O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia. |
id |
IFRO-1_63274654836612fa1240fb51060de4d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/190 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistasAutismoGeografiaEnsinoAprendizagemTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.Campus CacoalLicenciatura em GeografiaFreitas, Sirley LeiteSilva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da2023-03-10T19:04:02Z2023-03-10T19:04:02Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022.https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-28T08:49:53Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/190Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-28T08:49:53Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
spellingShingle |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da Autismo Geografia Ensino Aprendizagem |
title_short |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_full |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_fullStr |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_full_unstemmed |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
title_sort |
O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas |
author |
Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da |
author_facet |
Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Sirley Leite |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Geografia Ensino Aprendizagem |
topic |
Autismo Geografia Ensino Aprendizagem |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-03-10T19:04:02Z 2023-03-10T19:04:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022. https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022. |
url |
https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Licenciatura em Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Licenciatura em Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275581566550016 |