As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Bruna da Silva Munhoz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256
Resumo: Este presente trabalho consiste em analisar e compreender a partir da pesquisa bibliográfica a importância das Metodologias Ativas, identificar quais são e quais as importâncias da tecnologia de informação e comunicação principalmente no ambiente escolar, verificando o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem por meios digitais, que podem contribuir com o ensino nos anos iniciais. Com a pandemia veio a nossa realidade o uso direto dos meios digitais, principalmente dentro do ambiente escolar, podemos perceber então sua relevância em uma sala de aula e que podemos proporcionar meios favoráveis para que os alunos possam aprender ainda mais com essas estratégicas. Além das metodologias ativas desenvolverem a autonomia da criança, a problematização, tomadas de decisões, ou seja, coloca o aluno a aprender de maneira ativa, divertida e lúdica, fazendo-o gostar mais do que aprende e do modo que o ensino e aprendizagem acontece. A Base Nacional Comum Curricular cita várias vezes a tecnologia como recurso de desenvolvimento do aluno, pois traz para a escola algo que o aluno tem contato no seu dia a dia, em casa. Com isso, os professores precisaram se reinventar para prender a atenção dos alunos, nas aulas online, mas principalmente fazer algo que possa transformar o dia a dia dentro de uma sala de aula, tornando seu trabalho mais prazeroso e o ensino e aprendizagem dos alunos mais atrativo e divertido, o que consequentemente terá melhores resultados em avaliações dentro da escola e na vida dos alunos e professores.
id Krot_6fd9ebce06d6333e2127fac0a1112dc1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63256
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling GARCIA, Bruna da Silva Munhoz2023-09-13T13:41:37Z2023-09-13T13:41:37Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256Este presente trabalho consiste em analisar e compreender a partir da pesquisa bibliográfica a importância das Metodologias Ativas, identificar quais são e quais as importâncias da tecnologia de informação e comunicação principalmente no ambiente escolar, verificando o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem por meios digitais, que podem contribuir com o ensino nos anos iniciais. Com a pandemia veio a nossa realidade o uso direto dos meios digitais, principalmente dentro do ambiente escolar, podemos perceber então sua relevância em uma sala de aula e que podemos proporcionar meios favoráveis para que os alunos possam aprender ainda mais com essas estratégicas. Além das metodologias ativas desenvolverem a autonomia da criança, a problematização, tomadas de decisões, ou seja, coloca o aluno a aprender de maneira ativa, divertida e lúdica, fazendo-o gostar mais do que aprende e do modo que o ensino e aprendizagem acontece. A Base Nacional Comum Curricular cita várias vezes a tecnologia como recurso de desenvolvimento do aluno, pois traz para a escola algo que o aluno tem contato no seu dia a dia, em casa. Com isso, os professores precisaram se reinventar para prender a atenção dos alunos, nas aulas online, mas principalmente fazer algo que possa transformar o dia a dia dentro de uma sala de aula, tornando seu trabalho mais prazeroso e o ensino e aprendizagem dos alunos mais atrativo e divertido, o que consequentemente terá melhores resultados em avaliações dentro da escola e na vida dos alunos e professores.Metodologias AtivasTecnologias da Informação e ComunicaçãoPandemiaProcesso de ensino e aprendizagemAnos IniciaisAs metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBRUNA_GARCIA.pdfBRUNA_GARCIA.pdfapplication/pdf695187https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/1/BRUNA_GARCIA.pdf5fc2e6c2eeb99b6ae8332502e28abb58MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632562023-09-13 10:41:37.515oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63256Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T13:41:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T13:41:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
title As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
spellingShingle As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
GARCIA, Bruna da Silva Munhoz
Metodologias Ativas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pandemia
Processo de ensino e aprendizagem
Anos Iniciais
title_short As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
title_full As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
title_fullStr As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
title_full_unstemmed As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
title_sort As metodologias ativas e o ensino e aprendizagem no contexto escolar
author GARCIA, Bruna da Silva Munhoz
author_facet GARCIA, Bruna da Silva Munhoz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Bruna da Silva Munhoz
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pandemia
Processo de ensino e aprendizagem
Anos Iniciais
topic Metodologias Ativas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pandemia
Processo de ensino e aprendizagem
Anos Iniciais
description Este presente trabalho consiste em analisar e compreender a partir da pesquisa bibliográfica a importância das Metodologias Ativas, identificar quais são e quais as importâncias da tecnologia de informação e comunicação principalmente no ambiente escolar, verificando o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem por meios digitais, que podem contribuir com o ensino nos anos iniciais. Com a pandemia veio a nossa realidade o uso direto dos meios digitais, principalmente dentro do ambiente escolar, podemos perceber então sua relevância em uma sala de aula e que podemos proporcionar meios favoráveis para que os alunos possam aprender ainda mais com essas estratégicas. Além das metodologias ativas desenvolverem a autonomia da criança, a problematização, tomadas de decisões, ou seja, coloca o aluno a aprender de maneira ativa, divertida e lúdica, fazendo-o gostar mais do que aprende e do modo que o ensino e aprendizagem acontece. A Base Nacional Comum Curricular cita várias vezes a tecnologia como recurso de desenvolvimento do aluno, pois traz para a escola algo que o aluno tem contato no seu dia a dia, em casa. Com isso, os professores precisaram se reinventar para prender a atenção dos alunos, nas aulas online, mas principalmente fazer algo que possa transformar o dia a dia dentro de uma sala de aula, tornando seu trabalho mais prazeroso e o ensino e aprendizagem dos alunos mais atrativo e divertido, o que consequentemente terá melhores resultados em avaliações dentro da escola e na vida dos alunos e professores.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T13:41:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T13:41:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/1/BRUNA_GARCIA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63256/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fc2e6c2eeb99b6ae8332502e28abb58
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460320146554880