As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256 |
Resumo: | Este presente trabalho consiste em analisar e compreender a partir da pesquisa bibliográfica a importância das Metodologias Ativas, identificar quais são e quais as importâncias da tecnologia de informação e comunicação principalmente no ambiente escolar, verificando o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem por meios digitais, que podem contribuir com o ensino nos anos iniciais. Com a pandemia veio a nossa realidade o uso direto dos meios digitais, principalmente dentro do ambiente escolar, podemos perceber então sua relevância em uma sala de aula e que podemos proporcionar meios favoráveis para que os alunos possam aprender ainda mais com essas estratégicas. Além das metodologias ativas desenvolverem a autonomia da criança, a problematização, tomadas de decisões, ou seja, coloca o aluno a aprender de maneira ativa, divertida e lúdica, fazendo-o gostar mais do que aprende e do modo que o ensino e aprendizagem acontece. A Base Nacional Comum Curricular cita várias vezes a tecnologia como recurso de desenvolvimento do aluno, pois traz para a escola algo que o aluno tem contato no seu dia a dia, em casa. Com isso, os professores precisaram se reinventar para prender a atenção dos alunos, nas aulas online, mas principalmente fazer algo que possa transformar o dia a dia dentro de uma sala de aula, tornando seu trabalho mais prazeroso e o ensino e aprendizagem dos alunos mais atrativo e divertido, o que consequentemente terá melhores resultados em avaliações dentro da escola e na vida dos alunos e professores. |
id |
Krot_6fd9ebce06d6333e2127fac0a1112dc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63256 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
GARCIA, Bruna da Silva Munhoz2023-09-13T13:41:37Z2023-09-13T13:41:37Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256Este presente trabalho consiste em analisar e compreender a partir da pesquisa bibliográfica a importância das Metodologias Ativas, identificar quais são e quais as importâncias da tecnologia de informação e comunicação principalmente no ambiente escolar, verificando o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem por meios digitais, que podem contribuir com o ensino nos anos iniciais. Com a pandemia veio a nossa realidade o uso direto dos meios digitais, principalmente dentro do ambiente escolar, podemos perceber então sua relevância em uma sala de aula e que podemos proporcionar meios favoráveis para que os alunos possam aprender ainda mais com essas estratégicas. Além das metodologias ativas desenvolverem a autonomia da criança, a problematização, tomadas de decisões, ou seja, coloca o aluno a aprender de maneira ativa, divertida e lúdica, fazendo-o gostar mais do que aprende e do modo que o ensino e aprendizagem acontece. A Base Nacional Comum Curricular cita várias vezes a tecnologia como recurso de desenvolvimento do aluno, pois traz para a escola algo que o aluno tem contato no seu dia a dia, em casa. Com isso, os professores precisaram se reinventar para prender a atenção dos alunos, nas aulas online, mas principalmente fazer algo que possa transformar o dia a dia dentro de uma sala de aula, tornando seu trabalho mais prazeroso e o ensino e aprendizagem dos alunos mais atrativo e divertido, o que consequentemente terá melhores resultados em avaliações dentro da escola e na vida dos alunos e professores.Metodologias AtivasTecnologias da Informação e ComunicaçãoPandemiaProcesso de ensino e aprendizagemAnos IniciaisAs metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBRUNA_GARCIA.pdfBRUNA_GARCIA.pdfapplication/pdf695187https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/1/BRUNA_GARCIA.pdf5fc2e6c2eeb99b6ae8332502e28abb58MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632562023-09-13 10:41:37.515oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63256Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T13:41:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T13:41:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar |
title |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar |
spellingShingle |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar GARCIA, Bruna da Silva Munhoz Metodologias Ativas Tecnologias da Informação e Comunicação Pandemia Processo de ensino e aprendizagem Anos Iniciais |
title_short |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar |
title_full |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar |
title_fullStr |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar |
title_sort |
As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar |
author |
GARCIA, Bruna da Silva Munhoz |
author_facet |
GARCIA, Bruna da Silva Munhoz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCIA, Bruna da Silva Munhoz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Tecnologias da Informação e Comunicação Pandemia Processo de ensino e aprendizagem Anos Iniciais |
topic |
Metodologias Ativas Tecnologias da Informação e Comunicação Pandemia Processo de ensino e aprendizagem Anos Iniciais |
description |
Este presente trabalho consiste em analisar e compreender a partir da pesquisa bibliográfica a importância das Metodologias Ativas, identificar quais são e quais as importâncias da tecnologia de informação e comunicação principalmente no ambiente escolar, verificando o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem por meios digitais, que podem contribuir com o ensino nos anos iniciais. Com a pandemia veio a nossa realidade o uso direto dos meios digitais, principalmente dentro do ambiente escolar, podemos perceber então sua relevância em uma sala de aula e que podemos proporcionar meios favoráveis para que os alunos possam aprender ainda mais com essas estratégicas. Além das metodologias ativas desenvolverem a autonomia da criança, a problematização, tomadas de decisões, ou seja, coloca o aluno a aprender de maneira ativa, divertida e lúdica, fazendo-o gostar mais do que aprende e do modo que o ensino e aprendizagem acontece. A Base Nacional Comum Curricular cita várias vezes a tecnologia como recurso de desenvolvimento do aluno, pois traz para a escola algo que o aluno tem contato no seu dia a dia, em casa. Com isso, os professores precisaram se reinventar para prender a atenção dos alunos, nas aulas online, mas principalmente fazer algo que possa transformar o dia a dia dentro de uma sala de aula, tornando seu trabalho mais prazeroso e o ensino e aprendizagem dos alunos mais atrativo e divertido, o que consequentemente terá melhores resultados em avaliações dentro da escola e na vida dos alunos e professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-13T13:41:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-13T13:41:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/1/BRUNA_GARCIA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fc2e6c2eeb99b6ae8332502e28abb58 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460320146554880 |