Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466 |
Resumo: | O saber escolar não pode caracterizar-se apenas pelo conhecimento científico, pois ele é a construção articulada dos dados do mundo a fim de torná-los um todo coerente, compreensível às crianças, aos jovens e aos adultos. Portanto, além dos materiais relacionados ao conhecimento e metodologia específicos, é importante que o professor de Botânica dos cursos de graduação ofereça oportunidades para a contextualização crítica dos conhecimentos. Buscou-se, a partir de alguns textos, discutir as abordagens contextualizadas que o professor pode realizar, possibilitando o levantamento de problemas da prática social. Palavras-chave: ensino de botânica; didática; pedagogia históricocrítica. Abstract Schooling knowledge can not be characterized only by scientific knowledge, therefore because the schooling knowledge is the articulated construction of the data of the world in order to make them one coheren understandable to children, youths and adults. Therefore, beyond the materials related to the specific knowledge and methodology, it is important that the Botany professors offer chances for the critical contextualized knowledge. One intended, from some texts, to discuss the contextualized approaches that the professor can carry out a survey of social practice problems. Keywords: botany teaching; didactics; historical-critical pedagogy |
id |
INEP-2_ababf8c1ad604ea861ae21fd6de3b010 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1466 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática socialO saber escolar não pode caracterizar-se apenas pelo conhecimento científico, pois ele é a construção articulada dos dados do mundo a fim de torná-los um todo coerente, compreensível às crianças, aos jovens e aos adultos. Portanto, além dos materiais relacionados ao conhecimento e metodologia específicos, é importante que o professor de Botânica dos cursos de graduação ofereça oportunidades para a contextualização crítica dos conhecimentos. Buscou-se, a partir de alguns textos, discutir as abordagens contextualizadas que o professor pode realizar, possibilitando o levantamento de problemas da prática social. Palavras-chave: ensino de botânica; didática; pedagogia históricocrítica. Abstract Schooling knowledge can not be characterized only by scientific knowledge, therefore because the schooling knowledge is the articulated construction of the data of the world in order to make them one coheren understandable to children, youths and adults. Therefore, beyond the materials related to the specific knowledge and methodology, it is important that the Botany professors offer chances for the critical contextualized knowledge. One intended, from some texts, to discuss the contextualized approaches that the professor can carry out a survey of social practice problems. Keywords: botany teaching; didactics; historical-critical pedagogyINEP2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/146610.24109/2176-6681.rbep.88i219.746Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i219reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466/120510.24109/2176-6681.rbep.88i219.1205Silva, Lenirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1466Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social |
title |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social |
spellingShingle |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social Silva, Lenir |
title_short |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social |
title_full |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social |
title_fullStr |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social |
title_full_unstemmed |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social |
title_sort |
Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social |
author |
Silva, Lenir |
author_facet |
Silva, Lenir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lenir |
description |
O saber escolar não pode caracterizar-se apenas pelo conhecimento científico, pois ele é a construção articulada dos dados do mundo a fim de torná-los um todo coerente, compreensível às crianças, aos jovens e aos adultos. Portanto, além dos materiais relacionados ao conhecimento e metodologia específicos, é importante que o professor de Botânica dos cursos de graduação ofereça oportunidades para a contextualização crítica dos conhecimentos. Buscou-se, a partir de alguns textos, discutir as abordagens contextualizadas que o professor pode realizar, possibilitando o levantamento de problemas da prática social. Palavras-chave: ensino de botânica; didática; pedagogia históricocrítica. Abstract Schooling knowledge can not be characterized only by scientific knowledge, therefore because the schooling knowledge is the articulated construction of the data of the world in order to make them one coheren understandable to children, youths and adults. Therefore, beyond the materials related to the specific knowledge and methodology, it is important that the Botany professors offer chances for the critical contextualized knowledge. One intended, from some texts, to discuss the contextualized approaches that the professor can carry out a survey of social practice problems. Keywords: botany teaching; didactics; historical-critical pedagogy |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466 10.24109/2176-6681.rbep.88i219.746 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.88i219.746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466/1205 10.24109/2176-6681.rbep.88i219.1205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.88i219 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701473918976 |