Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lenir
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466
Resumo: O saber escolar não pode caracterizar-se apenas pelo conhecimento científico, pois ele é a construção articulada dos dados do mundo a fim de torná-los um todo coerente, compreensível às crianças, aos jovens e aos adultos. Portanto, além dos materiais relacionados ao conhecimento e metodologia específicos, é importante que o professor de Botânica dos cursos de graduação ofereça oportunidades para a contextualização crítica dos conhecimentos. Buscou-se, a partir de alguns textos, discutir as abordagens contextualizadas que o professor pode realizar, possibilitando o levantamento de problemas da prática social. Palavras-chave: ensino de botânica; didática; pedagogia históricocrítica. Abstract Schooling knowledge can not be characterized only by scientific knowledge, therefore because the schooling knowledge is the articulated construction of the data of the world in order to make them one coheren understandable to children, youths and adults. Therefore, beyond the materials related to the specific knowledge and methodology, it is important that the Botany professors offer chances for the critical contextualized knowledge. One intended, from some texts, to discuss the contextualized approaches that the professor can carry out a survey of social practice problems. Keywords: botany teaching; didactics; historical-critical pedagogy
id INEP-2_ababf8c1ad604ea861ae21fd6de3b010
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1466
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática socialO saber escolar não pode caracterizar-se apenas pelo conhecimento científico, pois ele é a construção articulada dos dados do mundo a fim de torná-los um todo coerente, compreensível às crianças, aos jovens e aos adultos. Portanto, além dos materiais relacionados ao conhecimento e metodologia específicos, é importante que o professor de Botânica dos cursos de graduação ofereça oportunidades para a contextualização crítica dos conhecimentos. Buscou-se, a partir de alguns textos, discutir as abordagens contextualizadas que o professor pode realizar, possibilitando o levantamento de problemas da prática social. Palavras-chave: ensino de botânica; didática; pedagogia históricocrítica. Abstract Schooling knowledge can not be characterized only by scientific knowledge, therefore because the schooling knowledge is the articulated construction of the data of the world in order to make them one coheren understandable to children, youths and adults. Therefore, beyond the materials related to the specific knowledge and methodology, it is important that the Botany professors offer chances for the critical contextualized knowledge. One intended, from some texts, to discuss the contextualized approaches that the professor can carry out a survey of social practice problems. Keywords: botany teaching; didactics; historical-critical pedagogyINEP2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/146610.24109/2176-6681.rbep.88i219.746Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i219reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466/120510.24109/2176-6681.rbep.88i219.1205Silva, Lenirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1466Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
title Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
spellingShingle Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
Silva, Lenir
title_short Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
title_full Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
title_fullStr Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
title_full_unstemmed Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
title_sort Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social
author Silva, Lenir
author_facet Silva, Lenir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lenir
description O saber escolar não pode caracterizar-se apenas pelo conhecimento científico, pois ele é a construção articulada dos dados do mundo a fim de torná-los um todo coerente, compreensível às crianças, aos jovens e aos adultos. Portanto, além dos materiais relacionados ao conhecimento e metodologia específicos, é importante que o professor de Botânica dos cursos de graduação ofereça oportunidades para a contextualização crítica dos conhecimentos. Buscou-se, a partir de alguns textos, discutir as abordagens contextualizadas que o professor pode realizar, possibilitando o levantamento de problemas da prática social. Palavras-chave: ensino de botânica; didática; pedagogia históricocrítica. Abstract Schooling knowledge can not be characterized only by scientific knowledge, therefore because the schooling knowledge is the articulated construction of the data of the world in order to make them one coheren understandable to children, youths and adults. Therefore, beyond the materials related to the specific knowledge and methodology, it is important that the Botany professors offer chances for the critical contextualized knowledge. One intended, from some texts, to discuss the contextualized approaches that the professor can carry out a survey of social practice problems. Keywords: botany teaching; didactics; historical-critical pedagogy
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466
10.24109/2176-6681.rbep.88i219.746
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i219.746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1466/1205
10.24109/2176-6681.rbep.88i219.1205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i219
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701473918976