mesmo havendo outras considera??es importantes da tem?tica, conclu?mos que o objetivo geral da pesquisa foi cumprido, dado que conseguimos analisar como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de Licenciatura em Matem?tica do IFPB-Campus Cajazeiras.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-05-23T13:37:06Z No. of bitstreams: 1 TCC THAMIRES SANTOS ANDRADE.pdf: 1312541 bytes, checksum: 3dbe6d464b82cc8897e845420d9d4e68 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-25T19:44:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC THAMIRES SANTOS ANDRADE.pdf: 1312541 bytes, checksum: 3dbe6d464b82cc8897e845420d9d4e68 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-25T19:44:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC THAMIRES SANTOS ANDRADE.pdf: 1312541 bytes, checksum: 3dbe6d464b82cc8897e845420d9d4e68 (MD5) Previous issue date: 2022-05-04Educa??o FinanceiraEduca??o Matem?tica Cr?ticaForma??o InicialMatem?tica Financeira;Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC THAMIRES SANTOS ANDRADE.pdfTCC THAMIRES SANTOS ANDRADE.pdfapplication/pdf1312541http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2071/1/TCC+THAMIRES+SANTOS+ANDRADE.pdf3dbe6d464b82cc8897e845420d9d4e68MD51177683/20712022-05-25 16:44:30.248oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-25T19:44:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
title Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
spellingShingle Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
ANDRADE, Thamires Santos
Educa??o Financeira
Educa??o Matem?tica Cr?tica
Forma??o Inicial
Matem?tica Financeira;
title_short Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
title_full Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
title_fullStr Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
title_full_unstemmed Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
title_sort Educa??o financeira na disciplina de matem?tica financeira: Um estudo de caso na forma??o inicial do professor
author ANDRADE, Thamires Santos
author_facet ANDRADE, Thamires Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Thamires Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o Financeira
Educa??o Matem?tica Cr?tica
Forma??o Inicial
Matem?tica Financeira;
topic Educa??o Financeira
Educa??o Matem?tica Cr?tica
Forma??o Inicial
Matem?tica Financeira;
description A presente pesquisa discute Educa??o Financeira na forma??o inicial de professores, a partir da disciplina de Matem?tica Financeira do curso de Licenciatura em Matem?tica. O trabalho pretende responder a seguinte pergunta norteadora: Como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de Licenciatura em Matem?tica do IFPB-Campus Cajazeiras? Dito isso, o objetivo geral ? analisar como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de forma??o inicial. Para responder essa quest?o verificamos as compreens?es dos professores entrevistados em rela??o ao tema. Estamos considerando como hip?tese, que a tem?tica n?o ? discutida na disciplina de Matem?tica Financeira, e, al?m disso, acreditamos que n?o s?o realizadas discuss?es cr?ticas. Desse modo, para alcan?ar o objetivo da pesquisa, partimos de uma pesquisa bibliogr?fica, acompanhado de um estudo de caso com abordagem qualitativa, car?ter explorat?rio e de natureza aplicada, no qual o instrumento de coleta foi um formul?rio eletr?nico por meio da plataforma Google Forms, aplicado a cinco professores que lecionaram ou lecionam a disciplina. Os resultados apresentaram que a maioria dos professores n?o tiveram acesso ? Educa??o Financeira em sua forma??o inicial e foi apresentado que esse ? o motivo que explica a aus?ncia da Educa??o Financeira na forma??o inicial dos professores do curso. Contudo, mesmo havendo outras considera??es importantes da tem?tica, conclu?mos que o objetivo geral da pesquisa foi cumprido, dado que conseguimos analisar como a Educa??o Financeira ? discutida no curso de Licenciatura em Matem?tica do IFPB-Campus Cajazeiras.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-25T19:44:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-25T19:44:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2071
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2071/1/TCC+THAMIRES+SANTOS+ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dbe6d464b82cc8897e845420d9d4e68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660442718765056