O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo o Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor de Matem?tica. O referido material tem como objetivo geral analisar os desafios e as contribui??es dos Est?gios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Trata-se de uma pesquisa de campo constitu?da por 8 (oito) licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados no formato presencial e um por meio do ensino remoto emergencial. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, sendo tamb?m descritivo-explorat?rio quanto aos objetivos. Os procedimentos s?o bibliogr?ficos e documentais. A coleta de dados aconteceu atrav?s de dois instrumentos: um question?rio e uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o ? gest?o de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e a transposi??o did?tica; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnol?gico e utiliza??o de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente contribuiu na articula??o de teoria e pr?tica, na experi?ncia profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa tem?tica abordada disp?e de uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Est?gio Supervisionado configura-se sendo importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na identifica??o profissional e na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o. |
id |
IFPB_f4b073f1e748e2cbb79c712422a25c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1935 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
PEREIRA, Igor de Souza2022-05-09T22:27:26Z2022-05-09T22:27:26Z2022-04-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935O presente trabalho tem como objeto de estudo o Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor de Matem?tica. O referido material tem como objetivo geral analisar os desafios e as contribui??es dos Est?gios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Trata-se de uma pesquisa de campo constitu?da por 8 (oito) licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados no formato presencial e um por meio do ensino remoto emergencial. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, sendo tamb?m descritivo-explorat?rio quanto aos objetivos. Os procedimentos s?o bibliogr?ficos e documentais. A coleta de dados aconteceu atrav?s de dois instrumentos: um question?rio e uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o ? gest?o de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e a transposi??o did?tica; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnol?gico e utiliza??o de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente contribuiu na articula??o de teoria e pr?tica, na experi?ncia profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa tem?tica abordada disp?e de uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Est?gio Supervisionado configura-se sendo importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na identifica??o profissional e na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-05-05T14:32:57Z No. of bitstreams: 1 TCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdf: 2460353 bytes, checksum: 9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-09T22:27:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdf: 2460353 bytes, checksum: 9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-09T22:27:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdf: 2460353 bytes, checksum: 9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818 (MD5) Previous issue date: 2022-04-12Est?gio SupervisionadoForma??o DocenteEnsino RemotoEnsino PresencialO est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdfTCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdfapplication/pdf2460353http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1935/1/TCC+IGOR+DE+SOUZA+PEREIRA.pdf9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818MD51177683/19352022-05-09 19:27:26.069oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-09T22:27:26Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto |
title |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto |
spellingShingle |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto PEREIRA, Igor de Souza Est?gio Supervisionado Forma??o Docente Ensino Remoto Ensino Presencial |
title_short |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto |
title_full |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto |
title_fullStr |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto |
title_full_unstemmed |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto |
title_sort |
O est?gio supervisionado na forma??o inicial do professor de matem?tica: Desafios e contribui??es do processo de ensino presencial e remoto |
author |
PEREIRA, Igor de Souza |
author_facet |
PEREIRA, Igor de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Igor de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Est?gio Supervisionado Forma??o Docente Ensino Remoto Ensino Presencial |
topic |
Est?gio Supervisionado Forma??o Docente Ensino Remoto Ensino Presencial |
description |
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Est?gio Supervisionado na forma??o inicial do professor de Matem?tica. O referido material tem como objetivo geral analisar os desafios e as contribui??es dos Est?gios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a forma??o acad?mica dos discentes do curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras. Trata-se de uma pesquisa de campo constitu?da por 8 (oito) licenciandos que realizaram pelo menos um dos tr?s est?gios supervisionados no formato presencial e um por meio do ensino remoto emergencial. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, sendo tamb?m descritivo-explorat?rio quanto aos objetivos. Os procedimentos s?o bibliogr?ficos e documentais. A coleta de dados aconteceu atrav?s de dois instrumentos: um question?rio e uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram interpretados por meio da t?cnica de an?lise de conte?do de Bardin. Constatamos que os desafios foram em rela??o ? gest?o de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodol?gica e a transposi??o did?tica; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnol?gico e utiliza??o de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente contribuiu na articula??o de teoria e pr?tica, na experi?ncia profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa tem?tica abordada disp?e de uma dimens?o ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Est?gio Supervisionado configura-se sendo importante na forma??o docente inicial, e, consequentemente, na identifica??o profissional e na constru??o dos conhecimentos did?ticos e espec?ficos pelo discente em sua ?rea de forma??o. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-09T22:27:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-09T22:27:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1935/1/TCC+IGOR+DE+SOUZA+PEREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f74f45e8028f5400bbeb83d407f4818 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441864175616 |