Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schöninger, Carla Luciane Klos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Iasmin Assmann Cardoso, Fradique, Jessica Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2361
Resumo: O presente artigo visa relatar práticas no ensino de Língua Inglesa desenvolvidas nos cursos técnicos e trazer discussões acerca dos conceitos semiótica e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Greimas e Courtés(2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, através de estratégias de leitura na língua nativa e na língua inglesa; em suportes e modos diferentes, permitindo a produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes, além de apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, também fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, contendo elementos multissemióticos, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.
id IFRS-3_e7cbcdeb31bcd33bb33a495abfa5572f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2361
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua InglesaMultimodalidade. Semiótica. Ensino de Língua Inglesa.O presente artigo visa relatar práticas no ensino de Língua Inglesa desenvolvidas nos cursos técnicos e trazer discussões acerca dos conceitos semiótica e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Greimas e Courtés(2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, através de estratégias de leitura na língua nativa e na língua inglesa; em suportes e modos diferentes, permitindo a produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes, além de apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, também fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, contendo elementos multissemióticos, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/236110.35819/linguatec.v2.n1.a2361LínguaTec; v. 2 n. 1 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2361/1519Copyright (c) 2017 CARLA LUCIANE KLOS SCHÖNINGER, IASMIN ASSMANN CARDOSO SILVA, JESSICA MAIA FADRIQUEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchöninger, Carla Luciane KlosSilva, Iasmin Assmann CardosoFradique, Jessica Maia2020-07-13T13:02:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2361Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:28LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
title Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
spellingShingle Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
Schöninger, Carla Luciane Klos
Multimodalidade. Semiótica. Ensino de Língua Inglesa.
title_short Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
title_full Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
title_fullStr Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
title_full_unstemmed Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
title_sort Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa
author Schöninger, Carla Luciane Klos
author_facet Schöninger, Carla Luciane Klos
Silva, Iasmin Assmann Cardoso
Fradique, Jessica Maia
author_role author
author2 Silva, Iasmin Assmann Cardoso
Fradique, Jessica Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schöninger, Carla Luciane Klos
Silva, Iasmin Assmann Cardoso
Fradique, Jessica Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade. Semiótica. Ensino de Língua Inglesa.
topic Multimodalidade. Semiótica. Ensino de Língua Inglesa.
description O presente artigo visa relatar práticas no ensino de Língua Inglesa desenvolvidas nos cursos técnicos e trazer discussões acerca dos conceitos semiótica e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Greimas e Courtés(2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, através de estratégias de leitura na língua nativa e na língua inglesa; em suportes e modos diferentes, permitindo a produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes, além de apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, também fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, contendo elementos multissemióticos, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2361
10.35819/linguatec.v2.n1.a2361
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2361
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v2.n1.a2361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2361/1519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 2 n. 1 (2017)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010233733120