ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Rogério de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nóbrega-Therrein, Sílvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565
Resumo: Este artigo apresenta a construção do Estado da Questão (EQ) que objetivou analisar as produções científicas publicizadas relacionadas à história da Educação Física com ênfase na formação e prática docente. De modo mais específico, procuramos conhecer a forma como os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciar os objetivos, as fontes metodológicas e os resultados das pesquisas definidas como achados e, apontar as possíveis lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. O mapeamento dos estudos foi realizado no portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos meses de setembro e outubro de 2018, utilizando-se como principais descritores: formação, prática docente, Educação Física e história em algumas combinações. Constatamos a riqueza de olhares dos pesquisadores nos textos analisados, que nos permitiu conhecer diversas realidades e as maneiras como foram investigadas. Apontamos como principal lacuna a falta de estudos historiográficos da Educação Física que apresente como lócus municípios interioranos do Ceará. Por fim, consideramos que as reflexões e discussões contidas neste estudo, podem auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas a partir do interesse em saber e realizar o EQ sobre seu objeto de investigação, para melhor conhecê-lo e delimitá-lo de forma mais incisiva.
id IFRN-3_ae225e63621fe688f425b58026a10966
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/8565
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃOEstado da QuestãoEducação FísicaHistóriaformaçãoprática docenteEste artigo apresenta a construção do Estado da Questão (EQ) que objetivou analisar as produções científicas publicizadas relacionadas à história da Educação Física com ênfase na formação e prática docente. De modo mais específico, procuramos conhecer a forma como os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciar os objetivos, as fontes metodológicas e os resultados das pesquisas definidas como achados e, apontar as possíveis lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. O mapeamento dos estudos foi realizado no portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos meses de setembro e outubro de 2018, utilizando-se como principais descritores: formação, prática docente, Educação Física e história em algumas combinações. Constatamos a riqueza de olhares dos pesquisadores nos textos analisados, que nos permitiu conhecer diversas realidades e as maneiras como foram investigadas. Apontamos como principal lacuna a falta de estudos historiográficos da Educação Física que apresente como lócus municípios interioranos do Ceará. Por fim, consideramos que as reflexões e discussões contidas neste estudo, podem auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas a partir do interesse em saber e realizar o EQ sobre seu objeto de investigação, para melhor conhecê-lo e delimitá-lo de forma mais incisiva.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/856510.15628/holos.2020.8565HOLOS; v. 6 (2020); 1-201807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Paulo Rogério deNóbrega-Therrein, Sílvia Maria2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8565Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
title ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
spellingShingle ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
Lima, Paulo Rogério de
Estado da Questão
Educação Física
História
formação
prática docente
title_short ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
title_full ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
title_fullStr ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
title_full_unstemmed ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
title_sort ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
author Lima, Paulo Rogério de
author_facet Lima, Paulo Rogério de
Nóbrega-Therrein, Sílvia Maria
author_role author
author2 Nóbrega-Therrein, Sílvia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Rogério de
Nóbrega-Therrein, Sílvia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da Questão
Educação Física
História
formação
prática docente
topic Estado da Questão
Educação Física
História
formação
prática docente
description Este artigo apresenta a construção do Estado da Questão (EQ) que objetivou analisar as produções científicas publicizadas relacionadas à história da Educação Física com ênfase na formação e prática docente. De modo mais específico, procuramos conhecer a forma como os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciar os objetivos, as fontes metodológicas e os resultados das pesquisas definidas como achados e, apontar as possíveis lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. O mapeamento dos estudos foi realizado no portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos meses de setembro e outubro de 2018, utilizando-se como principais descritores: formação, prática docente, Educação Física e história em algumas combinações. Constatamos a riqueza de olhares dos pesquisadores nos textos analisados, que nos permitiu conhecer diversas realidades e as maneiras como foram investigadas. Apontamos como principal lacuna a falta de estudos historiográficos da Educação Física que apresente como lócus municípios interioranos do Ceará. Por fim, consideramos que as reflexões e discussões contidas neste estudo, podem auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas a partir do interesse em saber e realizar o EQ sobre seu objeto de investigação, para melhor conhecê-lo e delimitá-lo de forma mais incisiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565
10.15628/holos.2020.8565
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.8565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2020); 1-20
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624692989952