Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Daniel de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67371
Resumo: O problema de pesquisa desse estudo fundamenta-se na seguinte questão: “Como preparar os pedagogos para aplicação da competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata de saúde física dos estudantes com a utilização da gamificação?” Assim o objetivo geral deste estudo é elaborar uma sequência didática (SD) com utilização de gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram descrever uma contextualização sobre a formação de pedagogos; descrever e explorar as competências da BNCC para promoção e manutenção da saúde física nos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental; descrever e analisar como a competência 8 da BNCC pode contribuir na formação de pedagogos; investigar sobre a inserção e a participação da tecnologia digital na escolarização; abordar e analisar pressupostos teóricos de como aplicar o método de gamificação nas aulas e elaborar e organizar uma sequência didática que proponha atividades de reconhecimento do próprio corpo que contemple estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para responder as questões propostas realizou-se em uma primeira etapa uma pesquisa bibliográfica de fontes secundárias e de fontes primárias documentais por meio da análise da BNCC. Utilizou-se autores que abordam a formação de professores e realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa, no banco de teses e dissertações da Capes. Elaborou-se uma SD com base teórica no ensino por competências e na BNCC por meio da gamificação com a utilização do jogo Just Dance, e pressupostos teóricos que priorizam a qualidade de vida por meio da saúde física. Foi possível verificar que a gamificação é uma ferramenta que pode ser inserida no contexto educacional por meio da SD com a finalidade de contribuir com a aprendizagem do estudante em relação aos cuidados da saúde física.
id Krot_65374d6b25b2b481cf5bd21b021d28c1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67371
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalBNCCPedagogosO problema de pesquisa desse estudo fundamenta-se na seguinte questão: “Como preparar os pedagogos para aplicação da competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata de saúde física dos estudantes com a utilização da gamificação?” Assim o objetivo geral deste estudo é elaborar uma sequência didática (SD) com utilização de gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram descrever uma contextualização sobre a formação de pedagogos; descrever e explorar as competências da BNCC para promoção e manutenção da saúde física nos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental; descrever e analisar como a competência 8 da BNCC pode contribuir na formação de pedagogos; investigar sobre a inserção e a participação da tecnologia digital na escolarização; abordar e analisar pressupostos teóricos de como aplicar o método de gamificação nas aulas e elaborar e organizar uma sequência didática que proponha atividades de reconhecimento do próprio corpo que contemple estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para responder as questões propostas realizou-se em uma primeira etapa uma pesquisa bibliográfica de fontes secundárias e de fontes primárias documentais por meio da análise da BNCC. Utilizou-se autores que abordam a formação de professores e realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa, no banco de teses e dissertações da Capes. Elaborou-se uma SD com base teórica no ensino por competências e na BNCC por meio da gamificação com a utilização do jogo Just Dance, e pressupostos teóricos que priorizam a qualidade de vida por meio da saúde física. Foi possível verificar que a gamificação é uma ferramenta que pode ser inserida no contexto educacional por meio da SD com a finalidade de contribuir com a aprendizagem do estudante em relação aos cuidados da saúde física.2024-03-06T12:37:49Z2024-03-06T12:37:49Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67371SILVA, Daniel de Souzaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T12:37:49Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67371Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-03-06T12:37:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-03-06T12:37:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
SILVA, Daniel de Souza
BNCC
Pedagogos
title_short Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma proposta de Sequência Didática com gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
author SILVA, Daniel de Souza
author_facet SILVA, Daniel de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Daniel de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Pedagogos
topic BNCC
Pedagogos
description O problema de pesquisa desse estudo fundamenta-se na seguinte questão: “Como preparar os pedagogos para aplicação da competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata de saúde física dos estudantes com a utilização da gamificação?” Assim o objetivo geral deste estudo é elaborar uma sequência didática (SD) com utilização de gamificação para preparação dos pedagogos na abordagem com os cuidados da saúde física de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram descrever uma contextualização sobre a formação de pedagogos; descrever e explorar as competências da BNCC para promoção e manutenção da saúde física nos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental; descrever e analisar como a competência 8 da BNCC pode contribuir na formação de pedagogos; investigar sobre a inserção e a participação da tecnologia digital na escolarização; abordar e analisar pressupostos teóricos de como aplicar o método de gamificação nas aulas e elaborar e organizar uma sequência didática que proponha atividades de reconhecimento do próprio corpo que contemple estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para responder as questões propostas realizou-se em uma primeira etapa uma pesquisa bibliográfica de fontes secundárias e de fontes primárias documentais por meio da análise da BNCC. Utilizou-se autores que abordam a formação de professores e realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa, no banco de teses e dissertações da Capes. Elaborou-se uma SD com base teórica no ensino por competências e na BNCC por meio da gamificação com a utilização do jogo Just Dance, e pressupostos teóricos que priorizam a qualidade de vida por meio da saúde física. Foi possível verificar que a gamificação é uma ferramenta que pode ser inserida no contexto educacional por meio da SD com a finalidade de contribuir com a aprendizagem do estudante em relação aos cuidados da saúde física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-06T12:37:49Z
2024-03-06T12:37:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67371
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672955988738048